Por que estamos ressentidos?

quinta-feira, setembro 24, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


Nietzsche costumava dizer que nós sonhamos com um sol que se preocupe com o que a gente sente. Ele dizia que no final das contas, quando a gente descobre que o sol não está nem aí pra nós, que as estrelas não brilham para nós, que o mar não existe para que a gente nade nele, a gente entra num desespero que ele chamava de ressentimento.

O que é ressentimento? 

É você achar que todos deviam te amar mais do que amam, você achar que todo mundo devia reconhecer em você grandes valores que você não tem.” (L.F. Pondé.)

Seja a tua vida sem avareza, contentando-vos com o que tens; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Hebreus 13:5

Lendo o Livro A era do Ressentimento do filósofo Luiz Felipe Pondé eu apenas constatei algo que já tinha meditado na palavra de Deus e ministrei há mais de um ano. Somos ressentidos. A Palavra do Senhor aos Hebreus nos exemplifica a perseverança no meio das provações de acordo com o exemplo de Cristo. Pois este deve ser o nosso modelo sempre, concorda? É incrível como sempre nos esquecemos que devemos ser imitadores de Cristo pois somos do reino dele. Então será a nossa linguagem a dele, nossos modos os dele, nosso andar, viver, os dele! Contentar-se com o que tem não é algo que nós praticamos em nossos dias e não importa o quanto você esteja irredutível quanto a isso, mas é exatamente a verdade.

Deus em tua palavra nos disse que não estamos desamparados, não somos órfãos e que estará sempre conosco mas temos uma dificuldade quanto a capacidade de ouvir e escutar. Pois estamos sempre ressentidos! E vou te dizer o porquê estamos ressentidos: Exatamente por que desejamos muitas coisas deste mundo, procuramos muito, almejamos, sonhamos, batalhamos, choramos e desesperadamente travamos conflitos por elas.

Onde é que está o teu socorro? De onde vem o teu sustento? Com toda a convicção que tenho em meu coração te digo que se esperasse as coisas do alto, as coisas de Deus, não estarias ressentido. 

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Colossenses 3:1-4 

Paulo escrevendo à Colossenses ainda diz no mesmo capítulo que devemos fazer todas as coisas em nome do Senhor Jesus. Quando fazemos isso estamos exatamente nos portando como ele quer que sejamos. Pois em nossos dias buscamos muito e batalhamos muito por nós mesmos.

Oferecemos a Deus presentes que são as nossas escolhas. Achamos que ao oferecer a Deus os momentos, as coisas, as conquistas, estamos como que um filho presenteando a seu pai e emocionando-o. Mas na verdade tudo que oferecemos a Deus é o que gostamos, conquistas que desejamos segundo nossos desejos e segundo nosso plano de vida. Este é um presente para nós mesmos. É um presente que não é exatamente o gosto de nosso pai. Pois ele quer que suspiremos pelas coisas do alto. Dos céus! Do Reino dele! 

Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o Senhor que se compadece de ti. Isaías 54:10

Cada vírgula, cada sonho, cada detalhe que você espera Deus já reservou para ti. Ele já escreveu e já prometeu e fez uma aliança com você. Aí o que fazemos? Parece que esquecemos que Deus tem palavra. Vivemos tanto entre nós e conhecemos bem como somos que enxergamos Deus da mesma maneira. Não! Deus fala em tua palavra que a aliança que ele fez conosco não mudará, a paz dele na tua vida não mudará! O motivo de nosso ressentimento? Como cristão eu te digo: Buscamos de mais as coisas deste mundo. Sonhamos demasiadamente com elas. 

Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? Lucas 12:24

Você vale mais que as aves do campo? Jesus deu o sangue dele na cruz por você. O valor é o sangue de Cristo. Há algo mais valioso que o sangue de Cristo? Não! Então você vale muito. Se Deus cuida das aves ele cuidará sempre de você.

Somos ressentidos porque não buscamos as coisas que são do Reino de Deus. Pois aquele que busca o Reino dos Céus e a Justiça de Deus nunca ficará decepcionado! Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti. Salmos 25:3. A Palavra de Deus nos diz que não seremos envergonhados se esperarmos nele. Não estaremos ressentidos nunca se buscarmos as coisas que são de Deus!

Marco Aurélio Gabriel
  • Share on Tumblr

0 respostas: