Especial Dia dos Namorados |#02| Pureza e santidade

segunda-feira, junho 08, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments



Olá, pessoas!

Nosso Especial do Dia dos Namorados começou ontem, com a importância de uma vida espiritual saudável para nossos relacionamentos amorosos, e hoje vamos falar do assunto que, para mim, é o mais importante para os solteiros cristãos: a pureza. Tenho percebido uma certa confusão com o que seria a pureza que Deus deseja que nós tenhamos, então decidi escrever sobre ela.

Já assisti a muitos cultos do Pastor Márcio Valadão, e uma vez ele falou algo às garotas solteiras que me marcou: seja um jardim fechado. Imagine a cena. Você passa todos os dias por uma rua e repara em um muro alto, feito de pedras, com um pequeno portão. Não tem como você saber o que tem do outro lado, porque não há frestas; não tem como você simplesmente invadir aquele terreno, porque o muro é alto. Um dia, você tem a oportunidade de, finalmente, descobrir o que há atrás daquele muro. O portão é aberto e quando você o atravessa, se depara com um jardim repleto de flores, de todas as cores, de toda variedade possível.

Aquele jardim não cresceu de um dia para o outro. Provavelmente, sem a proteção que o muro oferecia, não haveria um jardim tão sensacional para ser visto. Quando somos jardins fechados, jardins protegidos, a mesma beleza estonteante poderá ser cultivada em nós. 

Obviamente, trazendo a metáfora para o mundo real, isso não significa que você deve se prender em uma torre e se manter afastada do mundo no melhor estilo Rapunzel. Essa metáfora não quer que você pare de sair com seus amigos, não quer que você deixe de ser jovem, alegre e extrovertida. É claro que não! O que a metáfora do jardim fechado quer dizer é que nós precisamos ser puros, que nós precisamos buscar àquela pureza que a Bíblia fala aqui:

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12

Nos últimos tempos, pureza tem significado apenas a abstinência sexual que a Bíblia comanda. Nós restringimos essa virtude tão nobre apenas para o nosso corpo. Queridos, pureza vai além disso! Deus nos chamou para sermos santos, para sermos o Seu povo na Terra. Isso significa que Ele espera que nós sejamos puros em todas as áreas das nossas vidas. Nosso corpo deve buscar a pureza, mas também os nossos pensamentos e sentimentos.

Mas como nós distorcemos esse conceito, apenas para continuarmos pecando! Nós podemos até manter a pureza física, mas nossos pensamentos são cheios de luxúria, de inveja, de cobiça e de idolatria. Nossos sentimentos são egoístas e nos fazem reféns! Se o padrão moral de Jesus nos manda oferecer a outra face quando alguém nos bate no rosto, imagine o tipo de pureza que Ele está pedindo! Será que o mero escolher esperar pelo casamento para ter sexo é o padrão de pureza do nosso Deus?

O problema da nossa geração, que cresceu com smartphones e internet, é separar os valores veiculados no meio secular e os valores que nós, cristãos, temos. Estamos nos conformando com um padrão muito raso. Qualquer pessoa que tenta viver o mínimo do que Jesus ensina é vista como ultrarreligiosa e ultrapassada. Os jovens cristãos têm aprendido a se relacionar com o sexo oposto assistindo novela ao invés de aprender através da Palavra. Olhamos para o mundo, procurando respostas que apenas o nosso Deus consegue dar.

Irmãos e irmãs: a pureza abrange o corpo, mas também os pensamentos, os sentimentos. Pureza diz respeito a uma vontade constante e perpétua de ficarmos mais parecidos com Jesus. Nossa mente e nosso coração devem estar submetidos a Deus, e assim eles estarão puros. A pureza do corpo é mera consequência. Assim como a boca fala do que o coração está cheio, nossas ações revelam nosso estado espiritual.

Quando eu falar de santidade e de pureza no restante desse texto, quero englobar tudo isso: corpo, mente e coração. Deus não pede pedaços das nossas vidas, mas nos pede por inteiro.

Como alcançar pureza e santidade

Como foi dito no post passado, tudo começa com uma vida espiritual profunda e dinâmica. Com esse ponto já observado, podemos passar a algumas consequências práticas.

Pureza nos pensamentos

- Pornografia e masturbação, além de afetarem, em algum nível, a pureza do corpo, destroem a pureza da sua mente. Como a gente já sabe, o sexo foi criado por Deus, não para ser um tabu ou uma fonte de culpa, mas para ser plenamente desfrutado – só que na hora certa. Portanto, guarde seu corpo e sua mente para desfrutar desse prazer no casamento – que é o momento que Deus planejou para isso. 

- Inveja, orgulho, cobiça são alguns dos exemplos de pensamentos que nós podemos cultivar. Sonde sua mente e encontre os pensamentos maldosos e pecaminosos que você tem. Confesse seu pecado e vigie para que aquilo deixe de ser um hábito. Logicamente, expulsar pensamentos pecaminosos da nossa mente é uma das coisas mais difíceis que existem na vida de um cristão, mas a partir do momento que você cultivar na sua mente a Palavra de Deus, que é cheia de amor, você perceberá que é mais fácil reproduzir esse tipo de pensamento saudável. 

Pureza nos sentimentos

- Um livro sensacional, que mudou minha maneira de ver meu tempo como solteira, é o “Romance a maneira de Deus” da Leslie Ludy. Pela primeira vez eu fui alertada sobre o quanto o controle dos meus sentimentos pode ser uma maneira de honrar o meu future cônjuge e uma forma de me proteger de decepções. Muitas vezes nutrimos sentimentos por alguém sem nem mesmo conhecermos aquela pessoa direito, ou entregamos nosso amor como se fosse uma mercadoria barata. Temos que entender que somos filhos e filhas de Deus: nossos sentimentos, assim como nós mesmos, são extremamente valiosos! Nosso amor e nossa confiança devem ser entregues para alguém que esteja comprometido em nos honrar e a honrar esse compromisso. Assim, precisamos aprender a controlar toda essa ansiedade em arrumar um companheiro e entregar essa espera para Deus. Nossos sentimentos não podem ser arremessados no colo do outro, pois ele, simplesmente, talvez não queira ou não possa satisfazer todas aquelas expectativas. Nossos sentimentos, assim como o jardim da metáfora, devem ser protegidos.

E assim, quando aprendermos a submeter nossas ações, sentimentos e pensamentos a Deus, protegemos o nosso jardim. Deus consegue plantar coisas inesperadas em nossos corações, e o solo fértil e puro permite que nossos frutos sejam estonteantes, para a glória do Senhor!

Pureza não deve ser apenas o “escolher esperar”, mas deve ser uma busca por uma mente mais parecida com a de Deus. A busca por santidade e pureza no namoro ou no tempo de solteiro não pode ser uma lista de certo e errado, uma linha entre pode e não pode. Santidade e pureza são caminhos que escolhemos andar. Às vezes tropeçamos, avançamos e retrocedemos, mas temos a certeza que estamos na trilha certa.

Não deixem de acompanhar os próximos posts!

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
1 Tessalonicenses 4:3-5
Obs: assim como no último post, quero deixar algumas 'leituras complementares' para vocês. Primeiro, o texto da Vitória que explica por que devemos esperar pelo casamento;  em segundo, esse texto do blog Graça em Flor que fala sobre os motivos certos para buscar a pureza; e, por último, esse antigo texto em inglês do Set Apart Girl, que fala sobre a possibilidade de sermos solteiras e realizadas.

  • Share on Tumblr

0 respostas: