Do que você precisa para ser feliz?

domingo, março 12, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments



     Eu não me lembro de muita coisa das matérias de Filosofia que estudei na escola, mas me lembro que eu gostava muito. E um dia desses li em algum lugar que, desde os primórdios da humanidade, vários filósofos em algum momento se dedicaram a um tema em especial em meio aos seus pensamentos sobre a existência humana. Se fizeram uma pergunta cuja resposta varia de pessoa pra pessoa, de cultura pra cultura, e de tempos em tempos. Uma pergunta sem resposta, na verdade: o que é a felicidade?

     Mais do que isso, talvez: como alcançar a felicidade?

    Mas é curioso como filósofos cristãos como Agostinho e Tomás de Aquino não chegaram a se aprofundar nesse tema, talvez porque não fosse o objeto do estudo deles. Quando me dei conta disso comecei a pensar: por que nós, cristãos, não falamos muito de felicidade? Será que Deus não quer que a gente seja feliz?

     Meu palpite é que algumas pessoas acham que, já que o “objetivo” de Deus é que a gente alcance a vida eterna, Ele não se importa tanto com a nossa vida aqui na Terra. Somos ensinados com base na Palavra que essa vida que conhecemos é passageira, e buscar saciar nossas vontades aqui é como correr atrás do vento. Foi essa a conclusão de Salomão ao final da sua vida, como vemos em Eclesiastes.

     Não quero entrar numa discussão teológica aqui, muito menos filosófica. Mas eu, particularmente, acredito (e muito) que Deus se interessa pessoalmente pela nossa felicidade.

 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10)

     Sei que Jesus sempre falava de vida eterna. Mas ao oferecer uma vida em abundância, acredito que ela falava também desta vida aqui. Essa vida de carne e osso, que por enquanto é a única que conhecemos. Ao contrário do que a Igreja Medieval pregava, eu não acho nem um pouco que Deus quer que a gente sofra muito e se martirize aqui na Terra pra poder "merecer" a vida no céu. Cristianismo, aliás, não é sobre merecimento, mas sobre graça. É claro que o apóstolo Paulo disse que haveria sim sofrimento. Os discípulos sofreram para anunciar o nome de Jesus depois que Ele subiu aos céus. Mas creio que eles eram felizes independentemente de fartura ou necessidade, porque sua felicidade estava dentro deles, e não do lado de fora.

     Aliás, a cruz não foi só para Redenção da vida eterna, embora este seja, é claro, o maior objetivo. A Palavra também diz que na cruz Jesus levou nossas enfermidades e já não somos mais escravos do pecado nesta vida. É por isso que até hoje Ele opera curas e sinais e milagres ainda no mundo físico: Ele quer que tenhamos uma vida plena aqui também.

     O que me interessa aqui hoje não são os pensamentos dos filósofos, mas o seu. Para você, o que é felicidade? É complicado pensar nisso porque é uma concepção muito ampla. Mas de todas as coisas que passam pela sua cabeça quando você pensa nessa palavra, tente refletir mais uma vez e responder a si mesmo com sinceridade: essas coisas te fazem, de fato, feliz? Voltamos aos pensamentos de Salomão. O homem mais sábio da Bíblia passou a vida toda correndo atrás de várias fontes de felicidade, para chegar ao final e finalmente entender que era impossível encontrar essa plenitude enquanto ele não fosse preenchido em Deus.

"A minha alma ficará satisfeita como quando tem rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará." (Salmo 63:6)

     E por que isso? Parece que nossa alma tem um buraco, e não importa o quanto algo me faça feliz hoje, em poucos dias já estarei vazia de novo. O motivo é simples: a felicidade não é uma condição da alma, mas do espírito. A alma (nosso conjunto de sentimentos e pensamentos naturalmente humanos), à qual a Bíblia por vezes se refere como "coração" ou "mente", metaforicamente, passa por estados que mudam com frequência. Talvez até várias vezes em um só dia. 

     Mas a felicidade não é um estado que você alcança quando algo de bom acontece, ela está intrinsecamente ligada a quem você é, e naturalmente, àquilo que te define. Ou seja, seu espírito. Você não é seus sentimentos, muito menos o seu corpo. O que estou dizendo é que você não fica feliz, você é ou não é feliz. O que não quer dizer, é claro, que não dá pra mudar isso. O X da questão é descobrir se você sabe onde está a sua felicidade, o que a define.

     Eu sei que parece confuso. E como eu disse, não pretendo entrar numa discussão teológica; só estou dizendo minha própria interpretação da Palavra. 

     Mas quando você compreende que a felicidade está relacionada ao seu espírito, fica muito mais fácil entender por que só dá pra ser realmente feliz quando somos preenchidos por Deus. Se você ainda não conhece essa felicidade, provavelmente vai ser muito difícil entender o que estou dizendo; tudo o que eu posso fazer é te convidar para experimentá-la. Mas se você conhece ou já conheceu, sabe do que eu estou falando. Sabe do quanto é diferente a felicidade e abundância que experimentamos na presença de Deus e os momentos passageiros de alegria que a nossa alma tem com as coisas do mundo. Não dá pra explicar, é preciso provar.

     A felicidade em Deus, pra mim, é uma sensação de preenchimento. É como finalmente saber por que eu existo, e ter paz dentro de mim independentemente do que estiver acontecendo ao meu redor, porque eu sei que tenho tudo o que eu preciso: a própria pessoa de Jesus. Nele eu encontro as respostas que nada mais nessa vida pode oferecer. E por mais que não sejam respostas racionais como talvez eu queria que fossem, no meu espírito, de alguma forma, eu sei que estou segura Nele. Não sei te dizer como, mas eu simplesmente sei, e isso me faz genuinamente feliz.

     Talvez você só vá entender que Jesus é tudo o que você precisa quando Ele for tudo o que te restar. Mas eu acredito que Ele está muito interessado em te mostrar o que é ser feliz, e isso vai acontecer quando você entender que você não precisa de nada além dele. Afinal, nós não vamos levar nada dessa vida. Mas do lado de dentro, eu sei que tenho um tesouro que nada nesta vida ou na outra vai poder arrancar de mim. 

     Quando todos os meus prazeres e sofrimentos tiverem passado, quem Ele é vai permanecer. E saber disso faz com que eu saiba que eu também vou permanecer, desde que eu esteja Nele. Isso me dá paz para poder viver sem me deixar desanimar pelas angústias e preocupações que às vezes me afligem. Posso ficar desanimada, abatida, decepcionada. Mas tenho como firme fundamento a fé de que Ele é quem me faz forte e de que, no final de tudo, é Nele que eu estarei firme.

      Há uma esperança que vem pela fé, de que nada vai me tirar essa certeza de quem eu sou Nele, e nada vai me tirar esse amor que eu recebi por meio da Cruz. E, não importam quais sejam as circunstâncias, isso sim é ser feliz.
"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8:38-39)
 Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
  • Share on Tumblr

0 respostas: