Dos pecadores, sou o pior

sexta-feira, março 24, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments

Esdras era um homem que conhecia a Lei, que ensinava sobre Deus aos seus irmãos e que tinha uma relação íntima com o Senhor. Ao tomar parte da missão de construir um novo templo, ele descobre que diversos homens de Israel casaram-se com mulheres estrangeiras, algo que era considerado pecado.

Esdras então clama a Deus: 

E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus; porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus. Desde os dias de nossos pais até ao dia de hoje estamos em grande culpa, e por causa das nossas iniquidades somos entregues, nós e nossos reis e os nossos sacerdotes, na mão dos reis das terras, à espada, ao cativeiro, e ao roubo, e à confusão do rosto, como hoje se vê. E agora, por um pequeno momento, se manifestou a graça da parte do Senhor, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem, e para dar-nos uma estaca no seu santo lugar; para nos iluminar os olhos, ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão. Porque somos servos; porém na nossa servidão não nos desamparou o nosso Deus; antes estendeu sobre nós a sua benignidade perante os reis da Pérsia, para que nos desse vida, para levantarmos a casa do nosso Deus, e para restaurarmos as suas assolações; e para que nos desse uma parede de proteção em Judá e em Jerusalém. Agora, pois, ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois deixamos os teus mandamentos, os quais mandaste pelo ministério de teus servos, os profetas, dizendo: A terra em que entrais para a possuir, terra imunda é pelas imundícias dos povos das terras, pelas suas abominações com que, na sua corrupção a encheram, de uma extremidade à outra. Agora, pois, vossas filhas não dareis a seus filhos, e suas filhas não tomareis para vossos filhos, e nunca procurareis a sua paz e o seu bem; para que sejais fortes, e comais o bem da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos para sempre. E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras, e da nossa grande culpa, porquanto tu, ó nosso Deus, impediste que fôssemos destruídos, por causa da nossa iniquidade, e ainda nos deste um remanescente como este; tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos e a aparentar-nos com os povos destas abominações? Não te indignarias tu assim contra nós até de todo nos consumir, até que não ficasse remanescente nem quem escapasse? Ah! Senhor Deus de Israel, justo és, pois ficamos qual um remanescente que escapou, como hoje se vê; eis que estamos diante de ti, na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua presença, por causa disto. (Esdras 9:6-15)

Esdras, por mais correto que pudesse ser, se colocou entre os pecadores. Perceba que ele identifica o povo todo como pecador e merecedor de castigo. Ao ler isso, tive a certeza que, se fosse alguém mais desavisado, pediria a Deus que destruísse aqueles que pecaram e poupasse a vida daqueles que estavam retos perante Deus.

Talvez fosse isso que eu e você faríamos no lugar de Esdras.

No entanto, ao invés de separar o povo entre "quem se casou com estrangeira" e "quem não se casou com estrangeira", Esdras clamou pelo povo inteiro. Ele sabia que o povo tinha pecado muito além disso. Ele sabia que Deus não quer fazer diferença entre ninguém, mas deseja que todos sejam salvos.

Atualmente nós apontamos o irmão que tem um pecado revelado em público como se nós fossemos limpos de qualquer pecado. Nós criticamos como se fossemos isentos de qualquer culpa. Nós pedimos pena de morte como se nós também não merecêssemos pagar pelas coisas erradas que fazemos reiteradamente. 

Oro para que nós sejamos menos mesquinhos e nos concentremos mais nas nossas vidas, nas nossas falhas, nos nossos pecados. Ao orar pelo seu irmão, perceba que não é só ele que precisa de perdão; todos nós precisamos.

Como Esdras, fique triste pelo pecado que há no mundo, e não feliz pela própria santidade. Fique inconformado com o caminho que o mundo tem tomado, e não conformado com a ida de todo mundo (menos você) para o inferno. Ame ao invés de julgar. Acolha ao invés de apontar. Mantenha em mente que, dentre os pecadores, você é o pior.

A partir daí suas orações serão mais parecidas com a de Esdras - e, quem sabe, seu coração também fique mais parecido com o dele.

Graça e paz,
Carol.
  • Share on Tumblr

0 respostas: