O sacrifício de Caim

sexta-feira, outubro 16, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor.
Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou.
Gênesis 4:2-5

Durante muito tempo não entendi por quê Deus não aceitou o sacrifício de Caim. Os dois irmãos acreditavam em Deus, amavam a Deus, provavelmente ouviram a história de como tudo começou através dos seus pais, e ofereceram parte daquilo com que trabalhavam para Ele. O que havia de errado com Caim? Será que Deus preferia Abel?

Só depois de ler esses versículos inúmeras vezes e de assistir uma pregação sobre o assunto que fui perceber a diferença entre as ofertas. Caim levou frutos para Deus. Uma parte qualquer daquilo que ele tinha. Abel, por sua vez, levou a melhor parte para Deus. As partes mais gordas dos primogênitos das suas ovelhas. Não era uma parte qualquer. Com aquela oferta, Abel demonstrava que Deus era o Senhor da vida dele.

Com essa simples história, percebemos que Deus não está nem aí para religiosidade. Para cumprir rituais que são vazios de significado. Mesmo no primeiro livro do Antigo Testamento, Deus é claro: Ele nos quer por inteiro. Ele quer nossos corações, nossas vidas e nossa fidelidade.

Às vezes podemos ficar tentados a entregar apenas uma parte da nossa vida para Deus e deixar determinada área sob nosso controle. Talvez você tenha falado para Deus deixar seu dinheiro/ seus estudos/ seu trabalho/ seu relacionamento/ ou suas amizades sob seu controle e ser Senhor da sua vida apenas nas outras áreas. Talvez você tenha se dado ao direito de ter um determinado pecado. Afinal, você sempre bebeu/transou fora do casamento/ acessou pornografia/ deu um mau testemunho no trabalho e já é muito difícil parar. Deus vai entender.

Deus olha para a sua oferta e lembra da oferta de Caim. Ele olha para a sua oferta e a rejeita.

Eu entendo que viver uma vida com Deus é como entrar em um carro em movimento: não tem como estar, ao mesmo tempo, dentro e fora do veículo. Você precisa escolher, por mais difícil que seja, deixar de fora aquilo que você tanto ama. A oferta de Abel foi aceita porque ele, ao dar seu melhor para Deus, deixou implícito que daria tudo por Ele. Abel não deixou apenas ovelhas aos pés do Senhor, ele deixou sua vida.

Oro para que, ao ler esse texto, o Espírito Santo te incomode e identifique aquilo que está te impedindo de ter uma vida que seja sacrifício agradável aos olhos do Pai. Não importa o quão grave você acredita que seu pecado seja, não importa há quanto tempo você tem segurado essa parte da sua vida, não importa. Deus está pedindo para que você entregue o controle da sua vida e aceite entrar nesse carro em movimento, deixando todo o resto para trás. Ele se compromete em te fornecer tudo o que é realmente necessário para a viagem.

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6:19-34

Graça e paz!

  • Share on Tumblr

0 respostas: