Aquieta minh'alma

domingo, fevereiro 09, 2014 Maravilhosa Graça 13 Comments


"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face." Salmo 42:5
O devocional de hoje foi baseado em uma música que eu ouvi várias vezes essa semana. Eu já tinha ouvido falar, mas não tive tempo para parar e escutar, até que a Bruna enviou para o meu celular. Na quinta-feira, eu estava na aula e, no primeiro intervalo, eu deitei a cabeça sobre a carteira para tentar relaxar um pouco enquanto colocava meus fones de ouvido, até que comecei a ouvir esta canção, finalmente com atenção. 

Eu estou em uma fase "indefinida" da minha vida acadêmica, porque concluí o Ensino Médio mas ainda não ingressei em uma Universidade e ainda não trabalho, portanto estou estudando para o vestibular. Quem já passou por isso provavelmente sabe do que eu estou falando. A ansiedade, o medo e a insegurança, o nervosismo, o tempo que fica tão curto, as matérias difíceis... Naquela quinta-feira, minha insegurança estava maior ainda, quando eu me dei conta de que atingir meu objetivo não é tão fácil quanto pode parecer, até porque o curso que eu pretendo fazer tem uma concorrência significativa nas Universidades Federais. Eu estava com medo. O ano de 2013 foi horrível para mim nesse sentido (já falei um pouco sobre isso aqui no blog, mas nunca expliquei o motivo); a pressão exercida por mim mesma me deixava extremamente nervosa, sem contar inúmeros outros fatores. Mas quando comecei a ouvir aquelas palavras, eu me senti uma tola porque parecia que era a primeira vez que eu ouvia algo naquele sentido.

A letra da canção diz "Aquieta minh'alma, faz meu coração ouvir tua voz. Me chama para perto, só assim eu não me sinto só.". Foi um choque para mim! Com certeza não era a primeira vez que eu ouvia algo assim, até porque já li coisas parecidas na própria Bíblia. Mas é impressionante o quanto nós temos dificuldade em descansar em Deus e confiar Nele, não é mesmo? Tenho certeza de que você já passou por isso várias vezes. 

Há momentos nas nossas vidas em que o futuro parece incerto e, por mais que Deus esteja pronto para nos acalmar e nos dizer que Ele tem um plano, nossa alma continua gritando a plenos pulmões por causa da incerteza e ignora a voz de Deus tentando nos confortar. Eu precisei - e preciso - entender que o mais importante não é que qualquer plano meu se cumpra, mas que a vontade Dele possa se realizar por meio da minha vida. Nessas horas, eu preciso fazer com que minha alma pare de se desesperar e de se entristecer por causa de coisas tão banais.

Eu sei, pode parecer difícil entender. Conheço muitas pessoas com um potencial incrível que também não conseguiram ser aprovados nos processos seletivos das Universidades, e muita gente ficou sem entender. Mas eu jamais vou me esquecer do dia em que meu professor de redação do ano passado, o qual eu admirava muito, percebeu minha angústia e veio conversar comigo sobre isso. Ele disse: "Vitória, estas situações envolvem duas coisas: dedicação e tempo de Deus. Uma delas nós podemos controlar, a outra não; então não adianta ficar triste se a vontade de Deus não for que você passe agora.". Ele tinha razão, e isso se aplica a todas as situações das nossas vidas.

Se você hoje está passando por qualquer situação na qual seja necessário que você confie na vontade de Deus de olhos fechados, eu espero que você saiba que fazer isso valerá a pena. Não se preocupe em depender Dele. Diga à sua alma que se aquiete, e diga a você mesmo que você tomou a decisão de confiar no Senhor, mesmo sem entender quais são os Seus planos. Faça a sua parte, e deixe Deus fazer a Dele.

"Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e o mais ele fará." Salmo 37:5
Hoje, quero que você faça algo diferente. Não feche esta página quando terminar de ler o texto. Tire estes minutos do seu dia para fazer uma oração de entrega ao Senhor - talvez você nunca tenha feito isso, ou já não faça há algum tempo. Não pense que não é necessário. Eu sou evangélica desde os três anos de idade e ainda estou em um processo para entender que preciso aprender a descansar em Deus; todos nós precisamos. Se quiser, você pode colocar essa música para tocar enquanto faz sua oração, o link é este aqui.

Espero que Ele fale com você.

Na graça e na paz do Senhor Jesus, 
Vitória


  • Share on Tumblr

13 respostas:

Unknown disse...

amei o post, vou pregar hoje em minha igreja e eu estava procurando uma palavra que me descrevesse, queria pregar algo que eu estivesse vivendo, e encontrei esse site, simplesmente amei!!!
a canção é linda, eu canto no ministério de louvor, e ela no momento diz tudo o que eu preciso ouvir...
Deus te abençoe Vii, bjs fica na paz <3

Anônimo disse...

parabéns, me ajudou muito essa palavra, que vocÊ continue sendo muito usada!
beijos, e Deus te abençoe!

Unknown disse...

Vitória, sou Luana Nery, amei o que você falou sobre esse linda música. Gostaria muito de ter contato com vc ter suas redes sócias,pois também sou deste de criança evangelica e estou em processo, quando ver essa mensagem me adicione no Facebook 👉 (Luanna Feito Nery) bjs

Su disse...

Esta mensagem era tudo que precisava pra hoje, Deus abençoe!

Unknown disse...

Porquê esta abatida ó minh'alma ... Obrigado essa palavra tratou muito comigo.

Unknown disse...

Porquê esta abatida ó minh'alma ... Obrigado essa palavra tratou muito comigo.

Obrigada per essas palavras, edificou muito a minha vida. A minha alma esta abatida. Essa mensagem e a leitura do salmos 42 era tudo q eu precisava hj. Deus a abençoe,

Unknown disse...

Amei pois e exatamente assim q estou e esas palavras me ajudaram muito Deus te abençoe

Unknown disse...

Como Deus é incrivelmente criativo. Apos dois anos e pouco fiz as pazes comigo mesma. Fui num retiro onde reencontrei me com a vontade do Pai. Uma semana depois estava escutando esta mesma música e Deus falou profundamente comigo. Dias depois recebi um convite para ministrar para um grupo de mulheres e o Senhor falou que eu deveria ministrar em cima deste salmo. Agora mesmo estava pesquisando na internet quando derrepende surge a opcop de entrar neste blog maravilhosa Graça.Confesso que estava na dudúvi com relação ao texto, mas agora ela foi dissipada. Glória a Deus.

Unknown disse...

Muito linda e perfeita Deus

Anônimo disse...

Oi me chamo Amanda Silva senti o desejo de ouvir esse hino e fazer a pesquisar ni google em q versiculo esse hino foi baseado pois entao pesquisei e me veio esse blog e amei pois a parte q mais me tocou foi 'porque na vdd eu descobri q tudo oq eu preciso esta em Ti mais meu ❤ é teimoso demais pra admitir' e é vdd pois as vezes nos queremos fazer a nossa vontade e esquecemos q o melhor é fazer a vontade de Deus pois ela é perfeita boa e agradável sei q preciso voltar ao primeiro amor pois me afastei da comunhão com Deus entao peço a oracao e que Deus continue abençoando esse blog maravilhosa graça!

Leila Stela disse...

Glória a Deus por todas as coisas ������ Amo esse louvor ��

Unknown disse...

Olá, sou Vitória Eduarda, sempre tive um sonho de estudar em uma federal, como ifba, sempre foi meu sonho entrarlá, e desde o início do ano, eu oro pedindo pra Deus me ajudar a realizar essa vontade, e esse hino veio fortemente em minha alma, fico mais feliz ainda depois que eu li esse post,porque eu me identifiquei, me assemelha muito a minha realidade!