Me quebra e faz de novo

quarta-feira, maio 27, 2015 Maravilhosa Graça 2 Comments


Ontem à noite me deparei com essa passagem:

“Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: “Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem”. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: “Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?”, pergunta o Senhor. “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel. Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado, e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado. Jeremias 18:1-8

Talvez você já tenha lido essa passagem tantas vezes quanto eu, mas nunca tenha visto a necessidade de aplicá-lo à sua própria vida. Enquanto eu lia esses versos ontem, tive a sensação de estar eu mesma entrando na sala do oleiro e vendo com meus próprios olhos o vaso se estragar em suas mãos. Foi incontestável a sensação de que Deus estava me refazendo com aquelas palavras e com todas as coisas que eu tenho vivido. Quem acompanha o blog há um tempinho sabe que eu sempre escrevo textos relacionados a momentos da minha vida pelos quais estou passando ou já passei. Mas nas duas últimas semanas tudo têm sido bem diferentes para mim. Eu não tenho escrito mais para ministrar a quem me lê; eu tenho escrito de uma maneira a me ministrar em primeiro lugar, o que transforma meus textos em um testemunho. E aqui vai mais um: eu estraguei. Pode parecer esquisito falar assim, mas a realidade é que, enquanto o oleiro me fazia, eu simplesmente fiquei mais resistente do que precisava, me tornei um barro seco; e não sei se você já viu um oleiro fazer um vaso, mas o barro precisa estar mole e susceptível a mudanças para que seja transformado.

            Nos últimos dois meses eu tenho passado por coisas que eu jamais suspeitava que pudessem acontecer comigo: voltei a beber, me envolvi com coisas do mundo e vendi meu coração para o pecado. Eu virei as costas para Deus e decretei, em voz alta, que não queria mais viver dessa maneira careta que os cristãos vivem; eu decidi me tornar comum e ser como todo mundo era. Mas verdade seja dita: ninguém pode pisar no Santo dos santos e conseguir viver em outro lugar depois disso. Uma vez que sua vida seja transformada e cheia pela presença de Jesus, é impossível retornar ao velho homem. Durante esse tempo, e ainda hoje, eu percebo que quando estou no meio de pessoas que não estão fazendo o que Deus quer, eu me sinto extremamente incomodada. É como eu disse no meu último texto, eu “Não sou feliz como eles”, eu não consigo me sentir satisfeita sabendo que estou fazendo algo que não agrada o coração de Deus, mas eu não conseguia compreender o motivo de ainda me sentir assim, já que dei de ombros para o que Deus pensava.

            Então, ontem à noite quando eu decidi pegar minha Bíblia e achar alguma passagem que me ajudasse a entender o que estava acontecendo comigo, foi quando tive essa percepção maravilhosa de que eu estraguei. Antes desse momento, eu sempre havia pensado que se Deus, o Oleiro Perfeito, fizesse um vaso, esse vaso seria perfeito como ele. Eu nunca pensei na possibilidade de que alguma criação de Deus pudesse se estragar nas mãos dele. Mas é assim que esta acontecendo comigo. Eu conheço a palavra de Deus, eu já experimentei a presença dele, mas enquanto eu era moldada por Deus, alguma coisa deu errado eu virei nada mais que barro novamente. Como eu disse mais acima, eu endureci. E quando o barro endurece, eu não sei se você já viu, mas o oleiro tem que quebrá-lo com um martelo até que vire pó, jogar água, amassar e começar o vaso do zero.

O simples fato de ver que Deus estava tentando me moldar nesse tempo de tormenta foi o suficiente para que meu coração se quebrasse e eu sentisse sede da Sua presença outra vez. Ontem, quando eu li isso, meu coração se encheu de tristeza e arrependimento por não ter sido da maneira que Deus esperava que eu fosse. Não sei se você já se sentiu dessa forma, mas eu vi que preciso ser refeita. Era como se meu coração implorasse e clamasse: “Deus, me quebra e me refaz conforme a tua vontade.” O meu espírito está pedindo por essa transformação e, pela primeira vez, eu vi que preciso mesmo aplicar esse versículo na minha vida. Não é somente algo que eu leio e penso: ok, eu sou vaso nas mãos do oleironão! Eu sou um vaso que se estragou, sou um barro que endureceu e precisa ser moldado outra vez. Existe um Deus que está pronto para me perdoar e me refazer, ainda que eu tenha falhado milhões de vezes com ele. Entender isso mudou o rumo da minha vida, mudou meu conceito sobre o que eu acredito e o que eu quero.

Eu realmente não conheço a sua história ou se você já sentiu vontade de chutar o balde e deixar tudo para trás, mas eu quero te dizer que se você está sentindo isso agora (ou até mesmo se você já abandonou sua vida cristã há muito tempo), isso é um sinal de que você está endurecendo. Não espere até ter que ser quebrada da maneira mais dolorosa, peça misericórdia ao Senhor e que ele te refaça e te molde do jeito que ele quiser. Peça que ele reforme o seu coração para se sentir feliz e satisfeita com a presença de Jesus e não deixe que o pecado tome conta do seu coração. Faça uma auto-análise e veja se você está precisando entrar na sala do oleiro e ver como ele faz o vaso. Deixe que o seu caráter seja flexível em suas mãos para que você se torne sempre melhor, sempre mais bem feito, sempre mais perfeito, conforme o querer Dele.

Que Deus te abençoe!
Graça e paz,
Bruna
  • Share on Tumblr

2 respostas:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A paz de Deus, que palavras sabias, que nao mais nos endureçamos na presença de Deus.

Segue no insta - nazevedoo