Honra e obediência

quarta-feira, fevereiro 18, 2015 Maravilhosa Graça 6 Comments


"O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: 'Filho, vá trabalhar hoje na vinha'. Este respondeu: 'Não quero!' Mas depois mudou de ideia e foi. O pai chegou ao segundo filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: 'Sim, senhor!' Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?" Mateus 21:28-31

Você é obediente? Sabe honrar um mandamento, um conselho, uma ordem de uma pessoa que tem autoridade sobre você? Entender que existem pessoas que devem ser honradas e ordens que devem ser cumpridas vale muito quando o assunto é vida cristã, vida de comunhão com a Igreja e discipulado. Sem obediência e honra um cristão não consegue andar nos caminhos da Palavra do Senhor, tampouco consegue compreender um direcionamento de Deus. Sem obediência e honra não se consegue viver segundo as leis dos homens ou as Leis de Deus. E por ser tão importante, tão fundamental na nossa caminhada espiritual, hoje eu quero falar um pouquinho sobre esse tema.

Muitas vezes nós confundimos obedecer com honrar, e a primeira coisa que quero fazer é desatar esse nó. Apesar de os dois verbos terem significados bem parecidos, eles não são a mesma coisa. Obedecer relaciona-se com o ato de respeitar a vontade de outra pessoa; submissão. Honrar tem a ver com ética, moral, consideração; vai além de obedecer, mas traz também um valor ao ato da obediência, da renúncia da vontade própria. Obedecer nem sempre envolve a honra, mas quando você honra algo ou alguém, você necessariamente obedece suas ordens.

Nós aprendemos a obedecer desde pequenos. Primeiramente porque somos submissos de todas as formas aos nossos pais, avós ou responsáveis. Está na criação de toda criança, crente ou não crente, o aprendizado da obediência. Por sermos dependentes de nossos pais, nós acatamos àquilo que nos é ordenado, talvez até por falta de opção. Na adolescência é comum vermos uma fase de rebeldia: Filhos que desobedecem, gritam com os pais, e como diria a minha mae "começam a colocar as asinhas de fora". Mas é no tempo de "transição" da adolescência para a vida adulta que nós aprendemos a honrar. Quando deixamos de ter a obrigação de obedecer é que a honra é forjada em nós.

Quando alcançamos a maioridade pensamos que somos livres, não temos mais a necessidade de acatar todas as ordens de nossos pais, avós ou seja lá quem for. Mas é aí que entra o erro de nosso pensamento. Certa vez um amigo me disse uma frase que eu não esqueci mais. "Obediência até os Dezoito é por obrigação, depois é por honra." E esse é um dos pontos a que quero chegar no tema de hoje. Quando obedecemos porque somos dependentes ou menores de idade, obedecemos porque é nossa obrigação obedecer, não é opcional, não está relacionado com nossa moral ou consideração; fazemos porque isso é imposto a nós. Agora, quando obedecemos mesmo sem ter tal obrigação, isso caracteriza a honra. Tem a ver com o respeito, a consideração que você tem por quem está te passando a ordem e até mesmo o amor que você sente por essa pessoa.

Quando um chefe ou um professor dá uma ordem ou passa alguma designação, você obedece por obrigação. Você faz porque é necessário fazer, independente da pessoa que está te mandando. Quando seu líder ou seu pastor te dá uma direção, uma tarefa ou uma ordem, você obedece porque honra essa pessoa, entendeu a diferença? Você obedece seu chefe por ele ser seu chefe, apenas isso. Mas você obedece seu líder ou seu pastor porque tem consideração por essa pessoa, com a moral dessa pessoa diante de você, pelo que ela representa na sua vida. O seu chefe é alguém que se você não obedecer, poderá ficar sem seu emprego. O seu líder é alguém que não te tira nada nem causa prejuízo se você não obedecer, mas você honra essa pessoa porque ela é importante pra você.

E é aí que entra o outro ponto que quero discutir. Deus não é um chefe em nossas vidas. Quando Deus nos dá uma ordem, um mandamento na Palavra ou uma direção do que fazer, nós não o obedecemos porque ele pode nos tirar alguma coisa. Nós o obedecemos porque honramos a autoridade que ele tem sobre nossas vidas, porque somos gratos pelo seu amor, porque o consideramos soberano, porque o amamos também. Quem ama, obedece. E quem ama a Deus também obedece aquilo que ele deixou como ensinamento e ordem para nós. Obedecer a Deus por medo de ir pro inferno é mero respeito, mas obedecer a Deus porque você sabe que ele é Rei na sua vida, o considera seu Pai e você o ama, isso é honra.

Aprender a obedecer e honrar te transforma em um Filho e um filho melhor, te transforma em um discípulo melhor, te transforma em um membro da igreja melhor. Quando entendemos que existem pessoas e ordens que devemos obedecer e honrar, ai então nós fazemos a vontade de Deus. No seguimento da parábola em Mateus, Jesus explica que tem muita gente o honrando mais, fazendo mais a sua vontade que seus próprios fieis. Isso porque muitos dos crentes tem apenas obedecido a Deus, mas tem gente por ai que tem honrado a vontade dele.

O versículo fala de dois filhos, um que disse sim ao pai, mas não fez a vontade dele; e outro que, mesmo contra a própria vontade foi e fez o que o pai mandou. E muitas vezes nós fazemos isso também, pensamos que enganamos Deus com nossa falsa obediência, falamos "sim" para o Senhor, mas não o obedecemos de verdade. E isso é algo totalmente contrário ao que falamos aqui, é desonra e desobediência. Pense sobre a pergunta final que Jesus fez aos discípulos. E agora responda pra você mesmo, qual dos dois tipos de filho você tem sido. O filho que honra ou o filho que so obedece; o que diz sim, mas não vai, ou o que renuncia a própria vontade para fazer o que o pai manda?

Peça a Deus que te dê um coração obediente e honroso, para que assim você aprenda não somente a obedecer as ordens dele, mas honrar quem o Senhor é na sua vida.

Seja abençoado!
Bruna
  • Share on Tumblr

6 respostas:

Unknown disse...

Honrar é melhor que obedecer?

“A retidão do justo não o livrará se ele voltar à desobediência... “ Ez 33:12

Conversando à alguns dias atrás com um grande amigo que também é pastor, ouvi dele uma frase que refletiu em meu coração: (“hoje entendo que honrar é melhor que obedecer”)
Essa frase soou no meu coração de uma forma estranha, e me fez refletir no que tem sido ensinado ultimamente, nas “revelações” que muitos recebem, ora num culto, ora em casa, em qualquer lugar e assim ensinam ao povo. (vejo que não é só ele que pensa assim)
Precisamos tomar muito cuidado com o que recebemos, ou achamos que recebemos, seja revelação, seja ouvindo de alguém, seja estudando a palavra de forma imprevidente, pois como está escrito, temos que vigiar o tempo todo pra que não nos desviemos da doutrina de Cristo.
Todos nós sabemos que nosso Deus é digno de toda a Honra, toda Glória, todo Louvor e adoração, Aleluias!
Mas, qual a melhor maneira de darmos a Ele tudo o que lhe é devido?

Como o assunto abordado é a possível distinção entre honra e obediência, vamos ver brevemente o que a palavra nos ensina sobre este assunto, pra que possamos ensiná-lo em conformidade com a doutrina:

-A desobediência trouxe o pecado ao mundo

Desde o princípio, quando Deus criou o mundo, Ele deu toda orientação ao homem (humanidade) pra que ele fosse feliz em sua vida, porém o pecado que fez com que Deus se afastasse do homem e também fez com que o homem se sujeitasse ao próprio pecado, isso aconteceu por um único motivo: a desobediência.
“Pois pela desobediência de um só, muitos se tornaram pecadores” (Rom 5:19)
É muito importante entender também que o homem desobedeceu à Deus sabendo que haveria uma conseqüência drástica se desobedecesse. (Gen 2:16-17)

-A desobediência traz a ira de Deus (Rom2:1-9)

É preciso entender que a desobediência é o estopim para tudo o que resulta na ira de Deus.
O povo de Israel pecava pela desobediência (Ex 32:1-6; Dt 29:25-27; Dt 30:17; Jz 2:17; Neem 9:26; etc.)
Deus fez maravilhas para o povo, mesmo assim eles continuaram pecando, desobedecendo e se sujeitando aos ídolos, à incredulidade, tentaram à Deus o tempo todo, não confiaram na salvação que Deus lhes dera, o que resultou na morte, rejeição, ira do Senhor. (No livro dos Salmos, cap 78, há um breve resumo da demonstração da desobediência do povo de Deus, e as suas conseqüências.)

-A obediência aperfeiçoa:

Nossa salvação eterna, Cristo Jesus, nos será confirmada sob a condição de obediência, isso está claro quando entendemos o propósito da cruz:
“Ele, Jesus, nos dias de sua carne, tendo oferecido com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo filho, aprendeu a OBEDIENCIA pelas coisas que sofreu, e tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:7-9) – Opa! Vimos aqui que só será alcançada a salvação através da obediência, não há outro jeito, e a obediência é exercida única e exclusivamente pela fé!

Outro fato importantíssimo que nos mostra claramente que obedecer é a maior prova de que honramos à Deus, é quando vemos os discípulos que estiveram ao lado de Jesus em todo o tempo, em conformidade com o que creram na Lei, entendendo através da Lei que haveria de vir o Messias para redimir e trazer a salvação e a graça para todos os que cressem;
Eles, ainda discípulos, mesmo não entendendo tudo o que Jesus ensinava, pela fé, em obediência, continuaram ao lado de Jesus, aprendendo e obedecendo, e colocaram em pratica esta obediência, relatada em todo livro dos Atos dos Apóstolos, onde é maravilhoso ver como a igreja verdadeira deve viver e eles a viviam e Deus era com eles, através da fé e em obediência, mesmo nos momentos mais difíceis.

continua...

Unknown disse...

Continuação...

Notem que em momento algum, a honra se encaixou sem associação à obediência;
Não há honra sem obediência, quem desobedece ao Pai imediatamente está desonrando à Ele e à Cristo.
Vemos o exemplo claro de desonra ao Senhor, pela desobediência, quando lemos o profeta Malaquias; Os sacerdotes através da desobediência desonravam à Deus, a ponto de o próprio Senhor lhes ordenar como mandamento: “Se não ouvirdes e não propuserdes no coração dar honra ao meu nome, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos” (Mal 2:2) – A desonra que Deus se referiu à eles foi que, como nos dias de hoje, muitos pastores e “líderes” têm ensinado doutrinas de satanás, fazendo através delas muitos se desviarem (Mal 2:8), não se desviarem da “igreja”, mas se desviarem de Cristo, são estes os enganadores que João se referiu em 2 João vs 9-11, eles honram à Deus com os lábios, mas o coração está distante, e o que é pior, Deus disse que “amaldiçoaria as bençãos deles”, isso quer dizer que, ao impor as mãos sobre alguém, não é bênção que estão ministrando, e sim maldição...

-O arrependimento nos afasta da ira de Deus. (Col 3:1-6)

É muito fácil dizer que sabemos que é preciso vigiar o tempo todo, que sabemos que no nosso dia a dia surgem várias situações que nos fazem refletir e tal, mas o que na verdade preocupa é que muitas situações em que achamos que está tudo bem, que estamos agindo de forma correta diante do Senhor, muitas obras que entendemos que agradam e honram à Deus são as que nos trás a sua ira, precisamos pedir sabedoria à Deus para entender e nos arrepender destas obras. (Hb 5:7-14; Hb 6:1-8)
Incorruptibilidade, honra e glória são adjetivos que temos que buscar no Senhor, obedecendo à verdade; Ao contrário, aos que andam em desobediência, já está reservada a ira, indignação, tribulação e angústia, assim como foi ao povo de Israel, será conosco, que também somos o Israel de Deus.(Rom 2:1-10)

Vendo os “apóstolos” que existem hoje, dá tristeza, principalmente quando leio os Apóstolos no livro de Atos e em toda a Bíblia, me pergunto como seria a reação deles ao ver a igreja de hoje?

Agora eu pergunto: Honrar é melhor que obedecer?
Definitivamente NÃO!
Pra honrar ao Senhor é necessário única e exclusivamente a obediência, sem ela não há honra, sem ela não somos aperfeiçoados, sem ela não amamos à Deus, sem ela não somos salvos, pois pra alcançarmos a salvação, temos que perseverar até o fim, e como faremos isso? Obedecendo, pois já disse o Senhor através de Ezequiel: “A retidão do justo não o livrará se ele voltar à desobediência... “ Ez 33:12

Obedecer é a maior prova de que honramos à Deus.

Exemplos de honra ao Senhor e seus benefícios:
Heb 5:7-9 – Jesus
Gen 22:18 Abraão
Heb 11:8 - Abraão
1 Ped 3:6 - Sara
Josué 1: 6-8 / 16-18 Josué

Obedecer é honrar:
Rom 1:1-7
1 Ped 4:15-17
Atos 5:29

Pra quem não obedecer:
2 Tes 3:14
Rom 2:8
Ef 2:2

A honrar entre o corpo:
Ex 20:12
Fil 2:29
1 Tim 5:3
Rom 12:10

Bom dia Davi.
Fico muito grata em saber a sua opinião e concordo em partes que honrar não é melhor que obedecer. Acredito que ambos são importantes na caminhada cristã e entendo também que não há honra sem obediência. Entretanto a distinção que fiz entre honra e obediência foi algo revelado a mim por Deus, durante meu estudo bíblico diário, e acredito que recebemos a mesma coisa, mas de maneiras diferentes. Em nenhum momento do texto separei obedecer de honrar, pelo contrário, no segundo parágrafo mostrei que os dois tem valores diferentes, mas os uni pois acredito que os dois não podem ser desvinculados. ("Muitas vezes nós confundimos obedecer com honrar, e a primeira coisa que quero fazer é desatar esse nó. Apesar de os dois verbos terem significados bem parecidos, eles não são a mesma coisa. Obedecer relaciona-se com o ato de respeitar a vontade de outra pessoa; submissão. Honrar tem a ver com ética, moral, consideração; vai além de obedecer, mas traz também um valor ao ato da obediência, da renúncia da vontade própria. Obedecer nem sempre envolve a honra, mas quando você honra algo ou alguém, você necessariamente obedece suas ordens.") Contudo também não acredito que a obediência por si só nos leve à honra. Você entende bem de bíblia e não é necessário que eu te cite versículos para que você se lembre que Deus é digno de toda a Honra e toda a Glória. Muitos personagens importantes da história bíblica não foram obedientes a Deus e ainda assim o honraram. Davi desobedeceu, entretanto seu coração era tão honroso que Deus levou em consideração seus atos obedientes que eram carregados de honra. Moisés murmurou (o que ja é desobediência), mas ele era honroso e sua obediência carregava isso. Entretanto os fariseus eram tão obedientes, mas não honravam o Deus deles completamente. Muitos que faziam parte de israel eram obedientes, mas a verdadeira Israel era formada por pessoas que talvez nunca tenham ouvi falar nas leis e nos mandamentos, mas mesmo assim obedecia com honra. Entende o que quero dizer? Não acredito que exista honra sem obediência, mas existe obediência sem honra e era o valor disso que tentei destacar. Pra mim nada vale ser totalmente obediente por um "status" e não honrar o que e quem está sendo obedecido.
Então é isso. Espero que meu ponto de vista tenha ficado claro.
Graça e paz, Bruna.

Anônimo disse...

Bruna, parabéns...vc é uma benção...

Unknown disse...

excelente Bruna. Deus Abençoe.

Anônimo disse...

Bruna Deus á abençoe muito.

Jeferson