Gálatas 5:22 – Paciência
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, PACIÊNCIA, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” Gálatas 5:22

Paciência
1. Capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades. = RESIGNAÇÃO ≠ IMPACIÊNCIA
2. Sossego com que se espera uma coisa desejada.
3. Perseverança.
"paciência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/paci%C3%AAncia [consultado em 30-04-2014].
É difícil para mim escrever sobre paciência, uma vez que sou o exemplo vivo de uma pessoa impaciente e ansiosa. Então, trouxe dois pequenos devocionais da Joyce Meyer para o fruto do Espírito de hoje, uma vez que não me sinto minimamente indicada para falar sobre o assunto.
“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. (Romanos 5:3-4)
É fácil dizer “Não se preocupe.” Mas colocar isso em ação requer experiência com Deus. Não acho que haja alguma maneira de uma pessoa superar completamente o hábito de se preocupar, de sentir ansiedade e temor; e desenvolver o hábito da paz, do descanso e da esperança. É algo que leva anos de experiência. É por isso que é tão importante continuar a ter fé e confiança em Deus em meio as nossas provas e tribulações. É muito importante resistir à tentação de desistir e jogar tudo para o alto quando as coisas ficam difíceis demais – e continuam ficando cada vez mais difíceis de no decorrer de um longo período de tempo. É nessas ocasiões difíceis de teste que o Senhor forma em nós a paciência, a capacidade de suportar e o caráter, coisas que eventualmente produzirão uma esperança repleta de alegria e de confiança.”
---------//------------------------//---------
“Porque é louvável (aprovado, aceitável e digno de elogio), que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte [passe pacientemente pelas] aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam [pacientemente] o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus. (1 Pedro 2:19-20, AMP)
Se você e eu vamos receber o que Deus quer nos falar através desses versículos, precisamos lê-los devagar e digerir cada frase plenamente. Admito que estudei esses versículos por anos tentando entender por que Deus se agrada tanto ao me ver sofrer quando a Bíblia deixa tão claro que Jesus levou sobre si os meus sofrimentos e as dores do meu castigo (ver Isaías 53:3-6). Precisei de anos para entender que o foco desses versículos em 1 Pedro não é sofrimento, mas a atitude que devemos ter. Note como a palavra “pacientemente” foi usada nessa passagem, quando diz que se sofremos aflições injustamente e lidamos com a situação com paciência isso é agradável a Deus. Para nos encorajar no nosso sofrimento, somos exortados a olhar para Jesus e ver como Ele lidou com a situação quando foi injustamente atacado. O que agrada a Deus é a nossa atitude de ser paciente – não o nosso sofrimento.”
0 respostas: