O Senhor não falou com ele

sexta-feira, fevereiro 17, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments



Samuel não conhecia o Senhor pois o Senhor ainda não havia falado com ele. 1Samuel 3:7
Durante essa semana postamos no nosso Instagram devocionais sobre o livro de 1Samuel. Muitas são as temáticas do livro: Samuel como juiz do povo, Saul ungido como primeiro rei, a perseguição de Davi por Saul e, por fim, a morte de Saul e o triunfo de Davi. Entretanto, deixei para falar aqui no blog uma das primeiras partes do capítulo: a relação entre Samuel e Deus.

Ana, mãe de Samuel, não conseguia engravidar e, ao orar, prometeu ao Senhor que dedicaria seu filho ao Seu serviço caso pudesse conceber a criança. Sendo assim, Samuel cresceu no templo, sendo criado nos caminhos de Deus, por Eli. Entretanto, sempre que ouvimos a história de Samuel, ouvimos essa parte que trouxe no devocional de hoje: a parte em que ele não reconhece a voz de Deus.

Já li muitos textos sobre esse trecho e, na esmagadora maioria, fala-se sobre como Samuel não reconhecia a voz de Deus porque ele não tinha um relacionamento com Ele. Sempre julguei um pouco esse Samuel que passa uma imagem de ser relapso. No entanto, ao ler a versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, algo me chamou atenção. O Senhor não havia falado com ele. Ora, isso era diferente do que eu tinha imaginado a minha vida toda. E as outras versões não eram muito diferentes:
Porém Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. (Almeida)
Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não lhe havia sido revelada. (Nova Versão Internacional)
Perceba que, em um primeiro momento, podemos pensar que a culpa, agora, é de Deus. Samuel não era capaz de reconhecer a voz do Senhor simplesmente porque Ele não quis. Quando pensei nisso, parei, porque esse raciocínio simplesmente não faz sentido. Afinal, Deus nos promete isso:

E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jeremias 29:13)
Depois disso, me identifiquei um pouco mais com Samuel. Talvez ele tenha cometido o mesmo erro que muitos de nós cometemos na nossa caminhada cristã: apenas ele falava com Deus. O Senhor não tinha oportunidade ou espaço de se manifestar na vida dele.

Demorou muito tempo para que eu entendesse que oração é uma conversa e, como tal, é uma via de mão dupla. Isso significa que aquela oração em que eu, sonolenta, apenas recitava uma lista de pedidos, na verdade, não é uma oração. Talvez Samuel, como eu e você, jamais tenha esperado Deus se manifestar. Talvez tudo o que a vida cristã de Samuel conhecia até aquele ponto era isso. Mas, querido, Deus tem muito mais.

A oração é uma chave única para nos aproximarmos de Deus. Ela é que nos modifica, nos torna cada vez mais parecidos com Ele. Na minha experiência pessoal, é onde eu deixo todos os meus fardos e recebo graça. É onde Ele me lembra quem eu sou, quem Ele é e o que realmente importa. É quando eu sinto o Seu Espírito próximo e presente. Quando todas as dúvidas somem e apenas paz prevalece.

Você pode, assim como Samuel, ouvir a voz de Deus e ter Sua Palavra revelada. A partir de hoje dedique-se mais a ouvir Deus ao invés de se empenhar em falar com Ele. Dedique-se a conhecê-lo. Ler a Palavra é fundamental, é claro, mas aprenda a conhecê-Lo ouvindo-o através do seu espírito. E não se esqueça:

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (João 10:27,28)

Graça e paz,
Carol 
  • Share on Tumblr

0 respostas: