Quando a missão é pesada

sexta-feira, janeiro 20, 2017 Maravilhosa Graça 0 Comments



E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo? Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais? De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim. E se assim fazes comigo, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos, e não me deixes ver o meu mal. E disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo. Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho. E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do Senhor, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Pois íamos bem no Egito; por isso o Senhor vos dará carne, e comereis; não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dias; mas um mês inteiro, até vos sair pelas narinas, até que vos enfastieis dela; porquanto rejeitastes ao Senhor, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito?
Números 11:11-20
Normalmente, ao receber um chamado, uma missão, nós recusamos. Quão raro é aquele servo que recebe a missão que sempre sonhou realizar. Pessoalmente, posso testemunhar que as missões, majoritariamente, que Deus nos reserva não nos fazem pular de alegria mas nos fazem olhar para o céu e exclamar "sério mesmo? Não tinha ninguém melhor para o cargo, não?".

Moisés fez isso. Lá o início, quando Deus o chamou para ser o líder que tiraria o povo judeu do cativeiro do Egito e o levaria para a Terra prometida, Moisés veio com várias justificativas. Ele não sabia falar, o povo não acreditaria nele nem o seguiria. No texto em destaque, Moisés está cansado. Ele aceitou a missão, mas o povo é teimoso e incrédulo e sempre se volta contra ele quando as coisas vão mal.

Perceba que a resposta de Deus divide-se em duas partes: uma reconhece que o que Moisés fez até então se deve ao Espírito de Deus dentro dele, e a outra reconhece que esse encargo precisa ser dividido. 

No livro de Levítico, também estudado nessa semana, há uma descrição exaustiva sobre como a Tenda deveria ser construída e sobre como os sacrifícios deveriam ser oferecidos. Os levitas eram os responsáveis por esse serviço. Você, quem sabe, seja um líder que, como Moisés, é cobrado com rigor. Talvez você não tenha apenas discípulos, mas tenha filhos e não saiba muito bem como fazer para criá-los bem. Talvez a sua vida seja nos campos missionários, servindo pessoas que exigem muito da sua vida espiritual. Eu não sei qual é a sua missão, mas sei que ela envolve servir. E, quando servimos, não recebemos nada em troca.

Sei o quanto isso pode ser extenuante. Parece que somos sugadas e a energia que tínhamos apenas desapareceu. Moisés estava assim. Cansado. Mas ele chamou a ajuda da pessoa certa. Deus relembrou, de maneira sutil, que ele não estava sozinho. Nós não estamos sozinhos. Seja qual for a missão que Deus lhe chamou, Ele não te abandonou. Ele pode estar quieto, assim como Ele estava antes de Moisés o clamar, mas Ele sempre está lá. Quando você sentir que suas energias foram embora, que você não tem mais nada a oferecer, volte-se a Deus. Tire um tempo do seu dia para orar, para ler a Palavra e meditar nela. Faça do seu tempo com Deus uma prioridade.

E, se após perceber que você não está sozinha na caminhada o fardo ainda estiver mais pesado do que você consegue carregar, delegue funções. Não importa se é dentro de casa, dentro da igreja ou em um projeto voluntário que você faz parte. Jesus tinha 12 apóstolos, Moisés nomeou 12 líderes - um para cada tribo -, e até Davi passou para Salomão, o seu filho, a tarefa de construir o Templo.

Tenha em mente que a obra que está sendo realizada não é em seu nome, mas no nome de Deus. É Dele toda a honra e toda a glória. Logo, dividir tarefas não deve ser apenas uma maneira de não sobrecarregar você, mas também uma maneira de controlar o ego envolvido na obra - que muitas vezes ultrapassa o interesse de ver o nome de Deus sendo exaltado.

Sendo assim, seja qual for a missão que Deus lhe deu, saiba que você pode contar com Ele e com outros irmãos para cumpri-la. Você não está sozinho!

Graça e paz,
Carol.

  • Share on Tumblr

0 respostas: