O passo-a-passo do pecado

sexta-feira, outubro 09, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments

 

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Gênesis 3:1
A primeira coisa que o diabo faz é colocar uma interrogação onde Deus tinha colocado um ponto final. Mas não apenas isso. Ele faz a pergunta de um jeito que Deus parece egoísta, mau, como se Ele não estivesse interessado na nossa felicidade ou na justiça. “Como Deus pode ser justo se isso acontece?”, “Como Deus pode te amar se você está sofrendo tanto?”, “Se todo mundo faz isso, então qual é o problema de você fazer a mesma coisa?”, “Será que isso realmente é pecado?”.

Ele fez exatamente isso com Eva. Ele perguntou de uma maneira que parecia que Deus era egoísta, mandão. Ele não deixava Eva comer de nenhuma árvore do jardim?

E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Gênesis 3:2,3

No diálogo com satanás, Eva não disse exatamente o que Deus havia ordenado.

E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2:16,17

E isso também é um problema. Porque nós fazemos isso. Distorcemos os mandamentos de Deus e compreendemos mal o que Ele quis dizer. Talvez porque não concordamos com o que Ele diz que é certo e errado, talvez porque o mandamento contrarie os nossos desejos. E a partir desse mal entendimento, o diabo faz o que ele sabe fazer de melhor: ele mente.

Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Gênesis 3:4,5

Satanás constrói, através das suas mentiras, um Deus que não está interessado no ser humano. Você pode perceber que em todas as grandes mentiras que dominam o nosso mundo, Deus é visto como desinteressado na felicidade do ser humano e muito preocupado com o cumprimento dos mandamentos. O diabo desacredita até mesmo a Bíblia, utilizando dois extremos: ou Deus é muito severo e a Bíblia é uma imposição impossível de ser cumprida; ou Deus é extremamente compassivo e bondoso, assim, jamais se importaria com coisas tão triviais quanto o pecado.

E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Gênesis 3:6,7

O que acontece depois da mentira? O ser humano cai e leva outros para o mesmo caminho. Quando nós pecamos, conscientemente ou não, levamos o pecado para a vida dos outros. Seja afirmando que aquilo não tem nada de errado, seja dando mau testemunho e afastando outros de Deus, ou arrastando outra pessoa para o mesmo comportamento.

O pecado não é um problema apenas porque é uma rebelião contra Deus e uma desonra, mas também pelas consequências que traz consigo. O salário do pecado é a morte. Nem sempre é a morte física, no entanto. Pode ser a morte da confiança, a morte da fé, a morte da pureza, a morte do amor próprio. Por outro lado, Deus é a fonte da vida. Confiança, fé, pureza e amor são fortalecidos quando o pecado sai de cena.

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. 
Gênesis 3:8-10

O pecado causa distanciamento de Deus. Em um primeiro momento, ao ler esse versículo, pensei que pudesse causar apenas culpa ou vergonha. Mas Adão e Eva não fugiram, apenas: eles se esconderam. A voz de Deus soou no jardim, e eles temeram. E se distanciaram. Se esconderam de Deus.

Quero que você visualize essa cena triste. Deus e o primeiro casal conversavam enquanto passeavam no jardim, todos os dias. Mas numa determinada tarde o casal fugiu do encontro com Deus. Eles não queriam mais. Eles se rebelaram a partir do pecado.

E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Gênesis 3:11-13

Nesse versículo eu percebo a importância de confessarmos nossos pecados. Deus já sabia o que havia acontecido, mas Ele quer escutar nosso reconhecimento de que fizemos a coisa errada. Perceba que nenhum dos dois assume sua responsabilidade pelo pecado, sempre jogando a culpa em outra pessoa. Quantas vezes não fazemos isso? Apontamos o dedo para aqueles que nos influenciaram, como se fossemos inocentes. Todos nós somos responsáveis pelas nossas escolhas perante Deus, porque, em última instância, a decisão de pecar é tomada por nós.

Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Gênesis 3:14,15

Esse é o versículo que nos deu uma saída. A primeira profecia de que Jesus viria e destruiria o inimigo de nossas almas. Além de tirar o poder do pecado das nossas vidas, Jesus nos salvou e nos devolveu a oportunidade de vivermos eternamente em comunhão com Deus.

Escrevi esse post porque eu percebi que, muitas vezes, o meu pecado estava sendo construído muito antes de eu, de fato, cometê-lo. Por vezes era uma brecha a uma pergunta maldosa do diabo, um questionamento desnecessário de Deus e de seus mandamentos, era a burrice de acreditar nas mentiras de satanás. O pecado não aparece do nada na nossa frente, mas nós somos constantemente enfraquecidos, para quando a tentação chegar nós não tenhamos forças.

E é justamente por isso que nossa relação com Deus deve ser diária, ininterrupta, cheia de oração e leitura bíblica. Precisamos nos cercar Dele, para que não haja espaço para qualquer outra coisa. Com as preocupações terrenas nós esquecemos que estamos em constante luta espiritual. Almas estão em jogo, e já passou da hora de aprendermos a identificar as ações do inimigo para nos defendermos mais efetivamente.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Mateus 26:41

Graça e paz!



  • Share on Tumblr

0 respostas: