Feridas, mágoas e traumas

segunda-feira, setembro 21, 2015 Maravilhosa Graça 1 Comments


Nem sempre os dias são os melhores. Nem sempre nossa família é perfeita. Nem sempre temos uma família. Nem sempre o caminho é fácil e sem complicações. Nem sempre o passado é um bom lugar para se retornar. Nem sempre nossos corações estão inteiros.

Experiências ruins acontecem com todo mundo. Decepções são comuns. Mas aquelas feridas sérias, causadas por histórias terríveis, não são tão comuns. Se você tem alguma, sabe do que eu falo. É difícil encontrar alguém para conversar. É difícil encontrar alguém que possa entender. É mais fácil esconder as cicatrizes, esconder o que já passou (ou o que ainda acontece).

No entanto, Deus não gosta muito dessa história de esconder feridas. O que Ele realmente gosta de fazer é curar. Mas, se você é da minha época (em que Merthiolate ainda ardia), sabe que cuidar de um ferimento machuca. Eu chorava mais quando minha mãe limpava meus joelhos ralados do que quando eu caía da bicicleta. Assim como a minha mãe, Deus não tem medo das nossas lágrimas. Ele vê aquela pele já cicatrizada, enquanto nós apenas conseguimos sentir a dor do processo de cura.

Invariavelmente, na sua caminhada cristã, Deus vai lhe mostrar que essa ferida precisa ir embora. Essa mágoa e esse rancor não podem morar em um coração que pretende ser como o coração de Jesus. Esse trauma e esse medo também precisam lhe deixar. Gentil como Ele sempre é, Ele fará você perceber essa necessidade.

Você vai precisar perdoar quem lhe feriu. Ou a situação que lhe feriu. O perdão não é um fato, é um caminho. Um caminho em que somos conduzidos e amparados por Deus. Eu e você não sabemos perdoar, mas Ele sabe. Mesmo o mais terrível dos pecados Ele perdoa – e assim você fará. Não porque você é bom, mas porque você precisa deixar de culpar a outra pessoa. É melhor perdoar do que deixar outra pessoa ainda ter o poder de afetar a sua vida.

Você vai precisar de tempo. Cura é algo demorado. Deus age, mas Ele também espera. Ele vai te livrar do fardo que é acusar o seu passado, e você vai colocar outras coisas no lugar que isso deixou. Amizades, experiências, fé, amor, bondade. Em algum ponto, você vai perceber que isso foi algo que aconteceu com você, e não quem você é.

E, em um belo dia, você será confrontado. Alguém no passado te traiu, mas você terá a oportunidade de confiar em outra pessoa. Sua família era quebrada, mas você terá sua própria família. Você já sofreu alguma violência, mas você poderá ajudar os presidiários da sua cidade. A forma como você reagir vai mostrar o quanto o poder de Deus foi capaz de retirar as raízes da maldade e plantar a semente do amor.

Deus utiliza as piores experiências para contar as melhores histórias de superação, cura e fé. Enquanto estamos no meio da luta somos incapazes de percebermos isso. Não nos sentimos vencedores, tampouco exemplos. Mas há esperanças. Ele conserta vasos quebrados e coloca os maiores tesouros dentro deles. Ele fará o mesmo com você.

Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. Jeremias 17:14
Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas. Salmos 147:3
  • Share on Tumblr

1 respostas: