Gálatas 5:22 – Domínio próprio
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e DOMÍNIO PRÓPRIO. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23
Durante os últimos meses todos os meus posts foram direcionados para os frutos do Espírito do versículo acima. Falamos sobre amor e amabilidade, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade e mansidão. O último tema, e acredito que um dos frutos de que mais necessitamos, é o domínio próprio.
Dominar ações
O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um. Colossenses 4:6
O versículo acima é apenas um exemplo de como Deus nos instrui a controlar nossas ações com nossa mente e não deixando a nossa livre vontade. Por que tais restrições são necessárias? Para preservar a integridade emocional das pessoas com quem convivemos, para exercitar todos aqueles frutos dos quais já tratamos (bondade, amabilidade, mansidão, etc) e para demonstrar com nossas ações o amor que Deus demonstrou primeiro conosco. Essa é a chave para entender o teor de todas as nossas ações: tratamos o próximo da maneira como Deus nos trata!
Dominar sentimentos
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Tiago 3:14
Entretanto, Deus nos chama para, além de deliberar nossas ações,dominar até mesmo o que habita nosso coração. Se achamos difícil não agir de determinada maneira, imagina sentir de determinada maneira!
Quando Deus nos diz que devemos amar nossos inimigos – e não apenas tolerá-los –, quando Deus nos diz para retirarmos a inveja, a ambição, a malícia e a luxúria dos nossos corações, Ele estabelece um padrão elevado para nós, tentando tirar qualquer possibilidade do pecado nascer nas nossas vidas. Paul Washer uma vez contou de um cristão que foi até a ele e reclamou que Deus era cheio de regras, que ele se sentia preso e sufocado por elas. E Paul respondeu “Espera, você não gosta das regras de Deus? Aquelas que dizem que é errado mentir, roubar e matar? Aquelas que dizem que é errado ter inveja, caluniar o próximo e que nos ensina a amar? Essas são as regras que te sufocam?”.
Dominar pensamentos
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8
E aqui vem a “cereja do bolo”: Deus nos diz para pensar apenas naquilo que é digno de louvor. Acredito que o domínio próprio tanto nas ações, sentimentos e pensamentos não tem uma fronteira definida. Se você evita certos pensamentos, suas ações certamente serão outras. Por outro lado, se você deixa certos hábitos, certos sentimentos não saudáveis podem sair de cena, dando espaço para pensamentos, atitudes e sentimentos dignos de louvor.
Através do Espírito temos um controle maior de nós mesmos. Lembre-se de que a sua escravidão pelo pecado já foi abolida no momento que Jesus foi crucificado! Tome o controle da sua vida e deixe o Espírito lhe auxiliar no desenvolvimento dessas virtudes, deixando sua vida mais agradável aos olhos de Deus. Pois, como diz Gálatas 5:23, contra os frutos do Espírito não há lei, ou seja, não há limites, reprovações ou consequências negativas. Apenas vida flui de uma existência cheia de tais frutos!
Que os frutos do Espírito nasçam no seu coração,
Equipe Maravilhosa Graça
0 respostas: