Remédios naturais de Deus | Alimentação adequada
E aí pessoal, tudo bem? Bom, preparei uma série mega especial para essa semana pensando em você que está sempre a procura de uma dieta, um novo método para emagrecer, um novo remédio para isso e para aquilo, alguma nova receita para manter-se espiritualizado. Então, a partir de hoje até domingo você poderá embarcar com a gente nessa série, baseada nas pregações do pastor Kleber Gonçalves da Nova Semente, que trará dicas sobre como manter corpo, mente e alma em equilíbrio.
Começamos com orientações sobre alimentação, considerando nosso corpo como um todo, com membros interdependentes entre si.
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19)
Dessa forma, começamos com o desejo de Deus para nós, que é:
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 João 1:2)
Na prática, a saúde só começa quando entendemos o que significa o primeiro remédio natural: uma alimentação saudável.
E, por falar nisso, você sabe qual é a ferramenta mais poderosa para que tenhamos uma vida saudável? O garfo, sem sombra de dúvidas. Se ele for usado com sabedoria, viveremos melhor. Caso contrário, sofreremos.
Falando um pouco da minha experiência, agora. Já passei por vários momentos em minha vida, quanto à dieta e alimentação. No período de 2011 a 2013, por exemplo, adotei o vegetarianismo, passando por cerca de dois meses com uma dieta vegana.
Para quem não sabe ou se confunde com esses termos, o vegetariano é aquele que se priva da proteína animal – todas elas: pescado, frango, bovina, suína. Já o vegano deixa de consumir (comprar e comer) tudo o que for de origem animal, do couro aos laticínios. Esse período acabou, porque hoje voltei a comer carne, mas foi transformador para mim, como que um “detox”, em que eu aprendi a me alimentar melhor.
Passei de uma pessoa que quase não comia saladas para uma pessoa que as têm como seu prato preferido. E por que eu voltei a comer carne? Porque não me adaptei à dieta. Chegou um momento que sentia falta da proteína animal e estava emagrecendo muito.
Mas, voltando à temática principal, uma alimentação saudável pode, de fato, ser remédio. Nós podemos nos sentir melhor e prevenir doenças.
Pesquisas recentes indicam que a população brasileira está repleta de pessoas acima do peso. Não é pra menos: vivemos em um país em desenvolvimento, cercado por modinhas de “fast foods” e produtos industrializados.
E por falar nisso: você sabe qual é o seu índice de massa corporal (IMC)? Não?! Calcule aí, então: divida o seu peso (em kg) por sua altura (em metros) elevada ao quadrado. Depois, compare com a tabela abaixo:
E aí? Você está na média da população? (Depois conte pra gente nos comentários.)
Então, vamos aos princípios para manter uma vida saudável:
1º) Coma alimentos frescos, integrais, não-processados.
Ao fazermos uma busca no Antigo Testamento da Bíblia encontramos vários relatos de pessoas que viviam muito tempo. Em Gênesis encontramos sete homens que viveram mais de 900 anos e que nasceram antes do dilúvio. Foram eles: Adão, Sete, Enos, Quenã, Jarede, Metusalém e Noé (Gênesis 5:5-27; 9:29). O mais velho deles foi Metusalém, que viveu 969 anos (Gênesis 5:27). Aí vale refletir, o que será que eles comiam? Será que a alimentação influencia na longevidade?
2º) Coma fruta e vegetais em abundância.
"O Senhor fez com que ali crescessem árvores lindas de todos os tipos, que davam frutas boas de se comer." Gênesis 2:9a
No jardim do Éden, com certeza a maior parte da alimentação do Primeiro Casal era feita de frutas, legumes e vegetais que Deus plantou ali. Como podemos ver, as pessoas costumavam viver muitos anos, então com certeza uma alimentação balanceada com açúcares naturais deveriam ajudá-los a se manterem mais saudáveis, e pode ser assim conosco também.
3º) Coma alimentos ricos em fibras.
“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.” (Gênesis 1:29,30)
“No Éden, Deus não colocou um Mc Donald’s. Ele pôs árvores, frutas, vegetais, alimentos integrais exatamente nesse princípio mencionado: frescos, não processos e ricos em fibra (...) Portanto, o regime dietético escolhido por Deus, pelo Criador, inclui: cereais (trigo, aveia, arroz e milho), frutas (banana, laranja, uva, pêssego), proteína vegetal (feijão, lentilha, grão de bico, castanhas, hortaliças) (...) E seguindo esses passos você estará fazendo mais do que 90% daquilo que você precisa para ter uma vida saudável e reverter a caminhada em direção à obesidade.” (Pastor Kleber Gonçalves)
Dieta da sopa, dieta do biquíni, dieta do ovo ... Na internet podemos encontrar uma infinidade de dietas, mas depois dessa orientação bíblica, vale refletir: para que arriscar e radicalizar? Afinal, de que adianta emagrecer 8kg, se depois você recupera 10kg?!
Nada melhor do que diversificar e procurar um nutricionista para melhor orientá-lo.
Não mude de dieta, mude de estilo de vida!
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)
Tenham uma excelente semana,
Isabela Carneiro
Confira o estudo citado na íntegra aqui.
0 respostas: