Intolerância e Preconceito Religioso

sexta-feira, dezembro 05, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments



     O assunto do devocional de hoje é bastante amplo, então me desculpem se ficar extenso demais. Na verdade, quero falar sobre algo que me deixa particularmente chateada e, confesso, um pouco decepcionada com as pessoas (de quaisquer religiões e crenças) quando percebo comportamentos que, por causa do egocentrismo, são preconceituosos. É, você deve saber do que estou falando. Estou falando de pessoas que esquecem completamente a noção de respeito quando se trata de sua crença, porque colocam suas concepções no centro do universo e tornam isso a justificativa para acusar todas as opiniões divergentes. Isso acontece em praticamente todos os grupos - felizmente, não com todas as pessoas. Ateus, agnósticos, budistas, espíritas, cristãos católicos, cristãos protestantes... Existe uma onda de preconceito e intolerância que deveria ser inadmissível nos dias de hoje; então, quero abordar esse assunto para te levar a refletir: você é um intolerante?

     Não sei se há pessoas de outras religiões que nos leem, mas isso vale para todas. O que sei é que, falando especificamente para cristãos, essa realidade precisa mudar, porque nós cremos em um motivo ainda mais forte que o respeito humano para colocar a tolerância em prática: o amor de Deus. Eu acredito que você pode ser uma pessoa de caráter e ética independentemente da sua fé. Mas o que quero dizer é que, para um cristão, não existe desculpa, já que tratar as pessoas com amor foi o maior ensinamento do próprio Jesus.

     Se eu fico chateada quando vejo pessoas atacarem o cristianismo e a Bíblia? Muito. Sinceramente, isso me entristece, porque é um ataque a algo que eu amo e vivo. Mas o próprio Jesus nos advertiu sobre isso nos Evangelhos, quando falou sobre a perseguição (não estou aqui falando de pessoas que simplesmente não creem em Deus, mas das que atacam cristãos e têm por objetivo acusar a fé deles sem o mínimo respeito), então o que eu posso fazer se não conseguir convencê-las do amor Dele? Alguns vão nos acusar sim, serão intolerantes, nós sabemos disso. E eu me entristeço, mas oro para que isso mude em seus corações. Agora, o que me decepciona profundamente, é ver a forma como alguns de nós reagimos a essas situações.

     Estou cansada de ver crentes respondendo com ignorância, cheios de si, pensando ser melhores do que os outros e donos da verdade absoluta.  Estou cheia de ver cristãos apontarem o dedo para pessoas de outras religiões, ou de orientações diferentes daquelas nas quais nós cremos (como opção sexual, diferentes doutrinas, diferentes opiniões sobre diversos assuntos como tatuagens, relacionamentos e alguns temas bíblicos). A conduta dessas pessoas não apontam para Cristo, mas para elas mesmas. É muito fácil para você, crente, apontar o dedo e dizer "Isso é pecado, Deus condena o que você faz, você vai para o inferno!" Por favor, me diga, quem te deu essa autoridade para designar o destino das pessoas? Me mostre na Bíblia a passagem que garante seu respaldo para desrespeitar ateus, homossexuais, ou quaisquer outras pessoas. Pelo contrário, Ele deixou muito claro que julgar será papel do Pai, convencer é papel do Espírito Santo, e o que nos cabe é somente amar!

     Sim, nós conhecemos a verdade, mas é impossível transmiti-la sem amor, e alguns parecem estar ignorando esse fato. Você nunca vai conseguir aproximar alguém do amor de Deus se só fala com intolerância e desrespeito, sabe por quê? Simples: porque Deus NÃO É assim, e a Palavra Dele não te ensina a ser assim. Se você age dessa maneira, eu sinto muito, mas sua conduta não representa Cristo na Terra. Existem coisas que Deus rejeita, sim, mas não pessoas. Ele condena práticas, mas age em amor para com as pessoas em todo o tempo. Então é claro que você pode discordar de algo, mas jamais deve agir com preconceito. Acaso pessoas que pensam diferente precisam se matar por isso?

     Esse texto é um desabafo. Poderia citar muitos versículos, mas a leitura da Bíblia em si leva à percepção do que Deus realmente é e deseja de seus filhos. Você que é um cristão deveria saber que é importante ter, resguardar e compartilhar sua fé; mas sem impor e, por favor, sem desrespeitar a opinião alheia. 

     Este é o meu apelo hoje. A você que tem uma crença diferente da minha: eu respeito sua opinião sem concordar, então peço que respeite a minha, sem precisar brigar para isso e sem precisar me chamar de tolo por causa daquilo no que creio. Se você tem os seus motivos, eu tenho os meus. E por favor, não generalize quando disser que "crentes são ignorantes". Quero deixar publicamente registrado que essas pessoas que acusam com preconceito e intolerância não me representam e, na verdade, me envergonham. Eu acredito que podemos defender nossa fé sem passar por cima dos outros, e a minha fé, especificamente, consiste nisto: amor ao próximo. Foi isso que o meu Jesus ensinou. Então saiba que os verdadeiros cristãos poderão não concordar com você, poderão até mesmo tentar te mostrar seus motivos, mas jamais terão um discurso de ódio. 

     A você que também segue (ou diz seguir) a Cristo: analise se você está fazendo seu papel. Persevere, guarde sua fé até o fim, represente aquilo no que você crê, mas tenha sabedoria para falar e para agir. Tenho certeza que o coração do próprio Deus se alegra com aqueles que sabem transmitir sua mensagem verdadeira, e não esse Evangelho deturpado de pessoas preconceituosas.

Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória


  • Share on Tumblr

0 respostas: