Enquanto você morar debaixo do meu teto...

sexta-feira, maio 22, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


Talvez você já tenha escutado isso dos seus pais ou das pessoas de quem você depende. "Enquanto você morar debaixo do meu teto vai ter que seguir as minhas regras". Quão furiosos nós ficamos ao ouvir isso! Nós queremos seguir as nossas próprias regras, ainda que sejamos dependentes. Mas, como você já deve ter percebido, não é assim que as coisas funcionam.

E com Deus não é muito diferente. Não é a toa que Ele é chamado de Pai. Ele tem autoridade sobre nós. Mas, por mais que estejamos acostumados com a ideia de um Deus-General (aquele que dispara ordens sem parar), a questão é beeem mais profunda. Vamos entender direito onde esse post quer chegar.

Sem dinheiro. Sem amigos. Sem família. É assim que todos os seres humanos realmente são. Na verdade, você pode possuir tudo isso, mas apenas temporariamente. No final das contas, você está por sua própria conta e risco. A maior das escolhas - escolher Cristo ou rejeitá-Lo - depende apenas de você.

De outro lado temos Deus. A única Verdade. O único que é Eterno, no sentido mais pleno da palavra. Ele não foi criado, mas criou tudo o que existe. Todo o resto é imperfeito e finito quando comparado a Ele. Pleno e perfeito. Completo.

Você percebe o abismo que há entre nós, seres humanos, e Deus? Pois bem, então podemos continuar.

A sua vida não é sua. A sua vida é de Deus. Jesus morreu no seu lugar. E você estava morto, porque pecou. Se você vive, é porque Ele vive. Consegue entender? O pecado havia tomado sua vida. Ele te destruía, te contaminava, te fazia ter certos comportamentos que você repudiava. Você estava morto, em qualquer sentido que possa pensar. Mas então Jesus surge. Ele olha para todos esses pecados que você carrega na sua mente, no seu coração, no seu corpo e diz que vai pagar, Ele mesmo, pelo preço de cada um deles. E mais ainda: Ele te dará uma nova vida. Ele vai renovar sua mente, te dar um novo coração, e ainda vai preparar um lugar para você na casa do Pai! Ele te dá vida aqui na Terra, e te promete uma vida eterna. Você vive porque Ele morreu, ressuscitou e te proporcionou a vida.

Você vive porque Jesus vive.

E o que isso significa?

Se você vive a vida de Jesus (já que Ele é quem te dá vida, e você só tem vida enquanto está Nele), Ele está no controle. Ele deve decidir para onde a sua vida vai, porque, afinal de contas, a sua vida é Dele. O seu papel nessa história? Ser um caminho pelo qual Ele passa. Ser um instrumento para afetar a vida das outras pessoas.

Qual meu objetivo com essas palavras?

Você vive por causa de Jesus, então algumas coisas precisam parar e outras precisam ser feitas.

Pare de reclamar. Pare de murmurar. Pare de se comportar de maneira rude. Jamais use suas palavras para ferir. Nunca rejeite uma pessoa, por mais plausível que seja a razão que você tem. Pare de pecar (isso mesmo! Não apenas diminua ou evite, mas pare). Não se considere melhor do que as outras pessoas. Não tema. Não desista.

Seja gentil. Ajude aqueles que necessitam. Fale pelos oprimidos, faça algo por aqueles que nada podem fazer. Lute pela justiça. Ame a todos. Olhe todos como irmãos e irmãs. Perdoe. 

Você pode dizer que é impossível. Mas, veja bem, não é você quem está vivendo. É Jesus. Sua vida é Dele. E através Dele todas as coisas são possíveis. Então pare de utilizar padrões medianos de comportamento. Escolha o padrão perfeito. Seu alvo deve ser a perfeição. 

Você vai ser perfeito? É claro que não. Mas nós prosseguimos para o alvo. E o alvo é Cristo.

E devo lhe dizer que enquanto você estiver "debaixo do teto" da graça, isso é requerido. Uma disposição em ser cada vez mais parecido com Jesus. Um sem número de cristãos acredita que podem pecar indiscriminadamente, pois Deus sempre vai perdoá-los. Isso é zombar do amor de Deus. É tomar como certa a salvação. É um desrespeito com o sacrifício de Jesus na cruz.

Perdão dos pecados é um presente, e não uma consequência automática a uma oração de "entrega". Nossa entrega acontece no dia-a-dia, a cada amanhecer, e não em uma única oração. Muito menos se a intenção é ter o melhor dos dois mundos: os prazeres e a salvação. Você bem sabe que ninguém pode ter dois senhores.

Enquanto nós estivermos debaixo do teto de Deus, devemos seguir Suas regras. Por que?

A resposta correta não é 'porque Ele é Deus' ou 'porque assim eu vou pro céu', muito menos 'porque Ele mandou'. A resposta correta é "porque essa vida não é minha, mas Dele". Então viveremos nossa vida como se Ele mesmo estivesse vivendo.

Obediência não é um fardo, mas uma prova de amor. 

Não há lugar melhor para morar do que debaixo do teto Dele!


  • Share on Tumblr

0 respostas: