Série Plano da Salvação |#07| O Plano da Salvação

domingo, julho 19, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments



Olá, pessoal!

Hoje é o último dia da nossa série e o post também é mais curtinho. Como eu disse no post “Novidades”, o texto de hoje tem como objetivo resumir todos os pontos abordados durante essa semana, para que na hora de evangelizar alguém ou mesmo responder alguma dúvida, você não gaste um tempão fazendo um discurso cansativo.

Para recapitular, nós abordamos seis tópicos: (1) porque o homem pecou; (2) como o Antigo Testamento aponta para a vinda de Jesus; (3) como Jesus viveu; (4) como o sacrifício de Jesus significa nossa salvação; (5) como entender os mandamentos agora que temos a graça divina;(6) como lidar com as tentações.

Para fins de evangelização, creio que o essencial são os tópicos 4, 5 e 6. Ao anunciar as Boas Novas para alguém, você não precisa abordar exaustivamente os outros pontos, por mais que eles sejam interessantes e importantes. Esse conhecimento a pessoa vai adquirir, invariavelmente, na caminhada cristã. Nosso foco deve estar em como a cruz é um marco nas nossas vidas, sem esquecer de explicar que o perdão de todos os pecados não significa um aval para cometê-los.

Logicamente, ao tratar desses pontos, certas nuances dos outros serão trazidas à tona – talvez até mesmo pelo seu ouvinte, que pode ficar curioso e começar a perguntar diversos porquês. E você precisa ter a calma e a delicadeza de responder da melhor maneira possível. Nunca devemos suavizar o evangelho, mas o amor deve ser o foco, e não a condenação ou a ira divina. Não me interprete mal: nós ainda pregamos a existência do inferno, não revogamos nenhum pecado das Escrituras e santidade é o nosso alvo. Existe uma frase sensacional, de John MacArthur, que diz: “Nunca suavize o Evangelho. Se a verdade ofende, então deixe que ofenda. As pessoas passam toda sua vida ofendendo a Deus; deixe que se ofendam por um momento”. No entanto, devemos pregar com amor e convencer pelo amor, porque foi isso que Jesus nos ensinou. 

E, por fim, creio que a melhor forma de pregar tudo o que nós tratamos nessa semana é vivendo uma vida centrada em Cristo. Abrir mão das suas prioridades, aprender a submeter sua vontade à vontade Dele, deixar que seu coração seja refeito de acordo com a Palavra. Essa é a melhor forma de pregar o amor de Cristo e de demonstrar como Ele muda nossas vidas e nos salva de nós mesmos.

Espero que ao ler essa série seu amor por Deus tenha sido renovado e fortalecido! 

Graça e paz.
  • Share on Tumblr

0 respostas: