Identidade e promessas

sexta-feira, fevereiro 03, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments



"E o Senhor disse a Josué: hoje eu tirei de vocês a vergonha de terem sido escravos no Egito" Josué 5:9
No mês de Janeiro lemos os livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Desde o início da Terra até uma compilação de discursos de Moisés, o povo israelita enfrentou de tudo um pouco. Deus fez uma aliança com Abraão em que lhe prometeu inúmeros descendentes. Entretanto, sua esposa Sara era infértil, e a promessa parecia distante. Mas Isaque nasceu. E gerou Jacó, que gerou José. Após ser vendido como escravo pelos irmãos e de ser preso por uma acusação injusta, tornou-se governador do Egito e salvou todo o país (e toda a família) da fome que assolou a região.

Entretanto, os anos passaram e o rei do Egito não sabia nada sobre José. O povo judeu tornou-se escravo e, durante 400 anos, foram cativos. Deus levantou Moisés para libertar o povo. Foram necessárias 10 pragas para o faraó aceitar a saída do povo hebreu, e, mais tarde, a abertura do Mar Vermelho. O povo andou por 40 anos no deserto, até que Moisés morre e o líder passa a ser Josué.

A Terra Prometida nunca esteve tão próxima, a promessa feita a Abraão nunca fora tão real. Milhares de pessoas, todas descendentes de Abraão e Sara, frente à terra que o Senhor dissera que eles viveriam. Só havia um problema: a identidade daquele povo.

Eles não se viam como destinatários daquela promessa. Eles não conheciam nada além do deserto, e nunca ouviram nada além de relatos da escravidão. Se as coisas que aconteceram com nossos avós já parecem distantes, imagina como o povo estava distante da promessa feita por Abraão. Tal identidade não era compatível com o título de herdeiros da promessa.

E, por vezes, isso também acontece nas nossas vidas. As promessas que Jesus nos fez, separadas por mais de dois mil anos, parecem não ser direcionadas a nós. O título de herdeiros do Reino e filhos de Deus não combinam com nossa autoimagem. Ainda nos enxergamos como pecadores imundos, indignos, distantes de Deus e merecedores do inferno. E, veja bem, nada disso é mentira. Assim como os israelitas efetivamente foram escravos no Egito, nós fomos escravos do pecado. Mas o Senhor libertou tanto o povo hebreu quanto a nós, pecadores.

Perceba que muitas coisas podem afetar a nossa identidade e nos afastar das promessas que Deus fez para nós. De repente a sua família nunca foi estruturada e por isso você acredita ser incapaz de ter um casamento feliz. Ou você nunca se destacou no colégio/faculdade e acredita que sua vida profissional é tendente ao fracasso. Você pode pensar que os pecados que cometeu são muito graves para serem perdoados. Quem sabe você ainda comete esses pecados e crê que não há salvação.

Hoje Deus vem tirar todas essas vergonhas.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2Coríntios 5:17)
Entenda que Deus é capaz de todas as coisas. Ele criou o céu e a terra, abriu o Mar Vermelho, fez o Messias nascer de uma virgem. O seu passado e o passado da sua família não podem parar o que Ele tem preparado para você. E, para isso, você precisa crer. Precisa crer que já foi perdoado, precisa crer que o preço já foi pago. Ninguém é perfeito, ninguém parou de pecar completamente. Mas as misericórdias renovam-se a cada manhã - e essa é uma promessa destinada a você!

Quando você perceber que ainda se enxerga como escravo, lembre-se das promessas que Deus já fez para você e de que Ele já retirou a vergonha que você poderia ter. Tudo se fez novo!

Graça e paz,
Carol
  • Share on Tumblr

0 respostas: