Moças cristãs exigentes demais e a solteirice em "idade avançada"

domingo, fevereiro 12, 2017 Maravilhosa Graça 1 Comments


        Se o título deste post te atraiu, é bem provável que você se encontre numa situação parecida. Quero ressaltar que coloquei a palavra "moças" porque esta é a minha realidade e algo que eu vejo muito acontecer, mas não significa que também não aconteça com homens. Então vocês, rapazes, também são bem-vindos. E como eu ia dizendo, é possível que você que está lendo já tenha escutado alguma das seguintes frases: "você é exigente demais!"; "desse jeito nunca vai encontrar alguém"; "não está passando da hora de você namorar não?". Sim minha amiga (ou amigo), isso é mais comum do que você pensa.

      Um dia desses uma amiga (cristã) veio me contar que estava se sentindo extremamente pressionada para namorar um rapaz. O cara se interessou por ela e começou a "correr atrás", e ela negou todas as investidas dele porque o interesse não era correspondido. Até que uma coisa começou a acontecer: pessoas dizendo pra ela, nas entrelinhas (ou descaradamente mesmo), que ela precisava dar uma chance pro cara senão ia acabar "ficando pra titia". Ela tem pouco mais de 20 anos e nunca teve um relacionamento com ninguém. E naturalmente, as pessoas começaram a cobrar isso dela - como se já não bastassem as inquietações que nós mesmos, jovens, temos a respeito dessa área.

        Quando essa amiga me contou essa história, ela me disse algo. "Vitória, o motivo pelo qual não estou correspondendo é muito simples: eu não quero. Não sinto interesse por ele. E não acho que Deus queira me obrigar a ficar com alguém por quem eu não sinto interesse.". Pessoalmente, acho que ela está completamente certa! Mas o que a Bíblia tem a dizer sobre isso? Tem uma passagem que me lembra um pouco disso.

"A bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma." Provérbios 10:22

        Aparentemente, a Palavra de Deus nos diz mais ou menos o que minha amiga me disse naquele dia. Não pretendo descontextualizar versículos aqui e dizer que o que vem de Deus nunca traz sacrifícios; sabemos que isso não é verdade. Não estou dizendo também que Deus precisa se submeter à nossa vontade e precisa do nosso aval para fazer as coisas. Definitivamente, não. Ele é soberano. Mas que sentido faria se Ele, como um Pai, quisesse nos obrigar a viver um casamento forçado em que não existe amor? Ele não quer nos dar uma vida de angústias em que não há paz. Muito pelo contrário, o casamento foi instituído para ser uma bênção nas nossas vidas.

      Relacionamento já é muito difícil quando duas pessoas se amam e querem fazer dar certo. Imagine só se tivéssemos que nos casar com pessoas que não despertam nosso interesse, só porque "já está passando da hora" ou por uma pressão social? Os casamentos não são mais arranjados como antigamente. Temos a opção de escolher a pessoa com quem vamos passar o resto da vida. 

        Particularmente, não acho que a gente tem que ficar sentado esperando as bênçãos caírem do céu. Mas também detesto a ideia de que precisamos sair correndo atrás e "passar os carros na frente dos bois", sem confiar que Deus tem o melhor. Acredito muito que esse é o tipo de coisa que precisa acontecer naturalmente, sem forçar a barra. Então a não ser que você seja uma pessoa extremamente devagar que nem tem coragem de conversar com o sexo oposto, tente não se preocupar tanto com a pressão externa. (Se você for esse pamonha que eu mencionei, outra hora a gente conversa pra descobrir como melhorar isso, hehe).

        É aquela história, todo mundo tá namorando e parece que o seu "prometido" nunca chega. E quando chega alguém interessado, parece que não chama sua atenção. Ou o contrário; você não é correspondido. Parece que Deus se esqueceu. E aí os anos vão passando, e você não aguenta mais as tias perguntando no natal "cadê o namoradinho". Você começa a se perguntar se não está mesmo "escolhendo demais" e se deveria dar uma chance àquela pessoa que não te desperta um mínimo interesse. Se bobear, você começa a namorar o primeiro que aparecer e acaba não desfrutando do melhor de Deus.

        É claro que pode acontecer; dar uma chance e aos poucos começar a se interessar pela pessoa. Acredito mesmo nisso. Mas não acho que você precisa se forçar a viver algo que não queira. E ouso dizer que é necessário ser exigente sim. No mundo em que vivemos, infelizmente há muitas pessoas com deformidades sérias no caráter. E mesmo quando não se trata de "defeitos sérios", por assim dizer, você precisa ter consciência de que deve observar se os defeitos daquela pessoa são suportáveis para você. Se não forem, é melhor correr do que ficar ali só porque "não tinha opção melhor". É como diz o ditado: antes só do que mal acompanhado.

        Eu espero que você entenda que não estou te incentivando a esperar por uma pessoa perfeita. Precisamos ser honestos com nós mesmos e reconhecer quando nossas idealizações estão passando dos limites. Mas quero sim te incentivar a não se contentar com pouco, porque Deus realmente tem o melhor para nós. E não importa se você tem 20, 30 ou 40 anos, o tempo Dele é perfeito. 

        Meu desejo é que você não se deixe levar pelos comentários de que "você precisa parar de ser tão exigente" ou que "vai passar da hora". A Palavra de Deus é irrefutável, e ela diz que há um tempo certo para todas as coisas (Eclesiastes 3:1). Você só precisa confiar. E pode perguntar pra quem já passou por isso: Ele não nos decepciona.

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus." Filipenses 4:6-7
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória 
  • Share on Tumblr

1 respostas:

Unknown disse...

Já tem pretendente kkk. Deus abençoe, criativa e abençoadora essa iniciativa, inspirada pelo Senhor.