Precisamos falar sobre gratidão

domingo, fevereiro 05, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments


        Um dia desses eu falei aqui no blog sobre "ter uma vida mais leve". Refletindo sobre isso, fiquei pensando sobre como ser leve tem a ver com ser grato, e achei que isso daria assunto pra um outro texto. Então, como prometido, estou aqui pra falar desse assunto tão importante. Precisamos falar sobre gratidão.

        Se tem uma coisa frustrante é fazer algo para alguém e não ter nenhum mínimo reconhecimento por isso. É claro que não devemos fazer as coisas buscando reconhecimento, porque o bem deve ser feito de graça. Mas cá entre nós, seria bom receber pelo menos um "obrigado" de vez em quando, né? Se você se identifica com essa realidade e a falta de gratidão das pessoas te machuca, recomendo que você leia o post "quando meu trabalho não é reconhecido" (clique aqui). 

        Mas hoje o nosso foco é o outro lado da moeda: quantas vezes você foi uma pessoa ingrata?

       Sempre achei curioso o fato de que Jesus, antes de qualquer refeição, dava graças ao Pai. Se você fizer uma leitura cuidadosa dos Evangelhos, vai ver que ele agradecia o tempo todo, em meio a coisas cotidianas que nós todos estamos acostumados a ter e a fazer, sem quase nunca parar pra pensar "puxa, Deus me deu isso" ou mesmo "alguém trabalhou muito pra que eu pudesse fazer isso aqui hoje". E veja só que engraçado, a Bíblia nos ensina a dar graças em tudo. Até mesmo nas coisas ruins, porque isso significa confiar que a vontade de Deus é melhor do que a nossa.

"Regozijai-vos sempre.
Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." I Tessalonicenses 5:16-18
        Quando somos ingratos, refletimos um caráter totalmente oposto ao caráter de Jesus. Afinal, a ingratidão está intimamente ligada à arrogância. É aquela típica imagem da pessoa que pensa que não precisa de ninguém, e raramente reconhece quando recebe uma ajuda, porque o orgulho a impede de ver que aquilo foi uma dádiva. Seja de Deus ou de outra pessoa.

           Aliás, quem isso te lembra? Arrogância, orgulho, ingratidão... Não reconhecer a bênção que lhe foi dada e querer sempre mais, sempre ser maior...

          A passagem de Ezequiel capítulo 28 é atribuída pelos teólogos à criação e queda de Satanás. Ele foi criado como um anjo, um querubim responsável pela adoração. Mas não reconheceu a dádiva de Deus e rebelou-se contra Ele, porque queria ser maior. Foi quando Lúcifer pensou "quer saber, eu não preciso disso aqui, sou muito melhor do que Deus. ". E o resto da história a gente já conhece. A Palavra diz que seu coração se encheu de violência e orgulho, e ele foi expulso do céu.

"Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você. (...) Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor. Por isso eu o atirei à terra; fiz de você um espetáculo para os reis." Ezequiel 28:15-17
          Toda essa questão a respeito do orgulho permite uma reflexão muito rica sobre o quanto é perigoso alimentar nosso ego. Mas voltando ao nosso ponto central, percebe o quanto a gratidão pode nos aproximar ou nos afastar de Deus e de quem Ele é? E me refiro até mesmo às pequenas coisas.

          Eu sou uma pessoa meio "abobada" com tecnologia. Talvez seja porque eu não entendo nada da geração Y; não sei fazer quase nada que envolva máquinas e celular e internet (é, acho que nasci na década errada), então tudo que seja minimamente tecnológico às vezes me deixa perplexa. E aí, lembro de um dia em que eu estava escutando música com fones de ouvido, e do nada comecei a falar: "cara, é muita tecnologia, já pensou?! Do outro lado do mundo uma pessoa cantou num microfone, aquilo foi mixado, gravado em uns aparelhos, e hoje está passando em um fio e chegando até os meus ouvidos!". Quando terminei de compartilhar minha epifania, meu irmão estava me olhando como se eu fosse um ET. E aí ele disse: "É normal, ué. São só fones de ouvido. Você é doida."

          Estou contando essa história porque, na verdade, ele tinha razão. É normal. Ninguém para pra ficar se admirando com o fato de que a tecnologia nos proporciona coisas incríveis. Ninguém para pra pensar em coisas que são normais do dia a dia como dádivas. Ninguém para pra olhar o sol, que está lá todos os dias, e pensa "caramba, nós temos a luz do sol! Ela ilumina, aquece, e faz bem!". Convenhamos, uma pessoa que fizesse isso seria no mínimo uma criatura chata. Meio Poliana demais, daqueles excessivamente felizes o tempo todo. Mas será que é tão difícil assim ser grato pelas pequenas coisas?

        Não estou dizendo que você precisa sair de casa todos os dias dando gargalhadas e gritando "bom dia, mundo!". Mas por que não exercitar, em seu coração, a gratidão pelas pequenas coisas? Pela vida, pela sua saúde, pelas pessoas ao seu redor. Porque, por mais clichê que isso seja, é a pura verdade: alguém lá fora daria tudo pra ter algo que você tem, e nem agradece.

          Alguém em algum lugar está orando, pedindo a Deus por coisas que você tem, e você nem consegue se sentir grato. E não estou falando só da sua casa confortável, do seu carro ou da sua oportunidade de fazer uma faculdade. Estou falando de tudo. Até da sua liberdade de ser cristão, que não existe em tantos países. Da família de que você tanto reclama, enquanto tem gente completamente sozinha - no sentido literal da palavra. Não gente que tem "uma mãe chata que não entende", mas gente que nem tem mãe. Entende aonde quero chegar?

          À medida que nos tornamos mais gratos, aquilo que nós temos e somos deixa de ser pequeno aos nossos olhos, e passa a ser suficiente

        Não vim aqui hoje te dar uma lição de moral e dizer pra comer todo o seu almoço porque existem pessoas que passam fome. Ok, talvez um pouquinho. Mas a gratidão é algo que, se posto em prática, faz bem primeiro pra nós mesmos. É algo de dentro pra fora, que vai nos transformando em pessoas melhores. E mais parecidas com Cristo. 

          Comece hoje a tentar ver o lado bom das situações na sua vida. Em vez de orar pelo alimento só quando estiver com a galera da igreja, seja grato em seu coração por cada momento em que for se alimentar. Afinal de contas, ser grato (a Deus e às pessoas) também é uma forma de servi-Lo.

Na graça e na paz do Senhor Jesus,

Vitória.
  • Share on Tumblr

0 respostas: