É tempo de crescer

quarta-feira, dezembro 17, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments


Fim de semana passado eu estava em uma reunião com o pessoal da minha célula e, nessa reunião, algumas pessoas ministraram sobre temas que falaram muito comigo. Elas falaram sobre responsabilidade, maturidade, equipe, proatividade e liderança. Todos esses temas me levaram a refletir sobre crescer. Eu te pergunto: você acha que tem crescido ou ainda está numa fase de juventude da sua fé? Me lembro de uma vez, quando eu fiz 18 anos, que eu escrevi um texto pessoal onde eu falava que eu não tinha crescido. Eu tinha idade adulta, mas no meu íntimo eu me sentia uma criança ainda e que não estava pronta para assumir certas responsabilidades. Imagino que eu não sou única no planeta e que várias pessoas já se sentiram como eu, tanto na sua vida pessoal quanto na sua vida cristã. Agora, depois de dois anos, eu vejo que muita coisa mudou e que eu estou bem mais madura que naquela época, apesar do pouco tempo. 

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.I Coríntios 13:11

Esse foi um dos versículos citados nessa reunião e, para mim, ele é chave de tudo que eu quero passar pra você nesse texto. Todos nós passamos por fases em nossas vidas cristãs. Temos uma fase de infância, que é quando estamos nos estabelecendo em alguma igreja e na fé, quando estamos conhecendo Jesus; temos a juventude, que é quando já nos estabelecemos na fé, mas ainda não somos tão experientes, nem maduros, nem temos um conhecimento grande suficiente do que Deus representa, nem do que nós representamos para Deus, mas estamos descobrindo; temos a fase adulta, que é quando alcançamos um patamar de maturidade e experiência, somos estabelecidos na fé e na igreja; e a fase madura ou "idosa" na fé que, além de tudo o que as outras fases já acarreta, ainda trás um domínio do conhecimento e sabedoria para usá-lo. Entre cada uma dessas fases existe um momento de transição; e entre esses três momentos, acredito que o momento de transição mais importante de todos é quando passamos de jovens para adultos na nossa fé. Se você ainda está na fase de infância ou se considera uma pessoa madura, esse texto também é para você. Para os primeiros serve como uma lição, para quando chegarem nesse período; para os últimos serve para uma auto análise: se realmente alcançamos a maturidade ou se estamos enganados e ainda somos mais jovens do que imaginávamos. 

Quando somos jovens, entre os 18 e vinte e poucos anos, nós vivemos a época da liberdade. Muitos chamam de idade da inconsequência, porque fazemos algumas coisas totalmente impensadas. Também é a fase em que quebramos muito a cara e aprendemos as coisas pelos métodos da vida, da maneira mais difícil. Nessa fase, a responsabilidade ainda é pouca, mas vai sendo melhorada a medida que nós vivemos certas experiências. A fase de juventude é aquela em que, na fé, nós temos nossas experiências com Jesus e entendemos que essas experiências tem um propósito e aprendemos com elas. Eu conheço muita gente jovem e também muita gente jovem na fé. Nós jovens somos muito despreocupados, e temos pouca visão do futuro, mas na fé, a juventude significa um crescimento que tem um alvo, que tem visão futura. Quando somos jovens na fé, o crescimento é consequência daquilo que vivemos diariamente. Eu e meus amigos jovens temos crescido muito.

Como diz o versículo, quando viramos homem/mulher, deixamos para trás coisas que já não são mais cabíveis em nosso comportamento e tomamos outra atitude. Com o passar do tempo, a juventude nos leva a adquirir maturidade; nós entendemos que crescer acarreta responsabilidades e que não há como fugir delas. Com essas responsabilidades, nós aprendemos que a Igreja funciona em conjunto, que cada pessoa tem um papel de responsabilidade no Reino, que nós somos todos uma equipe de Cristo e que nessa equipe o amor é fundamental. Na fase de juventude nós aprendemos a amar o outro incondicionalmente e isso nos leva à uma posição de liderança: nos tornamos exemplo para as outras pessoas, tanto cristãs como não cristãs. Quando nos tornamos adultos, é quando as pessoas começam a reconhecer a luz de Cristo em nós. Esse momento, quando você adquiriu cada um desses níveis, você deixou para trás as coisas e o pensamento de menino, de jovem, e se tornou um adulto que entende o que precisa ser feito pelo Reino e faz, sem precisar de ordens como um adolescente. Ser adulto não significa também ser careta. Não significa estar em essa ou aquela posição dentro da igreja ou em seu ministério. Ser adulto tem a ver com o nível do seu relacionamento íntimo com Deus. Ser adulto significa que você tem um entendimento suficiente de qual é o seu papel no Reino. Significa que você tem maturidade para tomar decisões. Que o alimento espiritual que você recebe agora é sólido. 

Embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. Hebreus 5:12-14

Se você está na juventude, o importante é que você entenda que não pode ficar nessa etapa da sua caminhada cristã para sempre. Você precisa procurar aprender mais, crescer mais e amadurecer mais, para que assim, aquilo que você recebe de Deus deixe de ser alimento de criança e se torne alimento de adulto. Que você passe de um ensinamento básico, elementar, para o alimento sólido daqueles que  são experientes e maduros. O chamado de Cristo para você é o mesmo que ele fez para mim naquela época. Ele me chamou para me tornar adulta e crescer. E agora ele me chamou de novo para ser madura para lidar com as responsabilidades dessa vida adulta que eu decidi assumir. Acredito que esse também é o chamado do Senhor para você hoje. Peça a ele que te oriente e te ajude a crescer. Peça a ele para que, se você enxerga hoje que não é uma pessoa adulta na fé, ele te dê mais experiência para se tornar uma. E receber aquilo que é de adulto.

Paz e fogo. 
  • Share on Tumblr

0 respostas: