Na dependência de Deus

domingo, março 05, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments

     

        Eu estava conversando com Deus um dia desses e pensando no quanto eu gostaria de ser criança de novo, talvez ser criança pra sempre. Era tão bom quando minha maior preocupação era "o que será que a mamãe colocou na minha lancheira? Não quero esperar até o recreio para saber" ou "ah não, tenho que fazer minha tarefa de matemática".  

        Semana passada um conhecido meu perdeu a carteira, e foi péssimo para ele porque todos os seus documentos estavam lá. Aí eu me lembrei que, quando tinha uns oito anos, eu perdi minha carteira da Hello Kitty. Fiquei triste, mas que diferença fazia? No máximo teria uns 5 reais lá dentro. Os poucos documentos que eu tinha até então, era minha mãe quem carregava. Eu não precisava me preocupar com absolutamente nada!

        Pensando sobre essas coisas eu comecei a refletir sobre por que uma criança não precisa se preocupar com nada. O motivo é simples: tem sempre alguém que cuida de praticamente tudo pra ela. Sejam os pais, os avós, ou mesmo um profissional de um órgão público. Tem sempre um adulto por trás, por uma razão muito óbvia: uma criança muito nova não consegue sobreviver sozinha. Nos primeiros anos de vida, se não houver alguém para alimentá-la, limpá-la e aquecê-la, essa criança não terá nenhuma perspectiva de vida. E quer você se lembre ou não, você já foi assim. Um dia alguém teve que te dar banho e segurar sua mão pra atravessar a rua. Mas quando foi que isso mudou?

        Provavelmente você está pensando "bom, quando me tornei grande o bastante pra atravessar a rua sozinho e soltei a mão da minha mãe".

        Não sou nenhuma psicóloga ou pedagoga pra analisar seu desenvolvimento ou a educação que você teve na infância, mas queria te dizer que, na nossa fé, nós também começamos como crianças. Mas em algum momento, a maioria de nós acha que já está grande o bastante pra fazer as coisas sozinho, e nós acabamos soltando a mão do Pai. Você já sabe ler a Bíblia sozinho, ir à igreja, e já sabe exatamente como agir pra ser "um bom cristão". Mas onde entra Cristo nessa história?

        Tem uma música bem antiga que eu costumava ouvir, que diz assim:

"Quero ser como criança, te amar pelo que és. Voltar à inocência, e acreditar em Ti. Mas às vezes sou levado pela vontade de crescer, torno-me independente, e deixo de simplesmente crer." (Abraça-me, David Quilan).

        A vontade de Deus é que voltemos a depender dele, como crianças. Isso fica bem claro quando Deus diz a Paulo: "a minha graça te basta (...)" (I Coríntios 12:9). No contexto, Deus estava dizendo a Paulo que nos momentos de fraqueza, Ele é o suficiente. Mas se pararmos para refletir, Ele é o suficiente em todos os momentos.

        É como se Ele estivesse dizendo: "pare de se preocupar tanto, e de querer fazer tudo sozinho. Você não precisa de todas essas estratégias e planos mirabolantes, você não precisa bancar o adulto o tempo todo e querer salvar o mundo e salvar a si mesmo. Você só precisa de mim. A minha graça é o suficiente.".


        Isso tem muito a ver com algo que eu disse há um tempo em um devocional sobre entregar o controle da sua vida a Deus (clique aqui para ler). E é interessante como, ao perceber como as pessoas dão atenção demais aos problemas da vida, e as preocupações comuns do dia-a-dia de qualquer adulto, Jesus diz:

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? (...) Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.". Mateus 6:25-33
        Sei que pode soar muito difícil; afinal, somos quase programados para nos preocupar. Mas que tal tentarmos entregar todos os nossos planos e preocupações a Ele, e simplesmente descansar? Como uma criança mesmo. Meu recado para você hoje é: não se preocupe. Quando algo foge das suas mãos, seu Pai está cuidando de tudo.

Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
  • Share on Tumblr

0 respostas: