Deus em primeiro lugar
Contudo, se você lhe consagrar o coração e estender as mãos para ele; se afastar das suas mãos o pecado e não permitir que a maldade habite em sua tenda, então você levantará o rosto sem envergonhar-se; será firme e destemido.Jó 11:13-15
Do que você sente vergonha? Quero que pense nas respostas que você deu para essa pergunta. Responda isto também: onde está o seu coração? Na pureza ou na maldade? Na integridade ou na imoralidade? Em Deus ou no mundo?
Quando estabelecemos um parâmetro entre aquilo que nos envergonha, e onde está o nosso coração, podemos entender o motivo dos nossos temores. As pessoas que se afastam de Deus, ou que andam por um caminho de coisas que não O agradam costumam se arrepender disso pouco tempo depois de as fazerem. É costume nos envergonharmos e sentirmos culpados pelos atos que cometemos que vão contra aquilo que sabemos da Palavra do Senhor, porque temos na consciência, o que é errado e o que é certo segundo os ensinamentos bíblicos; e por isso nós, mesmo quando erramos inconscientemente, sentimos aquele peso na razão.
Não vou dizer que seja normal errar, mas é de nossa natureza humana tender ao erro, ir contra o mandamento, contra a lei (dos homens e de Deus), contrariar a razão. Entretanto, o cristão que erra e se envergonha constantemente, com certeza está infringindo o mandamento mais importante da Bíblia: amar o seu Deus de todo o seu coração, alma, força e acima de todas as coisas. Amar a Deus deve ser a ação de número 1 no coração de todo cristão, e amá-lo de todo o coração, significa que em seu coração Deus é mais importante, assim como a Sua Palavra.
Agora, mais uma pergunta: o que tem ficado em primeiro lugar no seu coração? Responda sinceramente e reflita. Será que o que está em seu coração agrada a Deus? O que tem dominado a posição de maior importância em seu coração está de acordo com o aquilo que Deus manda? O nosso coração é a parte de maior importância que temos em nós. Não só porque biologicamente ele é a bomba propulsora do sangue para todo nosso corpo, mas é porque, assim como ele bombeia sangue, ele bombeia tudo o que está nele para o resto do corpo. Como assim? Vou te explicar!
Se o seu coração está cheio malícia, espalhará malícia para seu corpo. Se está cheio de inveja, todo o seu corpo terá inveja. Se em seu coração tiver pecado, todo o seu corpo pecará. Porém se em seu coração tiver louvor, espalhará louvor para seu corpo. Se estiver cheio de adoração, seu corpo adorará. Se estiver dominado pela santidade, todo seu corpo será santo. Se no seu coração tiver Deus, todo o seu corpo exalará Deus. Logo, aquele coração que é dominado pelo mal, sentirá vergonha, e a vergonha se espalhará pelo corpo; e o coração que estiver dominado pelo Espírito de Deus, não terá vergonha para bombear para o corpo, mas alegria e exultação.
O coração é a tenda onde Deus habita, é o nosso Santo dos santos, onde temos acesso direto ao Pai. É pelo nosso coração que temos ligação com Ele, por isso deve ser consagrado à Deus e manter-se afastado do pecado. Por isso deve ter Deus antes de tudo, e amá-Lo com toda a intensidade.
Que o amor de Deus, que excede nosso entendimento, esteja com todos
Bruna.
0 respostas: