Gálatas 5:22 – Amor e amabilidade

sexta-feira, maio 16, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments

“Mas o fruto do Espírito é AMOR, alegria, paz, paciência, AMABILIDADE, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23

Amor e amabilidade

1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa (contrário de repulsa).
2. Disposição dos afetos para querer ou fazer o bem a algo ou alguém (contrário de indiferença).
3. Grande dedicação ou cuidado (contrário de negligência)

"amor", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/amor [consultado em 30-04-2014].


Acredito que definições sempre nos auxiliam a entender outras perspectivas de algo que julgamos já conhecer bem. Este sentimento tão falado e estimado muitas vezes não é entendido em sua completude. O amor frequentemente (quando não 100% das vezes) é dito ligado ao relacionamento de um homem e uma mulher. Por isso, fiz questão de esquecer tal viés nas definições e direcionar esse post aos outros – vários – tipos de amor.

Amor, como vocês já sabem, é o grande mandamento. Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Mas se não sabemos o que é amor fora dos relacionamentos entre homem e mulher, como poderemos amar ao próximo ou mesmo a Deus?

Amor, conforme nós podemos ler acima, é sobre tratar o outro visando o seu bem, tomando cuidado para não machucar seus sentimentos e preservando a integridade emocional e física daquela pessoa. Então, amor é quando você cede o lugar no ônibus para uma mulher com crianças, pois se preocupa com o conforto dela, mesmo sem conhecê-la. Amor é tratar um amigo com respeito, tomando cuidado com suas palavras. Amor é estar disposto a escutar os problemas do outro, se importar com seus problemas e estar pronto para ajudar.

Agir com amor é manter um alto nível de exigência no seu comportamento para com o próximo. A pergunta clássica “o que eu gostaria que fizesse por mim?” é de extrema importância, porque todos nós queremos que os outros nos tratem muito melhor do que nós teríamos coragem de pedir. Deixe-me explicar melhor.

Todos nós gostaríamos de receber um abraço quando estamos tristes, mas não temos a coragem de pedir a todo mundo que preste atenção no nosso humor todos os dias para que eles percebam, sem que você fale, o dia em que você precisa de conforto. Todos nós gostaríamos que as pessoas nos deixasse passar na frente em uma fila de supermercado quando temos poucos itens, mas não pedimos porque entendemos que a outra pessoa pode simplesmente estar com tanta pressa quanto você. Mas, e se nós fossemos a pessoa que oferece conforto e deixa a outra pessoa passar na frente?

Nada nos impede a sermos os primeiros a tratar os outros com amor. Comece hoje mesmo a pensar como você pode espalhar o amor com suas ações! Como você viu, não é nada muito grande, apenas pequenos gestos já são suficientes. Ame como nosso Mestre nos amou!

Que o amor divino te constranja,
Equipe Maravilhosa Graça
  • Share on Tumblr

0 respostas: