Pés no chão. Humildade é fundamental.

domingo, julho 05, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


Uma cena que sempre me impressionou na Bíblia é quando Jesus lava os pés dos discípulos. Um ato cheio de amor, de altruísmo e de bondade. Jesus era qualquer coisa, menos arrogante. Ele era a encarnação de humildade. Mas isso não significava falta de autoridade ou aceitação do pecado. Isso não significava que Ele não era o Filho de Deus. Não O diminuía em nada, mas só o fazia parecer maior.

Hoje eu percebo que, durante muito tempo, me recusei a ser humilde porque tinha medo de perder o controle sobre as coisas. Sempre fui muito metódica e, na minha mente, ser humilde significava abaixar a cabeça para as outras pessoas. Significava me anular e deixar a outra pessoa tripudiar. Logicamente, essa não é a definição de humildade.

Uma pessoa humilde aceita seus erros e acertos com a mesma atitude. Críticas e elogios são recebidos da mesma maneira. As pessoas são tratadas da mesma forma. Dou o mesmo valor para mim e para o outro. Minhas necessidades não têm preferência em relação às do outro. Aliás, quando sou humilde, eu percebo o outro. Quando sou arrogante, apenas me vejo.

Por que a humildade é fundamental?, você pode perguntar.

Porque o Evangelho é sobre o outro.

Nós apenas conseguimos amar quando esse amor tem um objeto, um destinatário. E Jesus nos comanda falar do Seu amor para o outro. Nos comanda a ajudar o outro. Nos comanda a servimos o outro. E para sequer perceber o outro, precisamos deixar de olhar para nós mesmos.

Pense nos seus maiores sonhos. Naqueles que você planeja a longo prazo, ou naqueles que estão se concretizando e que te deixam radiante. Talvez seja seu casamento, a compra da sua casa, uma viagem incrível, uma faculdade, uma meta profissional. Agora se questione se algum desses sonhos envolvem outras pessoas. Será que não chegou o tempo de ter sonhos que envolvam servir ao invés de ser servido?

É muito fácil querer ser abençoado, mas é mais complicado querer abençoar. E é por isso que venho falar de humildade. A geração de jovens cristãos que está se formando precisa entender que não estamos nesse mundo para sermos abençoados. Não estamos na terra para casar, para ficarmos ricos, para viajarmos. Obviamente, faremos tudo isso. Conquistaremos todos aqueles sonhos. Mas nenhum deles fará sentido se eles não estiverem direcionados para o nosso objetivo maior: glorificar o Senhor. Você vai se casar, mas para dar um testemunho maravilhoso em um tempo em que há abundância de divórcio, que levará Deus para a vida das outras pessoas. Você vai ter dinheiro, mas para investir na obra de Deus, para manter missionários, para ajudar os mais necessitados. Você vai viajar, se divertir, estudar, mas sempre pensando em como cada uma dessas atividades trará glória a Deus.

Nada nessa terra diz respeito à você ou gira ao seu redor. Tudo gira em torno de Jesus. E é por isso que manter os pés no chão é fundamental. Precisamos parar de olhar para as nossas vidas, precisamos parar de planejar a vida que nós queremos e olhar para Deus. Hoje, no seu momento de oração, peça para Ele te mostrar quais são os planos Dele para a sua vida. Ore pedindo direcionamento. Antes de tomar uma decisão, pergunte para Deus o que você deve fazer – Ele responde.

Quando eu estava decidindo para qual curso eu prestaria vestibular, perguntei a Deus qual era o plano Dele para mim. Ele me surpreendeu, me mostrou algo que eu tinha fortemente em meu coração que jamais faria. Foi muito difícil dizer não para os meus planos, confiar Nele em relação a uma decisão que mudou o caminho da minha vida totalmente e simplesmente seguir o roteiro. Mas eu posso testemunhar que o caminho Dele, por mais difícil que seja, é o melhor. Me sinto segura, sei que Ele ainda tem surpresas para mim e, sinceramente, não consigo me imaginar fazendo outra coisa.

Entretanto, antes de tudo isso, tive que morrer para mim. Meu ego precisou ser esmagado. Meu orgulho destruído. Precisei de humildade para reconhecer que eu não sei de nada, mas que Deus conhece tudo. Precisei de humildade para desistir dos planos que eu tinha para minha vida e comprar, de olhos fechados, o roteiro que Deus desenhou para mim.

Mas estou aqui para falar que vale a pena. Vale a pena desistir dos seus sonhos, das suas certezas, do seu ego, da sua vaidade e da sua arrogância. Vale a pena deixar tudo aos pés do Pai e permitir que Ele reforme seu interior. É como ir até uma loja, dar toda a mobília velha e receber uma decoração completamente nova: entregamos para Deus o que temos de pior e, após uma reforma, Ele nos enche daquilo que há de melhor.

Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.
Gálatas 6:3,4

Graça e paz!
  • Share on Tumblr

0 respostas: