Domine seu pecado

segunda-feira, janeiro 11, 2016 Maravilhosa Graça 0 Comments


 “Se você fizer o bem, não será aceito? Mas, se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.” Gênesis 4:7 
Se você não sabe a história toda, aí vai um resuminho: Caim e Abel eram irmãos e ambos decidiram fazer uma oferta a Deus. Caim era agricultor e trouxe frutos de sua terra ao altar do Senhor, enquanto Abel, que era pastor de rebanho, trouxe a primeira cria do seu rebanho e separou as melhores partes para colocar no altar. O Senhor rejeitou a oferta de Caim, mas aceitou a de Abel; e o primeiro se revoltou. A questão principal aqui não é se Deus preferia frutos ou carne, se uma oferta era melhor que a outra. Não, Deus rejeitou a oferta de Caim pela disposição de seu coração, que era bem diferente da de seu irmão Abel. Essa passagem no geral é muito conhecida, o primeiro derramamento de sangue, a briga de Caim e Abel...

Começo de ano e eu começando um novo plano de leitura quando, de repente, algo me chamou a atenção nessa passagem. Já li essa parte da Bíblia tantas vezes e nunca tinha reparado no versículo acima como aconteceu essa semana.

Mas continuando, logo após a rejeição da oferta de Caim, o mesmo ficou revoltado. E é aí que entra a reflexão de hoje. Deus explica para Caim que, se ele fizer o bem (se tivesse ofertado com amor no coração) será aceito; e o alerta sobre o que está por vir: o pecado.

O pecado sempre esteve à nossa volta, o tempo todo, em todas as gerações. De Adão e Eva até os dias de hoje, não houve um dia sequer em que o Diabo não estivesse nos tentando e nos fazendo cair em pecado, e nós sabemos disso. Deus também sabe disso e, por isso ele nos alerta para vigiarmos, para não cedermos à tentação e evitarmos o pecado.

Como Caim, quando não fazemos o que é bom, temos a tendência de pecar, e o pecado está lá, apenas esperando uma brecha da nossa parte para entrar e arruinar tudo. Como Deus disse, o pecado deseja nos conquistar e essa conquista começa pelo nosso coração, pelos nossos sentimentos. Se nos deixamos levar pela bem que não fizemos, então nosso coração se encherá de ira e o pecado encontrará a sua brecha para entrar.

Na última parte do versículo, Deus dá a cartada final, a melhor dica do que podemos fazer para não deixar o pecado nos afetar: dominá-lo. Quando nós fazemos algo ruim, que desagrade a Deus ou que não tenha sido feito com todo o nosso coração para o Senhor; quando sofrermos uma rejeição, quando nosso coração ficar magoado, irado ou triste; quando o medo, a insegurança e o sentimento de derrota nos sondar e nos tentar , então o pecado fica à espreita esperando o momento certo para nos conquistar, mas se nós aprendermos a dominar esse instinto de pecar, então estaremos com o controle próprio em mãos e podemos fazer o bem para agradar a Deus novamente.

Não se deixe dominar pelo pecado, pelo contrário, aprenda a controlar os seus instintos para que assim não caia na tentação.

Deus te abençoe grandemente,


Bruna. 
  • Share on Tumblr

0 respostas: