Remédios naturais de Deus | Temperança

sábado, setembro 19, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


Temperança é uma virtude, com certeza. Quem é temperante sabe equilibrar a melhor forma de agir e tende a fazer boas escolhas. 

“Antes que nós possamos alcançar qualquer mudança positiva na nossa vida, em qualquer área da nossa existência, nós temos que escolher, nós temos que decidir agir dessa forma.” (Pastor Kleber Soares)

O remédio natural de Deus que iremos falar hoje, a temperança, não é algo palpável, mas nem por isso seja menos importante que os demais! 

Todos os dias Deus nos dá a liberdade de fazermos escolhas. Deus nos criou com a habilidade de escolher. 

“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:16,17)

No exemplo bíblico, aquela árvore representava todas as escolhas não saudáveis que nossos primeiros pais poderiam fazer; todas decisões que poderiam machucá-los física, espiritual, social e emocionalmente. A única escolha, de comer do fruto daquela árvore, significou viver de forma contrária ao que Deus esperava.  A pior consequência disso, que também nós carregamos, foi a separação de Deus. É importante dizer que Deus não escondeu essa escolha, não fingiu que ela não existia. Ao invés disso, ele nos criou como agentes morais, livres para seguir nossos próprios caminhos ou não. 

Nós sabemos que uma história pode ser complemente alterada pelas escolhas que fazemos. Imagina só se José tivesse caído nas provocações da esposa de Potifar (Gênesis 39:6-9). Será que tempos depois ele teria sido nomeado governador do Egito? Não dá para saber, mas... Eu imagino que ele teria sido morto naquele momento, porque uma das recomendações do oficial do Faraó era que José não tivesse contato com sua mulher.

Uma coisa é ter liberdade de escolha, outra é ter sabedoria para escolher. 

Estudos realizados pela Sociedade Americana do Câncer e Associação Mundial do Pulmão indicam que as seis empresas líderes mundiais na produção de tabaco lucraram US$ 35 bilhões, em 2010. Esse lucro chega a ser maior que o lucro da Coca-Cola, Microsoft e Mc Donald’s juntos. Mas o que mais chama atenção é que, nesse mesmo ano, o número de mortes causadas pela utilização direta do fumo foi de 6 milhões de pessoas. Tudo isso, fruto de uma escolha, uma decisão. Apesar de toda informação que temos acesso sobre os malefícios dessa prática, muitas pessoas continuam fumando. 

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)

É no lobo frontal do nosso cérebro que são feitas as nossas escolhas. Cerca de 7% do cérebro de cães é formado pelo lobo frontal. Em humanos, esse percentual chega a alcançar 33-38 do volume cerebral.

Tudo o que nós fazemos é resultado direto das nossas escolhas. E frequentemente nós fazemos escolhas sem pensar. 

É importante não deixar que circunstâncias controlem nossas decisões. Nossas escolhas são pautadas, em sua maioria, por questões de risco, benefício e oportunidade. 

Algumas decisões que devemos tomar em nossas vidas

Será que eu quero mesmo mudar?

Por que essa mudança é importante para você?

Será que eu entendo o benefício dessas escolhas saudáveis?

Será que eu conheço os riscos de não fazer essas escolhas?

Todos os remédios naturais que Deus nos concedeu só trarão benefícios a nossa saúde, quando compreendermos como usar as nossas escolhas, de acordo com a vontade e direção de Deus. 

“(...) eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10)

Eu escolho viver melhor, e você?

Isabela Carneiro

Confira esse estudo na íntegra aqui.

  • Share on Tumblr

0 respostas: