Graça, santidade e salvação

sexta-feira, fevereiro 24, 2017 Maravilhosa Graça 1 Comments




"Se meu próprio filho está tentando me matar, por que eu ficaria admirado se este membro da tribo de Benjamim quisesse fazer o mesmo?" 2Samuel 16:11

No livro de 2Samuel nós conhecemos a vida de Davi. Com a morte de Saul ele passa pelo processo de se tornar rei - visto que ainda haviam pessoas que lutavam para a família de Saul permanecer no poder - até que podemos conhecer um pouco mais de seu lado falho e humano.

Como todos sabem, Davi é conhecido por ser o "homem segundo o coração de Deus". No entanto, em 2Samuel, lemos sobre a história de Bate-Seba, que trouxe várias consequências para a história de Davi. 

Ao invés de ir para a guerra, conforme era o costume, Davi ficou no palácio. E, em uma tarde, passeando, avistou um mulher. Ele mandou trazê-la, teve relações com ela e, algum tempo depois, ela mandou avisá-lo que estava grávida. Davi manda trazer o seu marido de volta da guerra (pois é, Bate-Seba era casada) para que Urias achasse que o filho era dele. No entanto, como sinal de lealdade aos companheiros que ainda estavam no campo de batalha, Urias sequer vai para casa. Davi, então, manda Urias para a frente de batalha. Urias morre e Davi torna Bate-Seba sua mulher.

Bem, uma atitude dessas não parece ser de um homem segundo o coração de Deus. E é por isso que hoje eu quero falar sobre graça, santidade e fé.

Nós sabemos que nenhum ser humano é perfeito. Somos todos falhos, somos todos pecadores. De certa forma, somos todos como Davi, pois fazemos umas burradas que nem a que ele fez. E Deus nos ama. Mesmo assim, ainda assim. Seu Filho se fez carne e veio para terra padecer pelos nossos pecados. Ao ser crucificado, Jesus carregou em si todos os pecados da humanidade (todos mesmo, inclusive esse pecado de Davi!). E é através do sacrifício de Jesus é que somos salvos.

Salvação é um presente. Jesus fez todo o trabalho e nós não podemos salvar a nós mesmos. Isso significa que nenhuma ação nossa é capaz de comprar a salvação. Não há escambo, não há compensação. Somos salvos de maneira imerecida porque o amor de Deus é altruísta a esse ponto.

No entanto, Davi (e eu e você) não sai impune dessa história. Deus manda o profeta Natã dar aquele puxão de orelha no rei. Afinal de contas, ele tinha tudo e tirou de um homem honesto a única coisa que ele tinha. Deus determina que o filho de Bate-Seba e Davi morreria, bem como um homem da sua própria casa o envergonharia. Mais a frente descobrimos que esse homem é o seu próprio filho, Absalão, que persegue o pai com a intenção de usurpar o trono, até que é morto em uma batalha.

Com essa história, podemos perceber que ações importam. Deus não compactua com o pecado. Mas então qual é a relação entre salvação e ações? Graça e santidade?

Alcançamos a salvação pela fé. E a fé também é consequência da graça. Nós não temos fé espontaneamente, assim como não temos boas ações espontaneamente. A carne nunca se converte, portanto a tensão entre o que eu quero fazer e o que eu devo fazer é constante. 

Deus nos auxilia a ter fé, assim seremos salvos, assim como nos auxilia a desenvolver frutos do Seu Espírito. Ora, se Deus nos auxilia a dar frutos, poderíamos pensar que a ausência de frutos é culpa de Deus. Porém, não é bem assim. 

A santidade, antes de tudo, é uma escolha. Ao meu ver, a conversão é um processo. Um processo em que você compreende a realidade espiritual, conhece Jesus e decide o que vai fazer a respeito daquilo que descobriu. Para alguns a conversão é rápida, para outros a conversão é devagar. O ápice da conversão, ao meu ver, é quando você percebe que, mesmo querendo fazer o que sua carne clama, você ama tanto a Deus que você quer agradá-lo com sua vida. E, a partir de então, Ele te auxiliará toda vez que você o buscar, dando forças e perseverança para alcançar o alvo: Jesus.

Muita gente fala aquela passagem "sem santidade ninguém verá a Deus" para cancelar a graça e colocar nos nossos ombros o fardo de ter que ser perfeito para alcançar a salvação. Davi é a prova de que a relação com Deus é mais real do que "faça" e "não faça". Sem santidade, ninguém conhece verdadeiramente Deus, porque santidade é a consequência de você querer caminhar mais próximo de Deus. Eu interpreto esse "verá" como aquele enxergar sem escamas. Ninguém é capaz de entender um pouco mais de Deus como Ele é se não tentar viver como Ele diz que se deve viver. Santidade não pode ser um fardo que nós colocamos em nossas vidas para ganhar algo em troca, mas deve ser uma escolha livre e alegre, pois é através dela que temos a oportunidade de conhecer mais o nosso Pai.

Davi era o homem segundo o coração de Deus porque, por mais que caísse, ele se levantava quando Deus estendia a mão. Ele aceitava a disciplina e se prostrava. Ele adorava a Deus e o louvava com todo o seu ser. Ele era imperfeito, como nós somos, mas tenho certeza que ele passou a sua vida inteira tentando ser cada vez mais parecido com o Pai. E Ele, ao ver esse esforço, disse que aquele simples pastor de ovelhas que matou um gigante com uma pedra era do jeito que o Seu coração queria que nós fossemos.

Gostaria que você, no devocional de hoje, pensasse mais em como tem levado a questão da santidade e da graça em sua vida. É muito comum que, depois de certo tempo, nós tenhamos uma tendência a nos apegarmos em dogmas e regras. O quanto a santidade te faz sentir mais livre? Mais próximo de Deus? Se santidade significa proibição, prisão e te faz ressentir de Deus, busque uma nova compreensão. E não se sinta pressionado ou julgado: conversão é um processo. No fim, estamos todos ainda descobrindo o que fazer com essa graça maravilhosa que nos foi dada através de Cristo.

Graça e paz
Carol.
  • Share on Tumblr

1 respostas:

Unknown disse...

Tremenda essa palavra !!!