Será que é de Deus?

sexta-feira, novembro 07, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments



     Fala aí, galera, como estão? O post de hoje entra um pouco mais em questões do que eu chamaria de a nossa "vida prática", quero falar sobre namoro cristão e a típica pergunta que todos nós nós fazemos um dia: "será que é de Deus?". O tema de relacionamentos (de casais) não é muito abordado aqui no blog, mas sei que é algo que interessa à grande maioria de nós; afinal, ninguém gosta de ficar sozinho e isso não tem nada de mundano (Gênesis 2:18).

     Então crente namora? Claro que sim! Com certeza, o namoro de uma pessoa temente a Deus vai ser diferente do modelo que se conhece por aí, mas o casamento é uma instituição do Senhor, e o caminho até ele deve ser trilhado de forma sadia e agradável. Afinal, não estamos mais na época em que os casamentos são arranjados desde a maternidade! Sendo assim, a responsabilidade recai sobre nós. Mas quando você já tem idade e a intenção de começar a namorar, surgem as dúvidas: como saber se é a pessoa certa? Será que é a vontade de Deus? Como eu devo agir? A pessoa com quem você vai se casar estará ao seu lado para todo o sempre (esse é o plano de Deus); por isso, tomar provisões para que o namoro comece e aconteça da maneira certa é fundamental, trata-se de uma das decisões mais importantes da sua vida.

     Nesse caso, já temos um primeiro ponto: cristão namora para casar. O que temos percebido é que hoje em dia, os namoros começam para terminar, e as pessoas parecem já saber disso. O término nem é mais um risco, é uma certeza. No mundo, a surpresa na verdade acontece quando um namoro dura e conduz ao casamento, porque o comum é que as pessoas comecem o relacionamento para se conhecerem e "curtirem" um pouco, e "se não der certo, termina". Já percebeu que os namoros hoje mais parecem testes? E essa realidade tem permeado as igrejas também, mas não é essa a vontade de Deus. Em toda a Bíblia, vemos que Deus não gosta de falta de compromisso. Os casamentos que Ele instituiu foram feitos para durar, e Sua Palavra afirma que o amor é eterno (I Coríntios 13:8). Isso NÃO significa que crente nunca pode terminar, e precisa sempre casar com o primeiro(a) namorado(a), mas o que estou dizendo é que você precisa levar o relacionamento a sério e encará-lo, desde o início, como um caminho para o matrimônio, e não como uma brincadeira para ocupar seu tempo. Se você pretende começar a namorar alguém, conheça essa pessoa primeiro, saiba se há possibilidade de vocês se casarem um dia; não brinque de namorar.

     Se você já entendeu isso, é um bom começo. Mas e agora? Muitas pessoas têm dúvidas sobre como saber se a pessoa na qual estão interessadas são, como dizemos, da vontade de Deus para suas vidas. É fundamental entender que, se você pretende se relacionar com alguém e pretende se casar um dia, a primeira coisa a se pensar é se aquela é uma pessoa com quem você se casaria, e isso deve, sim, ser observado antes que o namoro comece. Como? Conhecendo ele ou ela. Faça amizade, converse, conheça mais sobre a forma de pensar, os sentimentos, a realidade daquela pessoa. No período que antecede o namoro, a amizade é extremamente importante. Um período de côrte, quem sabe, no qual os dois oram e se conhecem, sem aquela enrolação. O casal que já começa "ficando" não tem a oportunidade de se conhecer, porque está envolvido demais por uma paixão quase que totalmente carnal. Aí não sobra mesmo espaço para deixar Deus interferir.


     Quanto mais amigos vocês forem, melhor, porque isso te dá a oportunidade de saber mais sobre a personalidade do seu "pretendente", inclusive seus defeitos. Não deixe para descobrir depois. Observe a maneira como ele(a) age, como trata as pessoas (principalmente a família)... Com certeza Deus não terá preparado para você uma pessoa que discorda de toda a sua maneira de viver e que estará sempre discutindo com você ou te desrespeitando. É importante observar os pontos que vocês têm em comum, porque isso vai sustentar o relacionamento quando surgirem as diferenças. Quando começarem a aparecer os "defeitos", se pergunte: "eu serei capaz de lidar com isso?". Você mesmo conhece suas limitações, e Deus também. Ele não vai desejar que você entre em um namoro que futuramente só vá te desgastar. Ao contrário, a intenção Dele é que homem e mulher se auxiliem e se correspondam.


     Outro ponto importante e que, infelizmente, muitas pessoas hoje preferem ignorar (especialmente os jovens): o consentimento da família. É muito importante que seus pais tenham afinidade com a pessoa com quem você pretende namorar porque, afinal, a intenção é que ela se torne alguém de convívio próximo e isso envolve toda a sua família. Além disso, a Bíblia é muito clara sobre a honra aos pais (Êxodo 20:12), não importa se eles são cristãos ou não; seus pais são a autoridade que o próprio Deus estabeleceu sobre a sua vida. "Mas, Vitória, você não conhece meus pais. Eles nunca gostam de ninguém que eu apresento!". O que eu sei é que, se Deus mandou que você os honrasse, Ele vai colocar paz no coração da sua família quando for a pessoa certa, e também o momento certo. Se a sua situação é mais complicada, ore e peça ao Senhor que abra as portas, mas de acordo com a vontade Dele. Nunca desobedeça ou contrarie seus pais, eles certamente saberão o que é melhor para você. Assim também seus líderes espirituais (geralmente seus pastores) devem ser ouvidos, porque Deus os instituiu em autoridade sobre você.

     Por último, quero ressaltar a importância de um relacionamento que te edifica espiritualmente. O homem/mulher certo(a) para você vai te levar para mais perto de Deus, e não o contrário. Invista em alguém que se preocupe com o seu estado espiritual, alguém que ore por você e esteja disposto a te edificar, e não te depreciar. O namoro de um cristão deve ser um meio de tornar o casal ainda mais agradável aos olhos de Deus, deve aproximá-lo do Espírito Santo. Se ele (a) não é cristão, leia o que a Bíblia diz sobre jugo desigual (II Coríntios 6:14-18). Não pense que você vai trazê-lo para o Senhor, porque é muito mais fácil que ele te influencie primeiro. Não comece a namorar até que vocês tenham pensamentos alinhados a respeito de Deus e da Sua Palavra.


     Há muitas outras coisas importantes que devem ser colocadas em pauta antes de tomar uma decisão para o namoro, já que é um relacionamento tão importante e já que Deus se interessa tanto pela sua felicidade nessa área também. Mas acredito que aqui tenham sido abordados os principais aspectos. Não deixe nunca de orar e buscar o principal conselho, que vem da Palavra de Deus! Se ainda tiver dúvidas e quiser conversar sobre isso, nos mande um e-mail (tuagracabasta@gmail.com) ou deixe um comentário no post. Temos recebido muitas mensagens e elogios ao blog, mas não deixem de comentar isso também nos próprios posts para que nós possamos acompanhar a visão e a sugestão de vocês!


Na graça e na paz do Senhor Jesus,

Vitória

  • Share on Tumblr

0 respostas: