Nossa missão e ondas de fé

sexta-feira, março 17, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments

No primeiro mês do primeiro ano de seu reinado, ele [Ezequias] reabriu as portas do templo do Senhor e as consertou. Convocou os sacerdotes e os levitas, reuniu-os na praça que fica no lado leste e disse: "Escutem-me, levitas! Consagrem-se agora e consagrem o templo do Senhor, o Deus dos seus antepassados. Retirem tudo o que é impuro do santuário. Nossos pais foram infiéis; fizeram o que o Senhor, o nosso Deus, reprova e o abandonaram. Desviaram o rosto do local da habitação do Senhor e deram-lhe as costas. Também fecharam as portas do pórtico e apagaram as lâmpadas. Não queimaram incenso nem apresentaram holocausto no santuário para o Deus de Israel. Por isso, a ira do Senhor caiu sobre Judá e sobre Jerusalém; e ele fez deles objeto de espanto, horror e zombaria, conforme vocês podem ver com os seus próprios olhos. Por isso os nossos pais caíram à espada e os nossos filhos, as nossas filhas e as nossas mulheres foram levadas como prisioneiras. Pretendo, pois, agora fazer uma aliança com o Senhor, o Deus de Israel, para que o fogo da sua ira se afaste de nós. Meus filhos, não sejam negligentes agora, pois o Senhor os escolheu para estarem diante dele e o servirem, para ministrarem perante ele e queimarem incenso". 2 Crônicas 29:3-11

O livro de 2Crônicas conta sobre o reinado de Salomão e de todos os reis subsequentes até o momento em que Deus entrega os judeus nas mãos do rei da Babilônia. Ezequias foi um dos poucos reis que se comportaram de maneira condizente aos mandamentos de Deus e fez uma verdadeira revolução na sua época, como podemos ler no versículo em destaque.

Porém, como vocês já devem ter percebido, nós acreditamos firmemente que o que está na Bíblia, de alguma forma, tem algo a nos ensinar. Ainda que reconheçamos a importância histórica do que está escrito, acreditamos ainda mais que Deus quer nos mostrar algo em cada versículo.

Durante minha leitura deste livro, fiquei me perguntando o por quê de Israel ser tão suscetível ao pecado da idolatria. Era sempre a mesma coisa: um rei como Ezequias trazia o povo para perto de Deus e então o próximo levava o povo a adorar outros deuses, construir altares e desrespeitar as regras do Senhor. Por que Israel vive esse ciclo interminável?

Ao pensar isso, lembrei dos meus próprios pecados. Eu me aproximo de Deus, arrependida, e logo depois cometo os mesmos pecados, de novo e de novo. Se eu sou como Israel, a resposta seria a mesma?

Eu creio que sim.

Israel foi o povo escolhido por Deus para ser o povo separado. Eles tinham como missão ser diferentes do resto do mundo e carregar a lei, viver a lei. Se essa era a missão desse povo, é muito óbvio qual seria o ataque de Satanás: tirá-los desse caminho.

Se a identidade de Israel estava diretamente ligada a ser diferente dos outros povos, a ser a nação que louva e adora o Deus verdadeiro, Satanás faz com que Israel se comporte como as outras nações, trazendo para sua terra os deuses daqueles outros povos. Ele atinge justamente o que Deus tem para o povo, porque o que ele quer é destruir os planos que Deus tem.

Nas nossas vidas não é muito diferente. Se você pensar em qual é a sua principal missão aqui na terra, vai perceber que suas maiores lutas são em áreas relacionadas ao seu chamado. O que Satanás quer é atrapalhar os planos de Deus, logo, ele tenta transformar em fraquezas as principais habilidades que Deus lhe concedeu.

Entretanto, não estamos sem solução ou amparo. Faça exatamente como Ezequias fez:

1. Abra as portas do templo: restabeleça sua relação com Deus. Faça uma oração sincera, tenha uma conversa aberta. Confesse seus pecados, suas fraquezas e reconheça que é o Senhor quem lhe mantém. Retorne aos braços do Pai com sinceridade e humildade.

2. Purifique-se: não existe nenhuma situação difícil demais em que não temos ideia de onde estamos errando. O pecado, na maioria das vezes, é óbvio - assim como a solução do problema. Afaste-se do que te leva a pecar: pessoas, situações, hábitos. Dedique seu tempo à leitura da Bíblia, ocupe seu tempo com coisas que te fazem pensar em Deus e em seus assuntos, jejue mais. Quanto mais nos enchemos com coisas de Deus, menos temos vontade - e tempo - de pecarmos.

3. Sirva: cumpra sua missão. Abrace sua identidade e vá para o mundo fazer o que Deus lhe chamou para fazer. 

Não podemos deixar com que Satanás atrapalhe os planos de Deus para as nossas vidas. Através de Jesus nós temos o poder de vencer o pecado e viver em plenitude.

Graça e paz,
Carol.
  • Share on Tumblr

0 respostas: