Pare de se segurar, seja segurado
Você já se segurou para não chorar? Já ficou louco para chegar em casa e correr para algum lugar onde pudesse ficar sozinho e desabar em lágrimas? Imagino que todos nós já fizemos isso. É horrível precisar ser (ou parecer) forte na frente das pessoas. E quando somos crianças e os motivos de nossas chateações são tão tolos como cortes no joelho, é fácil sair correndo para o colo do primeiro adulto que aparece. Mas e depois que nós crescemos?
Entenda: adultos também choram - adolescentes, jovens, idosos ou o que for. E, por mais "durão" que você seja, eu garanto que já precisou ou vai precisar de colo. Mas quanto mais velhos ficamos, mais difícil fica tentar buscar esse consolo porque ficamos com uma certa vergonha de chorar na frente das pessoas ou buscar ajuda, sentimos vergonha de demonstrar nossa "fraqueza". É por isso que dizem que homem não chora, que mulher forte não chora, que gente grande não chora. Bom, a gente sabe que isso é mito.
Eu não sou contra se você prefere não chorar em público. Na verdade, eu fui assim por muito tempo e entendo. Eu sei, parece que para mim é fácil falar, porque eu sou menina, sou jovem e posso parecer dramática na frente dos meus amigos quando quiser. Mas muitas pessoas têm resistência em buscar ajuda e preferem sofrer sozinhas quando têm dificuldades. O que quero dizer é que você tem liberdade para fingir ser forte, mas vai acabar mal se tentar fazer isso por um tempo longo demais.
Antes eu admirava as pessoas que aguentavam firme quando queriam chorar, e eu tentava ser assim. Hoje entendo que isso é sufocante, e vejo o quanto pessoas que tentam ser fortes o tempo todo precisam de ajuda - e elas sabem disso, mas se recusam a procurá-la por orgulho. Quando estamos assim, não nos abrimos com ninguém. Só que existe uma pessoa com a qual nós precisamos conversar nessas situações, que é o Espírito Santo. É, estou falando de desabafar. Estou falando de deitar no colo Dele como um amigo, e chorar até a cabeça doer, se for necessário. E eu não quero saber se você é criança, presidente do país ou lutador de MMA; você tem fraquezas e você precisa de alguém; e o primeiro passo é admitir isso.
Há duas semanas eu postei sobre o consolo que Deus nos oferece (leia aqui), e hoje estou escrevendo para você que precisa de consolo mas pensa que é bom demais para isso. Ou para você que só queria alguém que te abraçasse e dissesse que vai ficar tudo bem, mas que não consegue encontrar um único amigo ou não tem coragem de se abrir com os seus. Esse amigo existe, e o que Ele te diz hoje é: "pare de se segurar, e me deixe segurar você".
É bom aguentar firme. É bom lutar e passar pelas tribulações de cabeça erguida, sim. Mas nós não somos de ferro; nós precisamos de "colo" como qualquer criança de vez em quando, e existe alguém que pode nos oferecer isso mesmo quando nossos amigos não estão presentes e não conseguimos encontrar o abraço de que precisamos.
Para encerrar, quero recomendar a música que me inspirou a escrever este post: Just Be Held - Casting Crowns. Lembre-se: você não precisa ser forte o tempo todo, pode deixar que Ele seja forte por você. Ah, e se quiser conversar, a equipe do blog também se encontra sempre disponível (deixe seu comentário ou mande um email para tuagracabasta@gmail.com), ficaremos felizes em te ajudar.
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
2 respostas:
Eu amo os postes de vocês! :)
Que bom que gosta, ficamos felizes em ser instrumento de Deus na sua vida!
Vitória