Remédios naturais de Deus | Ar puro

sexta-feira, setembro 18, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


Chegamos ao quinto dia da série Remédios naturais de Deus e, se você não leu ou perdeu algum post, dê uma espiadinha nos temas Alimentação adequada; Atividade física, Água e Luz solar

Hoje vamos falar sobre o ar, “uma das mais preciosas dádivas que Deus nos deu, assim como a água, o sol, a terra, as florestas, porque tudo isso permite que nós tenhamos saúde e nos dá qualidade de vida.” (Pastor Kleber Gonçalves)

O processo de criação do ar é relatado em Gênesis 1:6-8. Veja:

“E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez. E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o dia segundo.” 

Esse Céu mencionado é o nosso céu atmosférico, onde está o ar que respiramos e por meio do qual toda a vida do nosso planeta é possível.  A atmosfera é uma camada de gases de cerca de 19 km que está presa ao nosso planeta pela força da gravidade. Ela protege a vida na Terra.

Três pontos essenciais da atmosfera:

  • Ela absorve a radiação ultravioleta que vem do sol;


  • Ela aquece a superfície da terra;


  • Ela reduz os extremos de temperatura entre o dia e a noite. 


A atmosfera terrestre é composta apenas de 21% de oxigênio. O restante (78%) é nitrogênio e cerca de 1% de outros gases.Infelizmente, essa mesma atmosfera também, pela ação humana, possui uma enorme quantidade de poluição. Mas não vamos falar disso hoje, ok?

O processo de respiração 


De maneira simplificada, quando o ar é inalado por nossos pulmões, cerca de 1/5 do oxigênio inspirado é retido, enquanto todo o resto é exalado. Nesse processo os principais órgãos atuantes são os pulmões, órgãos complexos que pegam o gás carbônico e o trocam por um gás que nosso corpo precisa usar, o oxigênio. 

Durante o repouso, quando nós dormimos ou quando não estamos nos exercitando, o músculo responsável pela respiração, o diafragma, se contrai e empurra nosso abdome e tórax para frente, permitindo a expansão pulmonar e a inspiração. 

Desse modo, na base e ápice dos pulmões pode ocorrer a troca de gases entre capilares sanguíneos e alvéolos. A diferença de pressão entre o ambiente e os pulmões é que permite a respiração. Na expiração ocorrerá a passagem de dióxido de carbono dos capilares para os alvéolos.

Você sabia?


Um indivíduo adulto normal, em repouso, respira (inspira e expira) cerca de 11.000 litros de ar por dia e desse total aproximadamente 550 litros de oxigênio é consumido diariamente.

Podemos ficar sem água durante alguns dias, mas não podemos ficar sem oxigênio por mais de alguns poucos minutos. Sem acesso ao oxigênio, as células morrem por falta de irrigação e a consequência é que nos morremos. 

Os benefícios do ar puro vão muito além da nossa sobrevivência. Nós precisamos respirar ar puro e com profundidade é um ponto crucial para nossa qualidade de vida. 

Entenda como respirar corretamente


Antes de qualquer coisa, é necessário manter a postura. Sentados, devemos formar com a cadeira um ângulo de 90°, mantendo o corpo ereto. 

A gente nasce sabendo a respiração correta, mas com o tempo desaprendemos. Repare um bebê, ele movimenta mais a barriga, em relação ao tórax. Faça o teste: coloque a mão na barriga; ao puxar o ar, a barriga deve ir para frente e ao soltar, a barriga encolhe. O tórax pouco se movimenta. Essa é a chamada “respiração diafragmática”.

Mas nós fazemos o contrário: movimentamos mais o tórax que a barriga.

Ao respirarmos de forma incorreta, nós, consequentemente, deixamos de aproveitar bem o oxigênio disponível e diminuímos o risco de desenvolvermos doenças relacionadas com o sistema respiratório.  

Em que período do dia temos ar de melhor qualidade?


Sem sombra de dúvidas, é durante o dia que o ar está mais limpo. E a melhor forma de escaparmos da poluição é irmos até áreas verdes. Aqui em Uberlândia, por exemplo, temos o Parque do Sabiá. Ali, percebemos que o ar é diferente, mais fresco e até mesmo o cheiro é diferente. 

Respire melhor 


Pratique a respiração profunda;
Respire pelo nariz – evitando respirar pela boca;
Mantenha sua casa ventilada;
Não durma com o quarto abafado;
Alimente-se em ambientes com ar puro
Dados importantes:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 12% de todas as pessoas do planeta respiram um ar de boa qualidade, segundo estudo sobre poluição nas cidades.

No Brasil, a concentração média de poluentes em suspensão no ar é de 40 microgramas por metro cúbico (mg/m³), o dobro do nível considerado seguro. As cidades brasileiras mais poluídas são Santa Gertrudes (interior de São Paulo), Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente. Metrópoles como Brasília, Recife, Manaus e Porto Alegre não constam no relatório.

Ótima sexta-feira a todos!

Isabela Carneiro

Confira esse estudo na íntegra aqui.

  • Share on Tumblr

0 respostas: