Do que você anda falando?

domingo, fevereiro 19, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments



        Que Jesus veio quebrar um monte de tabus, a gente já sabe. Pra começar, ele chegou à Terra por meio do ventre de uma mulher comum. Foi criado por ela e seu marido, um carpinteiro que nada tinha a ver com os tais sacerdotes que ensinavam a Lei de Deus. E chegou atraindo os pobres e curando aos sábados, desafiando completamente aquilo que os judeus esperavam como "Messias".

        O que acho fascinante, no entanto, é que Jesus não veio mudar tudo ou "abolir" a Lei que Deus entregou a Moisés. Embora ele tenha instituído o tempo da graça, é como diria o meu pastor: "Antigo Testamento também é Bíblia". Jesus não veio para destruir a Lei, mas sim para cumpri-la; foi o que ele mesmo disse (Mateus 5:17). E aí, enquanto andou pela Terra, o Messias colocou as coisas no lugar e ensinou às pessoas o real sentido de muita coisa que Deus já havia ensinado no passado. Ele trouxe a revelação da Palavra, e de tudo aquilo que realmente importa.

       Existem várias passagens nos Evangelhos que nos mostram como Jesus pegou tradições nas quais o povo de Israel acreditava e "bagunçou" tudo. Na verdade, ele estava colocando tudo no lugar. Revelando. Trazendo, finalmente, a mensagem central do Reino de Deus: o Amor do Pai e a transformação do homem de dentro para fora, para levar à salvação. E foi em um desses momentos, enquanto ensinava sobre o Reino de Deus e explicava o que realmente importa, que Jesus trouxe uma das lições mais preciosas que o homem pode aprender acerca de si próprio.
"‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’". Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: "Ouçam e entendam. O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’". Mateus 15:8-11
         Jesus disse essas coisas porque na Lei de Moisés (o que se tinha como Palavra de Deus até então), existia uma série de alimentos que eram proibidos para o povo de Deus, porque eram considerados "impuros". Até hoje, os judeus têm essas regras como um pilar importante da tradição. Mas quando Jesus foi questionado sobre isso, ele deu uma bela lição aos seus discípulos sobre religiosidade. O que realmente importa para Deus é o que está do lado de dentro, muito mais do que o que está do lado de fora.

         O que Jesus estava querendo dizer é que comer um determinado tipo de carne, por exemplo, não é o que "suja" o homem ou revela se ele realmente ama a Deus. O que mostra se uma pessoa tem ou não os frutos do Espírito Santo, e se realmente ama a Deus e procura servi-Lo, é o que vem de dentro para fora - os seus frutos. Neste caso, especificamente, não as palavras que ouvimos, mas as palavras que proferimos.

        Um pouco antes disso, Jesus já havia falado sobre como é importante prestarmos atenção ao que falamos:
"Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más.
Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado". Mateus 12:33-37
        Eu poderia mencionar aqui dezenas de passagens bíblicas que falam sobre a importância de guardar a nossa língua, e tomar cuidado com o que dizemos. O livro de Provérbios está repleto de ensinamentos sobre isso. O próprio Jesus nos disse que seremos julgados por chamar nossos irmãos de loucos ou de idiotas (Mateus 5:22). Isso significa que Deus leva a sério aquelas "brincadeirinhas" que a gente vive fazendo de insultar as pessoas, porque a nossa palavra tem o poder de proferir vida ou morte (Provérbios 18:21). Tem até um outro devocional aqui no blog que fala sobre o poder da nossa forma de falar com as pessoas (clique aqui para ler).

        Ao dizer que a boca fala do que o coração está cheio, Jesus foi muito claro: aquilo que você diz mostra quem você é. Mostra o que você pensa, e o seu verdadeiro caráter. Não o que você diz quando está na igreja "adorando", mas o que você fala no seu dia-a-dia, a sua linguagem. E até mesmo o quanto nós gastamos tempo dizendo palavras inúteis ao invés de dizer coisas que edificam a nós mesmos e aos outros, ou que glorificam a Deus.

        Então o meu conselho para você hoje é: comece a prestar mais atenção nas coisas que você fala. Não só a forma como conversa com as pessoas, mas o seu jeito de falar no dia-a-dia mesmo, que reflete as coisas que você pensa. Pode ser que você se assuste com a quantidade de palavras ruins ou inúteis que saem dos seus lábios. E, se isso acontecer, talvez esteja na hora de fazer uma limpeza do lado de dentro.

"Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade." Salmo 34:12-13
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória 

  • Share on Tumblr

0 respostas: