Por que comigo?

terça-feira, maio 06, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments


Quem nunca se fez essa pergunta, né? Acho que todos nós. 

Nos últimos dias eu passei por momentos difíceis. E em alguns momentos eu fiz essa pergunta para Deus: Por que comigo? Em um dia eu estava bem, e no outro fui diagnotiscada com dengue, fiquei impossibilitada de fazer muitas coisas, foi um tempo complicado, e nesse tempo Deus sempre me lembrava de Jó. E é deste homem que nós vamos falar hoje. 

Acredito que dentre todos os homens e mulheres da bíblia, Jó foi um dos que mais sofreu. Tanto psicologicamente quanto no físico. É difícil imaginar Jó vivendo todas as dificuldades e ainda assim ser fiel a Deus de todo o coração. Mas Jó também teve o seu momento de fazer a tal pergunta: "Por que comigo?" Quando nós estamos em meio a grande sofrimento, nossa reação mais provável é clamar a Deus e perguntar: "Por que eu? O que eu fiz para merecer isso? " (Jó 40:1-5) 

Nós ficamos pertubadas com tal sofrimento e queremos uma resposta imediata de Deus. Mas nem sempre Deus vem com uma resposta imediata, e nesse tempo nós devemos confiar na força de Deus e aceitar o que talvez nunca venhamos a compreender tal sofrimento. Em Jó 7: 1-21 vemos que Jó estava no fim de suas forças. Sofria demais, sem compreender o motivo. Jó tinha a certeza no coração de que não era hipócrita . Sabia que vivera de modo a agradar a Deus, e em seu momento de dor ele discordou de Deus. Seus amigos acreditavam que Jó havia cometido algum pecado horrível. Apesar de tudo, Jó necessitava de alguma explicação para aquela tal dor. 

" Então Jó rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e se lançou em terra, e adorou." 
Jó 1: 1-22 

Nesse instante eu acredito que o coração de Deus se encheu de alegria. Nesse momento, apesar de não entender nada, Jó entregou todo o sofrimento nas mãos de Deus. Jó, um homem que nada fez para merecer seu destino, um homem que perdeu tudo, incluindo: bens, filhos e saúde. Acredito que nada na vida pode ser pior que isso. Até o fim de tudo isso, porém, e mesmo no momento de maior tristeza, ele jamais amaldiçoou a Deus. Poderia tê-lo culpado, mas não o fez. Confiou nele. Sua reação à tremenda perda foi humilhar-se e adorar a Deus. Jó suportou esses momentos terríveis sem que sua adoração a Deus sofresse abalos, e sua vida foi finalmente restaurada. (Jó 42:12) 

Eu não sei se você esta vivendo a mesma situação de Jó, mas Deus nos dá o que temos e toma-o conforme lhe apraz. Devemos louvá-lo por tudo. Nem sempre conheceremos a razão do nosso sofrimento, mas podemos ter a certeza de que Deus o permite com um propósito. Isso não torna o sofrimento mais fácil, mas dá-nos esperança para o futuro. 

Não desista em meio a uma grande perda, ao desapontamento ou ao fracasso, pois perderá o maior milagre da sua vida. Se, em vez disso, você louvar a Deus, verá o nascimento de algo novo e bom. Mas lembre-se: o melhor que você queira, talvez não seja o melhor que Deus tem para você, isso significa que nem sempre ele fará a sua vontade, e que bom que ele nem sempre fará a nossa vontade, pois ele conhece todas as coisas, e sempre tem o melhor, sempre tem muito mais para nós. (Efésios 3:20)


Graça e Paz, 
Ana Flávia
  • Share on Tumblr

0 respostas: