Remédios naturais de Deus | Atividade física regular

terça-feira, setembro 15, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


Hoje é terça-feira, dia de falar de um pesadelo para muitos: a atividade física. É... nesse quesito tenho muito a melhorar, porque vira e mexe começo a manter uma rotina de exercícios, mas acabo deixando um pouco de lado, por conta da correria e cansaço.

Só que é hora de dar adeus ao sedentarismo!

Olha só o que o ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, afirmou: “Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável – ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica.”

Na Bíblia, temos exemplos de homens que muito se exercitaram. Moisés e o povo hebreu, que peregrinaram no deserto por 40 anos (Deuteronômio 29:5, Números 14:33, Atos 13:18); Davi ao matar um urso, um leão e o gigante Golias (1 Samuel 17:34-36 e 50, 51) e tantos outros que participaram de guerras e conflitos. Certamente, esses não eram esportes como aqueles praticados na Grécia Antiga (de onde surgiram os primórdios dos jogos olímpicos), mas são atividades consideráveis. 

Mas, e nós, que muitas vezes não temos a disposição necessária para começar uma atividade física? A palavra de Deus é clara, nesse sentido e diz:

“Eu estou com você; isso é tudo que você precisa. Meu poder revela-se melhor nos fracos.” (1 Coríntios 12:9)

“Ou seja, o poder de Deus se revela em nós quando estamos fracos. São nos problemas de fraqueza que Deus está disposto a ajudá-lo.” (pastor Kleber Gonçalves)

As desculpas mais comuns para fugirmos do exercício físico:

Não tenho tempo

Na realidade, o problema não é a falta de tempo, mas as escolhas que fazemos. Porque nós sempre achamos tempo praquilo que consideramos importante, não é verdade? Mas, e a sua saúde é importante para você ou não? Se sim, faça um esforço! Reserve 45 a 60 minutos, em 3 ou 4 dias da semana para se exercitar. 

Tentei de tudo e nada funcionou

Será que tentou mesmo? Às vezes, por preguiça, você desistiu antes. Mas agora é hora de retomar a rotina de exercícios! Para isso, encontre a combinação ideal de exercícios físicos que melhor funcione para você. Se não gostou de fazer musculação, procure uma dança, a natação, pilates, ioga, corrida. As opções são infinitas, cabe a você se definir.

Não tenho como pagar uma academia

Quem diz isso se esquece das atividades ao ar livre, gratuitas, como se exercitar no parque. Com certeza, podemos ter uma vida de exercícios sem precisar frequentar a academia. Um exemplo disso está no primeiro dever que Deus deu para o homem:

“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gênesis 2:15)

Desde o princípio, Deus já tinha em mente a importância da atividade física para nós como seremos humanos. Deus deseja que sejamos ativos. 

Não entendo nada sobre exercícios físicos

Há pessoas que mesmo crianças não tinham o hábito de se exercitarem. Mas isso não é o fim do mundo! Talvez você comece a se exercitar caminhando ou com aquilo que é simples e prático. Depois, trate de aumentar a carga de exercícios. Afinal, “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1)

Tenho metabolismo lento

Isso é desculpa para pessoas que têm doenças como o hipotireoidismo. Mas não fique pensando naquelas pessoas que têm o metabolismo acelerado ou lento, pense em você! E lembre-se:

“Porque para Deus nada é impossível.” (Lucas 1:37)

Pra mim não tem mais jeito

Há sempre um jeito e um ponto de recomeço. Se você está há muito tempo sem fazer uma atividade física, vá e comece, devagar. Com o tempo, o seu corpo irá responder a esse estímulo e se adaptar a ele. O corpo irá doer, mas depois a satisfação será compensatória, na balança e na saúde, de forma geral.

Vou começar na semana seguinte

Essa é a explicação de quem vive adiando as coisas. Realmente, dar o start é uma luta travada contra a preguiça e o sedentarismo, todos os dias. Não é fácil, mas se não tomarmos a decisão, não conseguiremos colocar em prática. Já dizia o ditado: “Nunca deixe para depois o que você pode fazer hoje.” Livre-se das desculpas e tenha uma vida melhor!

E para aqueles que ainda não se convenceram, lá vai alguns benefícios de se praticar alguma atividade física regular:

Ter um coração melhor

O exercício físico regula a atividade cardíaca, aumentando o bombeamento de sangue para o corpo. Caminhando 30 minutos durante 5 vezes por semana, por exemplo, o risco de ter um ataque cardíaco cai pra 50%. O nível de HDL (o colesterol saudável) aumenta em um certo período.

Controlar o peso

Também podemos controlar melhor o peso, o diabetes, combater a flacidez e as temíveis celulites, além de tantos outros benefícios. 

Combater doenças

Os exercícios moderados auxiliam no combate a doenças, porque influem na atividade das células chamadas “assassinas naturais” (células NK), que destroem vírus, bactérias e outros patógenos. Em pessoas que se exercitam, as células NK atuam aproximadamente 50% mais que em sedentários. 

Melhorar nossa atitude 

A atividade física estimula a liberação de endorfina, que nos dá aquele sentimento de prazer e bem-estar. Depois de um dia cansativo, você não irá se arrepender de ir se exercitar, porque a endorfina nos dá uma sensação única! Isso irá refletir até mesmo na nossa auto-estima e como lidamos com quem está a nossa volta. 

Quando nos exercitamos, o sono melhora também. Só não vale se exercitar próximo ao momento de dormir, porque você estará tão energizado que o sono pode demorar um pouco para surgir. 

Então, se você mora ou trabalha em um prédio, por que não subir as escadas? Ou que tal parar em um ponto antes da sua casa ou trabalho e ir andando? Já é um começo!

Importante: antes de começar qualquer atividade física, procure um médico. Ele irá fazer uma avaliação e muitas vezes indicar o melhor exercício para o seu caso!

E não se esqueça, se puder optar, escolha aquilo que te faz mais feliz, porque: 

“O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.” (Provérbios 17:22)

Deixe seu depoimento nos comentários sobre sua mudança de hábitos. Qual exercício físico te ajudou a emagrecer?

Fiquem com Deus,
Isabela Carneiro

Para assistir esse estudo na íntegra, clique aqui.
  • Share on Tumblr

0 respostas: