Remédios naturais de Deus | Luz solar

quinta-feira, setembro 17, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


De manhã, ao acordar, a gente abre a janela do quarto e já dá de cara com a luz solar! Como é revitalizante e poderosa essa energia, não? A luz solar chega a alterar nosso humor. Repare como no inverno ficamos mais quietos e não queremos nos mexer muito, enquanto que no verão estamos mais alegres e até mesmo sociáveis. Isso é explicado também pela maior ou menor incidência de luz.

“Sem o calor proveniente da luz solar seria impossível a origem e a manutenção da vida. É graças à luz solar que as plantas conseguem realizar fotossíntese, o processo que garante a vida das próprias plantas e de todos os animais incluindo nós, os seres humanos.” (Pastor Kleber Gonçalves)

O momento em que Deus cria o sol é relatado em Gênesis 1:14-18

“E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.”

Os benefícios da luz solar para a saúde são diversos. Dentre eles estão:

Fortalecimento ósseo

A incidência de raios ultravioletas na pele possibilita a conversão da vitamina D inativa, produzida pelo fígado, em vitamina D ativa. Como vocês já devem saber, no intestino a vitamina D irá propiciar a absorção de cálcio da dieta e, por consequência, fortalecer os ossos. 

No início desse ano fui diagnosticada com deficiência de vitamina D. Foi uma surpresa, porque realmente eu não esperava. Tive que tomar a vitamina D pronta, além de ficar mais atenta quanto a exposição diária à luz solar. Por isso, quando você perceber que não está ficando tempo necessário ao sol, peça a seu médico uma dosagem de vitamina D sérica.

O Prof. Dr. Michael F. Holick, em seu livro “Vitamina D como um tratamento tão simples pode reverter doenças importantes” cita doenças ósseas como osteoporose e artrite, mas também depressão, fibromialgia, insônia, diabetes, autismo e até mesmo o câncer como focos de atuação da vitamina D. Não é o máximo?

Auxílio no tratamento de distúrbios emocionais

A serotonina, um hormônio envolvido na comunicação dos neurônios, tem diversas funções, como: a regulação do ritmo do sono e também do nosso apetite. Em níveis adequados, ela tem ação positiva em questões relacionadas com ansiedade, depressão, obesidade, enxaqueca e até mesmo casos de esquizofrenia. Em baixas taxas, pode dar uma sensação de irritabilidade. 

A luz brilhante, assim como a luz solar, está associada com o aumento da produção de serotonina. 

Ajuda a dormir melhor

A melatonina é o hormônio que regula nosso sono, mais especificamente nosso ritmo circadiano, que é como um relógio biológico. O nível de melatonina atinge o máximo em crianças e começa a diminuir durante a nossa vida. Essa é uma das razões porque as crianças dormem mais que os adultos. 

Esse hormônio começa a ser produzido por volta das 21h e tem seu pico de produção às 2h da manhã. Então, se você dorme muito tarde, perde esse momento de pico e sintomas como cansaço começam a aflorar. 

Todo esse processo é controlado pelo ciclo de luz e escuridão. Como não temos um reservatório de melatonina, esse hormônio deve ser produzido diariamente. Para isso, durante a manhã, devemos ter uma exposição ao sol para estimular a produção de melatonina. 

Protege nosso organismo

A melatonina também funciona como um protetor celular. Age como um antioxidante. Ao metabolizar o oxigênio, o organismo produz moléculas altamente reativas, os radicais livres. Eles lesam as membranas celulares dos tecidos e até mesmo o DNA. Doenças degenerativas podem ser causadas pelos radicais livres. A melatonina, assim, atua eliminando os radicais livres do organismo. Antioxidantes estão na vitamina C, E, betacaroteno e selênio, funcionam como reforço extra ao atuarem como antioxidantes naturais, presentes em frutas, verduras e legumes. 

Como tudo em excesso, a superexposição à luz solar também é prejudicial. O ideal seria nos expormos a palma das mãos e braços ao sol no mínimo de 15 a 20 min, 3 ou 4 vezes por semana. Parece absurdo dizer isso, mas em cidades grandes as pessoas mal entram em contato com a luz solar, não é? O banho de sol é indicado para períodos de menor radiação solar: evitar o intervalo entre 10h e 15h. E, importante: use filtro solar!

“Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.” (Salmos 84:11) 

“Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas.” (Malaquias 4:2)

Assim com o sol traz vida ao nosso planeta, Deus é como um sol para nós. Assim como o sol auxilia na prevenção de distúrbios emocionais e em nosso sono, esse mesmo Deus que criou o astro-rei está pronto para nos ajudar, fortalecer nossas almas em momentos que nos sentimos fracos e desanimados. 

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12)

A lua não tem luz própria, mas reflete a luz do sol. Sem Cristo não há luz no homem, sem Ele nossas lâmpadas se apagam. Ser luz significa expressar as virtudes Dele no lugar em que estivermos.

Mas como eu posso refletir a luz do Sol da Justiça?

“Porque em Ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz.” (Salmos 36:9)

Se nós de fato quisermos ter luz, precisamos ir até a fonte dela; até Cristo Jesus!

Deus abençoe, 
Isabela Carneiro


Confira o estudo na íntegra, aqui.
  • Share on Tumblr

0 respostas: