Não temas

sexta-feira, março 03, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments



E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. (2 Reis 6:15-17)

"Não temas" é uma ordem recorrente de Deus, presente tanto no novo quanto no velho testamento. Deus levantou pessoas para missões grandiosas: construir uma arca, guiar um povo no deserto, construir um templo, conquistar uma terra, pregar o evangelho para todos os povos. E, para todas essas pessoas, Ele disse: não temas.

Eu temo praticamente o tempo inteiro. Tenho medo de ser assaltada, de chegar atrasada, de ser criticada no meu trabalho, de ir mal naquela prova na faculdade, de não ser considerada inteligente o suficiente, bonita o suficiente, digna o suficiente. Olho para o futuro e, normalmente, só imagino cenários em que as coisas dão errado. E Deus diz para mim: não temas.

Quando Jesus estava no Getsêmani, ele temeu. E ele orou para que Deus afastasse aquele sofrimento dele, se possível. A Bíblia não diz o que Deus respondeu para Jesus, mas, se eu fosse dar um palpite, seria algo como: não temas.

E por que nós tememos? Esse é um comando que estamos cansados de ouvir. Sabemos que temos de lançar nossas ansiedades sobre Ele assim como sabemos que Ele é nosso pastor e nada nos faltará. Se sabemos conscientemente disso, por que tememos?

A resposta é simples: porque duvidamos.

Duvidamos que aquele milagre realmente pode acontecer. Duvidamos que todas as coisas cooperam para o nosso bem - inclusive as coisas das quais nós temos medo. Duvidamos que Deus está na nossa frente, cuidando de cada detalhe.

Nós não temos fé.

Não temos fé porque enchemos nossas cabeças com opiniões de humanos quando poderíamos buscar a opinião de Deus. Não temos fé porque lemos devocionais no Facebook e não pegamos a Bíblia. Não temos fé porque somos orgulhosos e gostamos de ter a sensação de que controlamos a nossa vida e a nossa existência.

Quando nós entendermos que a nossa vida tem um propósito, que nossa existência é apenas parte de um quadro planejado por Deus, seremos mais corajosos. Porque nossa vida não se trata sobre nossas vontades, nosso ego, nossos desejos. Deus nos colocou na terra com um propósito e a nossa missão é executá-lo da melhor forma possível. Quando entendermos que a nossa trajetória é apenas uma maneira de trazer glória ao nome de Deus, ficaremos mais tranquilos. Sabe por que? Porque se nossas vidas pertencem a Ele, Ele nos ajudará a enfrentar todas as dificuldades.

No versículo em destaque, o servo de Eliseu ficou desesperado diante da situação de perigo. E quem não ficaria? Eliseu, por outro lado, sabia que não havia o que temer porque tinha outra visão da realidade. Uma visão baseada em Deus e no que Ele havia prometido.

Estamos iniciando o terceiro mês de 2017. Provavelmente você já temeu muitas coisas desde o início do ano. Provavelmente todas elas se resolveram. Porém, é certo que outros medos virão. Quando eles baterem à sua porta, tente assumir a postura de Eliseu e ore para que Deus lhe mostre qual é o verdadeiro cenário.

Acredite: não há o que temer.

Graça e paz,
Carol.
  • Share on Tumblr

0 respostas: