Não são os mesmos, mas são os melhores

segunda-feira, março 16, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


Todos nós fazemos planos. Sou suspeita para falar disso, pois umas das minhas manias é fazer listas. Lista dos livros que quero ler, lista dos lugares que desejo visitar, lista dos trabalhos que preciso entregar, lista do que vou comprar naquele dia e por aí vai. Talvez você não tenha esse mesmo costume, mas certamente você sonha. Sonha em ser bem sucedido na sua carreira, sonha em se casar, sonha em viajar o mundo. E sempre temos aquele medo, no fundo do nosso coração, de que nossos sonhos não se realizem. Talvez eu nunca me case. Talvez eu não tenha dinheiro para conhecer os lugares que eu realmente quero. E sabendo que todos nós passamos por isso, queria trazer algumas palavras sobre este assunto: nossos sonhos e planos.

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Isaías 55:8-9

Nós já estamos cansados de escutar esse versículo. Ele nos desanima. É como se ele dissesse "não adianta sonhar, Deus está mais interessado nos planos Dele do que nos seus". E hoje eu queria tirar essa sensação dos nossos corações. Não precisamos pensar muito para percebermos que essa imagem de um Deus tirano, que pouco se importa com nossos desejos e anseios, não combina com o Deus que enviou seu filho para nos salvar. Podemos concluir que algo está errado, pois a mesma pessoa não poderia ter comportamentos tão intensamente diferentes. 

Observe que esse versículo diz que nós, seres humanos, temos caminhos e pensamentos diferentes dos quais o Senhor tem. Os pensamentos e caminhos Dele são melhores, mais nobres e mais corretos. No entanto, nós ainda temos as duas opções. Ainda temos a opção de nos mantermos nos nossos caminhos. Mas também temos a opção de andar nos caminhos de Deus, de abdicarmos da nossa ideia do que seria o melhor caminho. Deixe-me dar um exemplo.

Quando eu estava no último ano do ensino médio eu não sabia qual curso deveria escolher. Fiz inúmeros testes vocacionais e todos eles apenas me deixavam mais confusa. Decidi, então, perguntar a Deus o que eu deveria fazer. E Ele respondeu. No entanto, Ele respondeu o curso que eu menos queria fazer. Eu me perguntava porque Ele queria me ver infeliz, porque Ele não podia me entender e já estava decidida a simplesmente ignorar Sua instrução. E então tive um sonho em que Ele dizia "Não são os mesmos, mas são os melhores". E Ele falava justamente sobre Seus planos e Seus sonhos. O que Deus sonha para mim, muitas vezes, é completamente diferente daquilo que nós temos em mente. Nos questionamos o porquê dessa diferença. Muitas vezes, apenas ansiamos uma bênção em nossos planos. Queremos que Ele diga que aquela é a pessoa certa, que aquele é o emprego certo ou que aquela decisão já tomada condiz com o que Ele deseja. Mas nem sempre isso acontece. E por que? Porque Ele consegue ver lá na frente. Ele vê a história como um todo, em uma perspectiva da eternidade. Nós apenas lidamos com nossas emoções e ideias pré-concebidas.

Veja bem, eu poderia muito bem ter seguido outro caminho. Mas eu decidi confiar no que Deus tinha para mim, mesmo que aquilo, no momento, significasse uma renúncia imensa. Eu ainda não sei o que Deus planeja para mim no meu futuro profissional, mas tenho certeza que estou no caminho certo. Ao contrário do que eu podia imaginar, eu adoro meu curso e tenho o privilégio de fazer o que eu descobri amar. Ele enviou amigos cristãos e consigo perceber o quanto essa decisão me abençoa todos os dias.


Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.

Colossenses 3:2

A história de José é muito inspiradora nesse sentido. Ele servia a Deus e, assim como todos nós, tinha sonhos e aspirações para a sua vida. No entanto, tudo o que ele poderia ter planejado é interrompido. Ele é vendido como escravo pelos próprios irmãos (Gênesis 37), foi acusado injustamente pela mulher de Potifar de tentar se deitar com ela (Gênesis 39:12-15) e preso em uma terra estrangeira (Gênesis 39:20). Nós podemos imaginar que Deus o abandonou, para permitir que tantas coisas lhe acontecessem. No entanto, leia os seguintes versículos:


O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio.

Gênesis 39:2


José ficou na prisão, mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.

Gênesis 39:20-21


O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava.

Gênesis 39:23

Mesmo em meio a todas essas turbulências, a Palavra diz que Deus estava com ele. Nós pensamos que isso é impossível. Se os planos de Deus são melhores, por que José teve que sofrer tanto? Por que eu tenho que sofrer tanto? 

O sofrimento, em uma visão terrena, é terrível. Ele apenas tira coisas de nós. Tira nossa felicidade, nosso ânimo, e, por vezes, nossa fé. Mas quando temos uma visão da história como um todo, vemos que o sofrimento fazia parte do processo necessário em nossas vidas. Já falamos aqui no blog porque Deus permite que coisas ruins aconteçam (como fome, guerras, etc), mas estou falando de lutas na sua vida pessoal. Estou falando de algo que atrapalhe seus sonhos. Estou falando de problemas familiares, conjugais, ministeriais, financeiros, etc.

Existem duas opções: seguir os planos que Deus tem para nós ou seguir os nossos próprios planos. Sempre enfrentaremos dificuldades, obstáculos. No entanto, quando estamos debaixo da bênção divina, temos certeza que todas as situações têm um propósito. Resumidamente, minhas palavras são: por mais difícil que seja renunciar algo que você deseja muito, lembre-se que Deus te ama incondicionalmente e que apenas faz isso porque tem coisas maiores e melhores em mente. Se você está enfrentando oposições, saiba que nada em nossas vidas acontece por acaso. Podemos não entender o porquê no momento, mas sempre há uma razão. Assim, sempre coloque seus projetos e sonhos diante de Deus. Sempre peça Sua opinião. Ele te guiará pelo caminho certo. Pode ser o mais longo, pode haver trechos perigosos e sombrios, mas Ele estará com você. E nada vale a pena se Ele não está conosco.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 
Romanos 8:28

Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá. 
Provérbios 19:21

Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
Isaías 45:22


  • Share on Tumblr

0 respostas: