Descansando
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.Gênesis 2:2,3
E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.Gênesis 2:2,3
Deus precisa descansar? Provavelmente não. Ele não é como eu e você, que depois de um dia de trabalho estamos exaustos e mortos de sono. Deus não dorme. Ele está sempre vigilante (Salmos 121). Então por que Ele resolveu descansar da obra que Ele havia feito? O que esse verso tem a nos ensinar?
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.Salmos 91:1,2
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.Salmos 91:1,2
Deus não precisava descansar, mas Ele queria que nós descansássemos. É claro que esse descanso não é apenas físico, mas também espiritual. Nesse dia separado (santificado, conforme lemos em Gênesis), a intenção era que as ocupações terrenas não tirassem nosso foco de Deus. Um dia da semana deveria ser retirado para que nosso corpo descansasse dos esforços realizados, e nossa mente descansasse no Senhor.
Sem entrar no mérito da questão da necessidade de guardar ou não o Sábado, quero chamar atenção para a verdade preciosa contida nesse mandamento. Quando eu estou no meu ritmo de trabalho, o tempo passado com Deus é corrido demais, carece em qualidade. Sempre há outra coisa para fazer, outra tarefa a ser cumprida e o passar um tempo com Deus se torna mais complicado do que deveria ser. Essa não é a vontade Dele para as nossas vidas. Ele não quer que você esteja tão ocupado que não tenha tempo de ficar com Ele.
Eu sei que você pode pensar que é mais fácil falar do que fazer, e realmente é difícil arranjar um bom período para meditar nas coisas de Deus, estudar a Bíblia, etc. Mas leia novamente o salmo em destaque: “Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei”.
Esse tempo para descansar e colocar o foco em Deus não é uma obrigação, no sentido de ser algo enfadonho e desagradável, mas um presente. Através desse tempo somos moldados e mudados por Deus, somos disciplinados, somos renovados, encontramos refúgio e forças. Por vezes esse tempo é empurrado para quando as tarefas já estiverem cumpridas, mas precisamos rever nossas prioridades.
Comece a tratar seu tempo de descanso e de encontro com Deus como sua prioridade. Não necessariamente você precisa guardar um dia da semana para isso, mas entenda que formar um hábito para focar em Deus é mais uma oportunidade de ir mais fundo no seu relacionamento com Ele. De maneira alguma eu menosprezo o cotidiano vivido ao lado de Deus, a oração a todo tempo – e em todo lugar –, mas sei o quanto reservar esse tempo me auxiliou a me tornar mais próxima a Ele.
Trate de se organizar e encontrar uma lacuna na correria para passar um tempo com Deus! Pode ter certeza que valerá a pena.
Graça e paz!
0 respostas: