#NamoroCristão03 - Verdades e mentiras sobre a Côrte

sexta-feira, janeiro 23, 2015 Maravilhosa Graça 9 Comments



     Graça e paz, pessoal. Dando continuidade à nossa série sobre #NamoroCristão, hoje vamos falar sobre essa palavrinha que a maioria de vocês deve conhecer: a Côrte - também chamada de Compromisso. Vamos esclarecer algumas coisas sobre essa forma de relacionamento, já que tem se tornado comum no meio do povo de Deus, e tem sido um instrumento Dele para abençoar muitas pessoas. Também vou dar minha opinião pessoal sobre o assunto, esteja à vontade para discordar ou acrescentar alguma reflexão ;)

O que é de fato a côrte?

     Esse é o nome que se deu a um tipo de relacionamento (namoro) com algumas "regras" mais radicais do que o usual: na côrte, o casal não se abstém apenas das relaxões sexuais no período do namoro, mas também de outras formas de contato físico, como o beijo. Já vi casais que fazem uma opção extremamente radical, e nem se abraçam. Outros têm uma relação um pouco mais próxima, mas nada que incite a carnalidade, e por isso eliminaram o beijo para que a amizade fosse o centro da relação. Exagero? Pode parecer, mas Jesus nunca nos chamou para sermos comuns. Em geral, essa escolha é feita por alguns casais têm realmente como foco manter Cristo no centro, e impedir qualquer brecha para o pecado (clique aqui para ler o post sobre o tempo certo da intimidade física). Essa é uma forma que alguns cristãos têm encontrado de se protegerem das tentações e ter um relacionamento de santidade.

     Alguns casais fazem côrte pelos primeiros meses do relacionamento, e estabelecem um tempo para isso. Outros fazem até o noivado. E alguns bem corajosos se mantêm nesse propósito até o dia de seu casamento, e dão o primeiro beijo só no altar. Parece loucura, não é? Mas são histórias lindas.

Algumas mentiras sobre a côrte

     Você pode estar pensando em todos os "problemas" que essa história de primeiro beijo no casamento (ou até depois de só alguns meses de oração) pode trazer. 

"Eu não posso começar a namorar sem saber se nós dois temos química" 
"Mas e se no dia do casamento eu descobrir que ele beija mal?" 
"Nossos momentos românticos nunca serão completos sem pelo menos um beijo!"


     Tenho certeza que a grande maioria das pessoas que já optaram por fazer isso tiveram esses pensamentos. Mas nunca vi uma delas sequer dizer que se decepcionou. Por quê? Simples: Deus conhece seus filhos. Se foi Ele que te fez, Ele sabe exatamente do que você gosta e precisa. E não pense que o romantismo está baseado nos abraços apertados e nos beijos de cinema... Na nossa cultura, nós fomos ensinados a pensar que, se não for como nos filmes de Hollywood, não tem graça. Mas o seu Roteirista nem se compara a esses que nós conhecemos. Ele pode te proporcionar momentos muito mais "mágicos" sem que você precise se enquadrar aos padrões deste mundo.  Hoje em dia, uma coisa dessas parece loucura porque, para as pessoas comuns, o namoro geralmente já começa no contato físico. A aparência, o toque, o desejo são muito mais importantes do que a amizade, a cumplicidade, e até o amor. Tornar-se o melhor amigo do seu futuro cônjuge deve ser a prioridade em um namoro cristão, e não conhecer a "química" entre vocês - isso vem depois.

Isso é obrigatório para um cristão?


     Definitivamente não; é uma questão de escolha. Como já falamos em outros posts, a Bíblia não deixa algumas coisas expressamente escritas, tipo "beijar antes do casamento é pecado!" E eu, particularmente, não acho que seja. Na verdade, assim como grande parte das coisas que nós fazemos, é uma questão de decisão, e não significa que Deus vai "gostar mais" se você optar por seguir esse modelo. Mas por que não perguntar para Ele o que seria melhor para você? Quem sabe você até descobre que, no seu caso, seria a melhor opção para evitar problemas...

     O que mais tem - inclusive dentro das igrejas - é gente criticando o compromisso. Você mesmo pode estar pensando (como eu já pensei): "mas isso é um exagero! Um casal que tem contato físico pode muito bem agradar a Deus e manter sua pureza até o casamento!" Concordo. E conheço muitos testemunhos maravilhosos. Mas como diz o ditado: "Cada caso é um caso". Cada pessoa tem seus limites, seu passado, suas fraquezas com o pecado, e nós sabemos que o pecado sexual é um dos maiores vilões na vida das pessoas; é o que faz muita gente cair todo dia. Como diria minha tia, "é o pecado mais velho de todos!" Por exemplo, se você começa a namorar com 15 anos e quer se casar com 25, não venha me dizer que o beijo não será um problema para garantir sua pureza. 10 anos resistindo à tentação pode ser demais para você.

     Acho que já ficou claro, mas a minha opinião é totalmente favorável à côrte - bom, pelo menos na minha vida, é algo no que eu acredito 100%. Mas você é livre para pensar e fazer como quiser, e, como eu disse, isso depende de vários outros fatores, principalmente do que o Espírito Santo te guiar a fazer. Ele nos ministra de diferentes maneiras, e pode usar a sua história para abençoar muita gente seja qual for a sua opinião. Mas lembre-se: um relacionamento puro não é sinônimo de uma vida de santidade. Tem muita gente que nem beija seu parceiro, mas não tem uma vida aos pés do Senhor, não honra seus pais, mente e etc. Santidade é vida com Deus! Tem muita gente que nunca passou pelo compromisso mas que tem um namoro santo, de adoração e intimidade com Deus.

     Espero que esse texto tenha te edificado e esclarecido algumas dúvidas. Ah, e clique aqui para assistir a um vídeo do Eu Escolhi Esperar sobre o tema. Eu achei ótimo e muito esclarecedor! Semana que vem estamos de volta com o tema de #NamoroCristão! Sobre a côrte, fica um versículo pra você refletir:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” 
Romanos 12:2

Até semana que vem!
Vitória
  • Share on Tumblr

9 respostas:

Unknown disse...


Unknown disse...


Anônimo disse...

❤👏

Unknown disse...

Côrte só pode ser feita quando nunca beijou na vida , ou pode ser feito pelo arrependimento e a vontade de ser um ser transformado ?

Oi Camila, que legal sua pergunta! Desculpe a demora em responder; voltamos à ativa neste mês de Janeiro e só agora vimos seu comentário.

A côrte é uma opção que pode ser adotada por qualquer pessoa, em qualquer fase do relacionamento, não existe uma "regra" a ser seguida. A própria pessoa, segundo o que Deus colocar em seu coração, pode escolher passar a seguir a côrte independentemente do passado que teve. Deus faz todas as coisas novas, então nunca é tarde para buscar se santificar, em qualquer área que seja. Da mesma forma que existem pessoas que já não são virgens, mas depois de conhecerem ao Senhor entendem a importância da santificação e passam a se guardar de novo para o casamento. Por mais que o passado não possa ser mudado, o arrependimento, o perdão e a mudança de atitude nos dão uma nova perspectiva de futuro!

Apenas ressaltando: não acho que o beijo em si seja um pecado. Mas querer ser transformado e santificado até mesmo nessas coisas é um lindo sinal de que o Espírito Santo está fazendo uma obra.

Graça e paz!

Bia disse...

Estando em côrte, não posso dar um beijo no rosto?

Eu estou numa relação a 3meses e meio e desde então tenho evitado até dar abraços acho meio desconfortavel e sinto uma certa timidez, somos amigos a 8 meses e ja pensamos em casar...no início nunca olhei com outros olhos mas desde que nos convertemos a cada dia gosto mas dele e pensamos muito no futuro será muita precipitação?

Unknown disse...

Uma pessoa que tem filho pode entrar na corte??

Anônimo disse...

A mais tipo e quando vc já beijava antes e tls e sua namorada dunada decide fazer esse tipo de namoro sem o seu consentimento isso é certo ?