A ousadia de tocar Teu manto

quarta-feira, novembro 12, 2014 Maravilhosa Graça 2 Comments

 

Uma mulher. Uma doença crônica. Um toque. A cura.
O post de hoje é pra falar sobre a ousadia de tocar o manto do Senhor, a ousadia de alcançá-Lo e tentar receber Dele aquilo que Ele tem para nos dar.

Exatamente dessa maneira, simples e ousada, uma mulher que não teve seu nome revelado pela Bíblia teve sua vida salva de uma doença que a atormentava por 12 anos. Essa mulher sofria de uma hemorragia crônica e a passagem conta que tudo o que ela tinha, já gastara com médicos, mas nenhum desses médicos pôde curá-la. Imaginando a situação daquela mulher, nas condições sociais da época, muito provavelmente ela era uma pessoa marginal, afastada da sociedade, considerada uma pecadora por sofrer de uma doença tão grave (como era o pensamento na época). Doente. Excluída. Desprezada. Mas essa mulher que já não tinha mais nada a perder, tinha coragem. Ela podia ser tudo, menos covarde.

Um belo dia ela viu Jesus. Acredito que quando o viu, ela não hesitou nem um minuto. Jesus era o homem para onde todos corriam quando se tratava de cura de doenças e, tendo a certeza de que aquele homem a poderia curar, ela tocou o seu manto. O ato parece ser até simbólico quando colocamos em proporções humanas; quando pensamos apenas no gesto dela, de colocar a mão na capa de um homem que passava. Mas o que estava para acontecer não cabia no entendimento humano: ela, que sofria há tanto tempo com aquele fluxo de sangue, ficou curada no mesmo instante. Assim que tocou o manto de Jesus, ela acabou com a sua doença. Sua saúde e sua fé na vida foram restauradas. Me colocando na pele da mulher, creio que ela nunca experimentara tamanha felicidade antes em sua vida.

Entretanto, Jesus soube, no momento em que ela o tocou, que alguém havia recebido a cura dele, que o poder dele tinha sido liberado sobre ela. Apesar de seus discípulos acharem impossível que ele identificasse um toque específico no meio daquela multidão que o cercava, ele sentiu que uma pessoa com uma fé e um desejo enorme o tinha tocado e que esse toque fora especial. Não foi um toque qualquer, foi o toque de uma pessoa que ansiava por aquilo, que buscava pelo seu poder. O que Jesus sentiu foi a ousadia de uma mulher que acreditava na cura que ele podia oferecer. E, depois de revelar-se, a mulher foi abençoada por Jesus porque a fé dela tinha sido tão grande, que a coragem dela de tocar na roupa de Jesus a libertou da sua enfermidade.

O ponto principal do post de hoje é: Deus reconhece o toque daqueles que o buscam de verdade. Esse é o resumo de toda essa passagem da mulher com fluxo de sangue. Eu já li esse trecho da história muitas vezes, mas desta vez eu fui ministrada de uma maneira diferente. Deus falou comigo sobre a ousadia de alcançá-lo, sobre a ousadia de tocar o manto sagrado do Senhor, a ousadia de buscar e receber dele. Em Mateus 9:21, a Bíblia fala que ela dizia para si mesma: “Se eu tão-somente tocar em seu manto, ficarei curada”. Meu Deus, essa é uma fé que a Igreja de hoje está distante de alcançar. Ela pensava que tocar a roupa de Jesus já era o suficiente; ela pensava que encostar o mínimo que fosse nele bastaria pra curar sua doença. E deu certo. O ato de fé dela a curou. A mulher do fluxo de sangue foi ousada, e nós, cristãos modernos, estamos precisando da ousadia que ela teve de tocar no Senhor.

Só que o outro lado da história, que é mais surpreendente ainda, é que Jesus sabia que alguém o havia tocado. Ele sentiu que ali naquela multidão existia uma fé tão forte que foi capaz de receber do poder dele com um toque. O que quero dizer é que Jesus sabe quando você o toca com vontade de receber, ele reconhece sua fé, sua vontade e sua intensidade. Jesus foi capaz de discernir um toque dentre muitos e hoje ele também é capaz de separar aqueles que estão somente no empurra-empurra da multidão daqueles que seguindo com um objetivo. Ele reconheceu que Dele saíra poder, e hoje também tem esse poder à disposição daqueles que ousarem tocar o seu manto. Eu sei que não podemos mais tocar sua capa fisicamente como a mulher fez, mas sei que através de nossa busca e coragem para alcançar o Senhor, nós conseguimos tocar nele espiritualmente. Nós temos esse acesso, mas raramente nós usufruímos dele. Mas eu quero te encorajar a tocar o manto.

Pra finalizar, quero falar da fé que emociona o coração de Deus. A mulher tinha essa fé, ela acreditou que qualquer passo simples a colocaria em contato com a verdadeira cura que ela precisava. Nós podemos alcançar aquilo que precisamos do Senhor também, o que nos tem faltado é a ousadia, a cara de pau mesmo de falar “Deus, vou te buscar, e vou te alcançar, nem que isso seja a última coisa que eu faça na vida, porque eu sei que se eu apenas te tocar, já serei salvo.” Isso é o que precisamos aprender: a ousadia de tocar o manto do Senhor diariamente e continuamente.

Sejam abençoados. 
  • Share on Tumblr

2 respostas:

Anônimo disse...

Amém!

Unknown disse...

#Amém!!!...⚘🙏⚘