Gálatas 5:22 – Alegria
“Mas o fruto do Espírito é amor, ALEGRIA, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23
Alegria
Sentimento de grande contentamento, que geralmente se manifesta por sinais exteriores
"alegria", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/alegria [consultado em 30-04-2014].
Semana passada o devocional foi sobre como podemos demonstrar amor através de pequenas atitudes. Enxergo a alegria e o amor de maneira muito parecida. Os dois começam com uma decisão, mas não permanecem apenas no indivíduo, se estendendo também para as pessoas próximas.
Por que o amor e a alegria são escolhas? Porque nem sempre estamos com o “humor” alegre ou com uma tendência a termos atitudes que demonstrem amor. Nós escolhemos isso – até porque a nossa natureza humana não está nada inclinada a tais atitudes.
E sobretudo a alegria é uma escolha. Problemas e decepções podem nos deixar para baixo. Essa semana mesmo, fiquei extremamente desanimada com a faculdade, porque parece que quanto mais eu estudo, menos adianta. Segunda-feira foi um dia terrível, que eu não acreditava que havia escolha para ser feliz. Mas sempre há! Talvez você esteja passando por uma dificuldade, por um tempo de luto, por um tempo de crise. Você pode pensar que não há como expressar nenhum sinal de alegria genuína, mas há.
Perceba que a definição fala de sinais exteriores, ou seja, você sabe se alguém está/é feliz através de suas ações. Mas a definição nada fala se a motivação para tal alegria está nas situações que vivemos. E eu estou aqui para dizer que NÃO! Não é só em situações confortáveis que podemos ser alegres.
“Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.” Neemias 8:10
Quando estamos alegres, nos sentimos fortes. Achamos que podemos enfrentar qualquer situação e sequer nos lembramos de quando nos sentimos infelizes no passado. Alegria é mais do que um sorriso no rosto, é um estado de espírito que modifica nosso modo de agir e de pensar. E a Bíblia é clara em dizer que nossa fonte de alegria deve ser o Senhor. Uma música que eu gosto muito e inclusive já postei aqui, fala sobre “manter os olhos acima das ondas” e “minha alma descansará em Ti”. Isso significa que devemos manter nossos olhos naquilo que é eterno, não naquilo que é terreno. Se seguirmos tal instrução, não seremos tão volúveis e teremos uma alegria constante.
“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” Colossenses 3:2
Então, concluindo, essa é a mensagem que quero deixar hoje: ser alegre é uma escolha, não a consequência do que anda acontecendo na sua vida. Escolha manter os olhos no que é eterno, que todas as tribulações pelas quais você passar parecerão pequenas. Eu, particularmente, tenho uma tendência fortíssima a me abater com as circunstâncias. Então, toda vez que fico nervosa ou chateada com alguma coisa, eu penso “Vou me lembrar disso daqui a cinco anos?”. E, faça o teste: quase nunca nos lembraremos daquilo que hoje tira nosso sono e nossa alegria.
A alegria e a força do nosso Deus,
Equipe Maravilhosa Graça
Ps: Achamos um e-book do Pastor Márcio Valadão extremamente relevante sobre esse tema. Você pode lê-lo aqui.
0 respostas: