O adultério

quarta-feira, março 12, 2014 Maravilhosa Graça 5 Comments


Quando paro para pensar sobre o adultério, a primeira coisa que me vem à mente é a traição na relação conjugal. Mas, quando lemos, no capítulo 5 do livro de Mateus, a respeito do adultério, podemos ver que o significado de adultério é mais abrangente que isso.
“Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.”

Mt 5:28
Todos somos irmãos em Cristo Jesus, porém não é dessa maneira que muitos de nós agimos. Em uma análise detalhada dos poucos versículos que relatam o assunto, no verso 28 está escrito que “qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério em seu coração”.

O sentido da palavra desejá-la, em complemento de olhar, têm um significado que é mais profundo que olhar e achar bonito. A palavra aqui tem uma denotação de provocar o desejo sexual. Trazendo para um contexto mais atual, isso quer dizer aquele flerte, aquele olhar provocativo, uma “paquerada”. Isso é olhar com desejo sexual; se você não é casado com a pessoa com quem está flertando, se você é casado e está dirigindo esse olhar para alguém que não é o seu cônjuge e, principalmente, se você não vai colocar em prática as “promessas” do olhar, você está pecando em seu coração.

Algumas pessoas não entendem essa expressão “pecar no coração”, mas é exatamente isso que ela significa: o desejo que nasce em seu coração, de provocar desejo no outro. Isso é pecar, isso é o que Jesus condenava como adultério. 
 
Se você namora, ou é até casado ou casada, você tem o dever, o direito e, mais ainda, a obrigação de olhar com desejo somente para o seu marido ou sua mulher. Você pode sim achar outras pessoas bonitas, admirar uma beleza, mas nunca desejar outra pessoa. Se você faz isso, você está pecando. Se você vê um homem bonito na rua e seu primeiro pensamento é “ô lá em casa!”, você está pecando. Se você vê mulheres bonitas na rua e mexe com elas, manda cantadas, as deseja para o prazer sexual, você está pecando.

Aí, você que está solteiro pensa: ah, mas eu não sou casado, e preciso arrumar um marido ou esposa um dia, então tenho que começar a admirar, a investir. Vou te dizer uma coisa: você não vai conseguir nada enquanto cometer esse pecado no seu coração. Enquanto solteiros e mesmo depois de casados, somos primeiramente irmãos em Cristo. Portanto, se você deseja um irmão, se você olha com vontade de satisfazer sua carne, isso é adultério – eu diria até que é incesto. Para conquistar um relacionamento, você tem que ser puro em seus pensamentos, e simplesmente amar o próximo, buscando uma amizade sincera, para que, quem sabe, você não engate um namoro ou noivado com um amigo seu, mas nunca o desejando carnalmente, se ainda não forem casados. Conquistar um verdadeiro relacionamento despende amor, e não desejo.
“Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte de seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno.”

Mt 5:29-30
Portanto, preserve seu coração, mantenha pureza em seu olhar. Nos versos 29 e 30, Jesus trata de dois exemplos radicais contra o pecado. Não se permita pecar nessas pequenas coisas, pois até mesmo os menores pecados devem ser tratados de maneira tão drástica quanto necessário.

Seja radical contra o pecado, guarde o seu coração, pois Deus será radical ao te impor as conseqüências dos seus pecados. O adultério é abominável, tanto quanto o homicídio, a ira, a vingança e o divórcio – coisas que podem acontecer em conseqüência do adultério de uma pessoa.

Não me canso de enfatizar isso: mantenha a pureza e a santidade, nos seus pensamentos e, prioritariamente, em seu coração.
Paz e fogo,
Bruna.

  • Share on Tumblr

5 respostas:

Anônimo disse...

Amém!!!

Porque as pessoas traem, se não gosta mas do companheiro, porque não falar com ele(a) e terminar a relação, vai ser muito melhor, a relação vai terminar em paz.
Quando me casar, e talvez um dia não gostar mas do meu marido e me sentir atraída por outro homem, vou sentar e conversar com meu marido, e quem trai não fica com a consciência pesada?
Eu não consigo entender, bom mas cada um tem sua opinião, então não´posso contestar o pensamento de ninguem.
Se sua opinião é igual a minha, comente!

QUER LER UM ARTIGO RELACIONADO, COPIE E CLIQUE NO LINK ABAIXO
http://eucontigo.com/traicao/5-sinais-de-traicao-na-relacao/

Anônimo disse...

Esses dias estava vindo eu dirigindo meu carro,já era tarde,11:30 da noite,fui buscar minha mãe na rodoviária,mas antes me deparei com mulheres seminuas nas calçadas,confesso que parei para olhar ,mas não conversei com elas,nem abri o vodro do carro,mas olhei para o corpo,e logo sai,,então pergunto,sei que pequei,mas foi um pecado grave de ter que avisar o pastor.agradeço.

Boa tarde, e desculpe a demora para responder. Creio que não seja algo para contar ao seu pastor, acho que uma conversa com Deus é suficiente. Mas é claro que se você sente a necessidade de falar com ele e se sente bem fazendo isso, deve ficar a vontade para conversar abertamente com o seu pastor e se orientar quanto a isso. Fique com Deus!

Anônimo disse...

Sentir atração por alguém que não é nosso parceiro é pecado mais porque é uma sensação boa é pecado mais pode ser difícil e vitar