Gálatas 5:22 – Bondade

sexta-feira, junho 13, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, BONDADE, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22

O menor ato de bondade vale mais do que a melhor das intenções.

 Bondade

Eu postei há algum tempo, a pregação de Mary Beeke sobre a virtude da bondade, e eu gosto muito da abordagem leve que ela faz sobre o tema, então colocarei no post de hoje alguns fragmentos do livro dela (“A Lei da Bondade”, e você pode conferir os primeiros capítulos aqui).

Definição


O que é bondade? O dicionário Wbster define essa palavra da seguinte forma: "o estado, qualidade, ou hábito de ser amável; ato ou tratamento amável; sentimento de amabilidade; afeição; boa vontade". São sinônimos de bondade: compaixaõ, gentileza, benevolência, cuidado, misericórdia, consideração e assistência. A maldade é definida como "falta de compaixão ou consideração pelos outros; rudeza; severidade, crueldade, rigor, etc". Analisando minuciosamente essas definições, vemos que a bondade consiste em duas partes: a primeira, em sentimentos de compaixão e motivações do nosso coração; e a segunda, que é consequência da primeira, no comportamento que se pretende ter para melhorar a situação de outras pessoas. Desta forma, a bondade inclui o que está no interior e é invisível aos outros. As Escrituras referem-se à primeira parte como sendo benignidade, e à segunda, como bondade. Jerry Bridgs explica que "benignidade é o desejo sincero pela felicidade dos outros; bondade é a ação calculada para concretizar essa felicidade".

A manifestação da bondade

A bondade se manifesta através das palavras, das ações e da linguagem não verbal. [...] Há maneiras infinitas de demonstrarmos bondade aos nossos semelhantes. Temos muitas oportunidades para isso todos os dias. Se tivermos a lei bondade no nosso coração, e se não houver outros fatores pecaminosos ou emoções obscurecendo esse princípio, então, nosso comportamento terá o aroma da bondade.

Variação nos graus de bondade


A bondade é um conceito amplo. As pessoas demonstram bondade em vários graus, desde pequenos atos, quase imperceptíveis, até uma vida toda repleta de atos de bondade. Uma pessoa verdadeiramente bondosa mostra bondade habitualmente, e ao mesmo tempo age com bondade em casos específicos. Uma pessoa realmente bondosa demonstra cuidado e interesse pelos outros, e pelas necessidades e interesses deles. Uma pessoa bondosa não age com favoritismos, mas respeita cada indivíduo com um ser criado por Deus. A pessoa bondosa não é sarcástica e não se alegra com a desgraça do outro.


A bondade está sujeita à lei de Deus, mantendo os padrões de certo e errado. Em essência, a moralidade e a bondade andam de mãos dadas. A profunda motivação da bondade brota da humildade e da gratidão a Deus pelo seu maravilhoso dom da salvação. A pessoa bondosa diz: "Deus demonstrou uma bondade sem igual ao perdoar os meus pecados; em resposta, serei bondosa para com as outras pessoas, sejam elas bondosas para comigo ou não."

Qual a importância da bondade?

A bondade é fundamental em nossas vidas. A lei da bondade deve ser escrita em nossos corações. É uma característica que não pode ser dividida em compartimentos. Dizer: "Hoje vou praticar a bondade das duas às quatro da tarde" é o tipo de coisa que não funciona. Como gotas de corante alimentício em um copo de água, assim também nossas ações deviam ser coloridas de bondade.

A bondade é importante? Todos concordaríamos que sim. Poderíamos ser mais eficientes naquilo que fazemos se assimilássemos melhor o princípio da bondade. A vida familiar flui mais tranquilamente quando expressamos bondade. A vida escolar é mais fácil com bondade. As muitas horas gastas no trabalho são mais calmas se forem permeadas de bondade. E os relacionamentos sociais florescem quando coloridos pela bondade. Esses são propósitos práticos para sermos bondoso e nos são também muito úteis. Entretanto, em um nível mais profundo, quando somos bondosos porque Deus está operando a bondade dele através de nós, servimos e damos honras a ele.

A bondade incomum do nosso Deus,
Equipe Maravilhosa Graça
  • Share on Tumblr

0 respostas: