Take chances | Corra riscos

quarta-feira, março 25, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments

Depois de verem o que havia no vale, eles voltaram, trazendo algumas frutas que encontraram lá. E nos contaram que a terra que o Senhor, nosso Deus, nos estava dando era boa.
— Mas vocês desobedeceram à ordem do Senhor e não quiseram tomar posse da terra. Em vez disso, ficaram nas suas barracas, queixando-se e dizendo: “O Senhor está com ódio de nós; ele nos trouxe do Egito para sermos derrotados e mortos pelos amorreus. Que terra é essa que temos de conquistar? Nós ficamos com medo quando os nossos espiões disseram que o povo dessa terra é mais numeroso e mais forte do que nós, e que as suas cidades são enormes e protegidas por muralhas que chegam até o céu! E disseram também que viram gigantes lá!”
— Então respondi: “Não se assustem, nem tenham medo dessa gente. Pois o Senhor, nosso Deus, vai adiante de nós e ele combaterá por nós. Ele fará a mesma coisa que vocês o viram fazer em nosso favor no Egito e também no deserto.
Deuteronômio 1:24-31
         
me·do |ê| 1
(latim metus, -us)
substantivo masculino
1. Estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaça, reais,
hipotéticos ou imaginários.
 = FOBIA, PAVOR, TERROR
2. Ausência de coragem (ex.: medo de atravessar a ponte). = RECEIO,
TEMOR ≠ DESTEMOR, INTREPIDEZ
3. Preocupação com determinado fato ou com determinada possibilidade (ex.: tenho medo de me atrasar). = APREENSÃO, RECEIO
4. [Popular]  Alma do outro mundo. = FANTASMA
"medo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/medo [consultado em 17-03-2015].

             Eu sou uma pessoa que sente muito medo. O meu medo já me impediu de aproveitar várias oportunidades e de conquistar objetivos. Por ter medo eu cheguei a me trancar dentro de mim e passei a não confiar nas pessoas. Eu tenho medo de falhar, medo de ser mal vista, medo do que irão pensar de mim. Medo, medo, medo! Mas tenho medo, principalmente, do invisível. Assim como no versículo acima, eu já perdi chances de ter algo maior e melhor simplesmente porque não conseguia acreditar no invisível, por não acreditar que ainda que as circunstâncias pareçam ruins existe um jeito. Eu tinha medo dos gigantes. 

             O medo, como na descrição do dicionário acima, é algo que te impede de prosseguir. Quando sentimos medo de alguma coisa, isso significa que não podemos nos aproximar dela sem que soframos algum tipo de reação: apreensão, temor, pavor. Eu, por exemplo, tenho graves problemas com medo de cobras. Em uma excursão para o zoológico de Brasília com a faculdade, ao ter que me aproximar de algumas cobras para fazer análise e relatório, eu comecei a me sentir mal de medo e paralisei. A sensação de estar ali e não saber se de uma hora para a outra alguma daquelas cobras me atacaria era tão incômoda que a minha pressão caiu e eu comecei a desmaiar dentro da “sala das cobras” em que estávamos. E é bem isso que acontece quando sentimos medo de qualquer coisa, até de oportunidades.

            A diferença entre o medo que eu sinto de cobras e o medo que sentimos dos riscos de uma oportunidade é enorme. Quando eu não consigo me aproximar de um laboratório cheio de cobras vivas, as pessoas entendem que isso é um medo real e que, caso necessário, eu faço o relatório depois com a ajuda de um colega, isso não me impede de seguir em frente no meu curso e ser bem sucedida. Quando eu sinto medo do que não estou vendo, isso gera um tipo de paralisia de vida, pois o que nos leva para frente são as oportunidades que recebemos de mudar algo, de avançar, de crescer e, se eu temer os riscos das oportunidades, torna-se impossível avançar.

            O versículo em destaque mostra bem o que estou querendo dizer. Deus mandou que o povo tomasse a terra do vale de Escol, porque era uma terra boa e fértil. Eles sabiam que aquela terra era o melhor lugar para eles, mas eles tiveram medo por causa do que poderiam enfrentar ao tentar invadir a terra. Lá havia gigantes e eles ficaram atemorizados e não quiseram correr o risco. Mesmo sendo uma ordem de Deus, seu temor foi maior que sua confiança em Deus, e eles perderam a oportunidade por medo de correr riscos. E isso acontece muito conosco. Muitas vezes nós sabemos que aquilo que Deus está nos mandando fazer é a melhor opção para nós, mas ficamos com medo dos riscos que teremos que correr para que aquilo aconteça. Temos medo do sofrimento. Em vez de seguirmos em frente e lutarmos para conquistar o que queremos ficamos na nossa zona de conforto reclamando que o caminho está muito difícil.

            Renúncia e sofrimento fazem parte de toda conquista. Quando vemos uma pessoa que passou por muita luta até alcançar seu objetivo final, achamos que é merecedora do prêmio, mas sua vitória só é bem vista por causa de todo o caminho difícil que teve que percorrer até lá.            Deus ficou muito irado com o povo porque não quiseram cumprir a sua parte. Com tudo o que eles viram quando foram sondar a terra, todas as frutas, todas a terra fértil, Deus tentou mostrar a eles que toda a luta que eles teriam - os gigantes que teriam que enfrentar - valeria a pena, contudo eles ainda não acreditaram. Então Moisés fala para eles que não deveriam temer, porque quem teria lutado com eles era Deus.

            E hoje eu também quero te falar isso: não tema! Quem está no comando das coisas é Ele. É ele quem irá te guiar, quem irá lutar por você e quem te carregará nos momentos mais difíceis. Pode parecer que há muitos gigantes no caminho e que será impossível prosseguir, mas Deus é que combate, Deus é quem luta, Deus é quem ganha. Não perca mais oportunidades por medo dos riscos, por medo da luta, por meio do desafio. Não tema do invisível, porque o nosso Deus é o Deus que não se vê e ainda assim ele quer te dar o melhor e está com você em todo tempo. 
  • Share on Tumblr

0 respostas: