Uma ferida que não para de doer
E aí, leitor, tudo certo? Hoje eu quero falar sobre um assunto bem delicado na vida de todos nós. Minha pergunta para você hoje, depois de muito tempo sem escrever aqui, vai além de "você vai bem?". Hoje eu quero saber outra coisa, algo mais profundo: sua alma vai bem?
"Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."I Tessalonicenses 5:23
Cá entre nós, dá até vontade de rir, com um certo constrangimento, ao ter que pensar "olha, apóstolo Paulo, muito legal da sua parte, mas não vai dar não. Jesus ainda não voltou e eu já passei por cada perrengue, que você não acreditaria. Meu corpo tem um monte de cicatrizes, meu espírito vive cambaleando e minha alma... Ah, minha alma é cheia de feridas". É justamente disso que estou falando aqui: uma alma, um coração cheio de feridas.
Machucados são diferentes de feridas. Se um lutador se machuca durante uma aula de luta, ele toma um momento para se recuperar. Espera um pouco, balança a cabeça e volta ao ringue. Mas se ele se fere, vai precisar ir para casa, talvez para o hospital, fazer exames e usar curativos. A diferença entre um machucado e uma ferida é que ambos param de doer uma hora, mas a ferida, além de demorar mais para fechar, pode deixar cicatrizes.
Querendo ou não, nós somos produtos do nosso passado, das alegrias e decepções que tivemos ao longo da vida. Não importa se você tem treze anos ou oitenta e três, você tem sua própria carga de memórias e cicatrizes, e eu tenho as minhas. Uma vez, assisti a um filme chamado "Para sempre", no qual a moça sofre um acidente e perde a memória, e o seu marido luta para fazer com que ela se lembre da história que tiveram juntos e do amor que os uniu. Sei que parece dramático demais, e um acidente assim seria obviamente uma tragédia, mas você já quis perder a memória? Pelo menos em relação a algo que aconteceu? Eu já. Já quis que fosse mais fácil, passar pelos problemas, vencê-los e depois simplesmente abandoná-los, esquecê-los como se nunca tivessem acontecido, continuar levando a vida normalmente. Mas infelizmente (ou felizmente), não dá. Nós passamos pelas adversidades, mas mesmo que consigamos vencer, elas ficam gravadas em nós, e algumas deixam marcas que não vão mais sair. É como uma camiseta branca que foi manchada.
A questão aqui não é se você vai deixar de se lembrar do que causou as suas cicatrizes, mas sim quando é que a ferida vai se fechar, e você vai conseguir se lembrar sem que aquilo cause dor. Só que, ao contrário do que você já deve ter ouvido por aí, o tempo não cura nada, viu? Não adianta deixar a ferida de lado e fingir que ela não está ali, esperando que, uma hora, ela feche milagrosamente sem você fazer nada. Não existe fórmula mágica para superar as dores da alma; depende de você também. Eu sei que não é muito fácil admitir isso. Mas tem, sim, algo que você pode fazer, em vez de passar o resto da vida com ressentimentos, culpando as pessoas e as circunstâncias pelas suas marcas.
Perdão e confiança são as chaves para deixar o passado onde ele deve ficar. Se você precisa abandonar uma dor que já está durando tempo demais, você vai precisar perdoar pessoas e confiar em Deus. Pode parecer simples, mas perdoar e confiar são tarefas extremamente desafiadoras. Talvez você precise perdoar alguém que te fez sofrer muito. Talvez precise perdoar a si mesmo - e isso é tão complicado que renderia outro texto. Depois disso, é preciso parar de olhar para trás, e passar a olhar para frente confiando o amanhã às mãos de Deus. Esse processo pode ser lento e muito difícil, mas é necessário. E acredite, é uma questão de decisão.
Que tal começar a praticar isso? É claro que poderíamos falar muito mais sobre esse assunto, mas acredito que agora você já sabe quais são os primeiros passos. Talvez você pense que já fez o bastante, mas se a cicatriz te incomoda, talvez seja hora de fazer uma "faxina" nessa alma e buscar uma cura de verdade em Deus. Não há nada que eu possa te ensinar aqui e, como eu disse, não é fácil deixar que as feridas fechem enquanto parece que elas ardem cada vez mais. Mas existe uma pessoa que pode te ensinar a perdoar e confiar até que seu coração esteja completamente curado. Já sabe de quem estou falando, né? Peça uns conselhos pra Ele. E lembre-se: nós somos produtos do nosso passado, mas não precisamos ser prisioneiros dele.
"Mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus."Felipenses 3:13-14
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
0 respostas: