Nosso papel nos planos de Deus

sexta-feira, março 10, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments



"No entanto, o meu povo e eu não podemos, de fato, te dar nada, pois tudo vem de ti, e nós somente devolvemos o que já era teu." 1Crônicas 29:14

O livro de 1Crônicas é repleto de listas. Listas dos antepassados, lista dos levitas, das cidades dadas aos levitas, dos conselheiros do rei, dos guardiões do templo, entre inúmeras outras. Por vezes, a leitura é cansativa e nos perguntamos porque Deus achou que seria importante trazer em Sua palavra algo que nos parece tão tedioso.

Particularmente, vejo certa beleza nessas listas. Não conseguimos entender muito bem quais são os planos de Deus. Às vezes conseguimos ver a mão Dele guiando as coisas, fazendo com que certas pessoas cruzem nosso caminho, mas o quadro completo nos é um mistério. 1Crônicas nos auxilia a entender melhor esse quadro.

Todos nós temos um papel no plano de Deus. É importante notar que nem todo mundo é chamado para as tarefas com grande repercussão. Nem todos serão pregadores, palestrantes, cantores ou missionários. Talvez seu papel seja no ministério infantil, levando a Palavra para os pequenos naquela salinha nos fundos da igreja. Talvez seu papel seja recepcionar as pessoas. Talvez seu papel seja aconselhar, seja escrever na internet sobre Deus, seja atuar na sua área de formação de uma maneira diferenciada.

Nenhum desses papeis são menos importantes do que aqueles com maior visibilidade.

É muito comum ouvirmos "não existe pecadinho ou pecadão", isto é, não existe um pecado maior que o outro, porque o que está em jogo não é a lei que quebramos, mas a honra de quem não respeitamos. Assim, mentindo ou matando, estamos transgredindo a ordem do mesmo Deus, logo, o peso do pecado é o mesmo.

Eu acredito que o mesmo se aplica aos nossos papeis. Não existe uma missão melhor que a outra, porque o que importa não é o que estamos fazendo ou quem está percebendo nossas ações, mas para quem estamos realizando aquilo. Nossa missão na vida é trazer glória ao nome de Deus e isso pode ser feita de infinitas maneiras. E adivinha: Ele gosta igualmente de todas elas.

Jesus disse que aquele que quisesse o seguir deveria servir. Se você está servindo com um coração sincero, é tudo isso que Deus espera de você.

Vamos finalmente, para o nosso versículo em destaque. O que ele tem a ver com tudo o que foi dito até agora?

Tudo o que somos capazes de fazer (escrever, cantar, cozinhar, ensinar, pregar, liderar) vem de Deus. Por mais que o nosso esforço em fazer coisas por Deus seja legítimo e até mesmo belo, temos que entender que a capacidade não é nossa. Ele nos deu habilidades e apenas utilizamos cada uma delas para levar glória ao Seu nome. 

No dia em que entendermos isso, o orgulho será coisa do passado. A vaidade ficará sem sentido e poderemos servir a Deus de maneira mais desprendida e despreocupada. Não estamos trabalhando pelas nossas forças, porque Ele está à frente. Podemos descansar e aproveitar a jornada.

Que a partir de agora as intermináveis listas de 1Crônicas lembre você de que todos nós temos um papel nos planos de Deus. Esse papel, em última instância, deve utilizar suas habilidades para trazer honra ao Seu nome. E isso é o mínimo que podemos fazer: devolver para Ele o nosso melhor.

Graça e paz,
Carol.

  • Share on Tumblr

0 respostas: