Dar ordens a Deus

domingo, junho 22, 2014 Maravilhosa Graça 1 Comments


    Os cristãos sempre aprendem que devem saber confiar na vontade de Deus porque, como a Palavra diz, ela é melhor do que a nossa. Só que eu e você, que sempre queremos fazer a nossa vontade independentemente de qualquer coisa, temos um péssimo hábito: dar ordens a Deus. Como assim? 

    Você conhece alguém que gosta de mandar? Claro, existem autoridades, existem pessoas cuja função é dar direcionamentos, mas não estou falando disso. Tem sempre alguém que quer dar ordens pra todo mundo, para que tudo saia do seu jeito, e não importam as outras opiniões ou o que seria mais adequado. A má notícia é que, muitas vezes, nós somos assim. E o pior: não somos assim só com as pessoas, mas com o próprio Deus. Queremos que Ele faça a nossa vontade, do nosso jeito, e no nosso tempo, porque se não for assim não serve.

    Vi uma ministração da Helena Tannure na qual ela fala sobre isso, e ela cita exemplos com os quais muitos cristãos podem se identificar. Ela cita as vezes em que dizemos "Deus, eu vou a esse acampamento, mas é a sua última chance de falar comigo, ouviu bem?"; "Senhor, eu quero um marido alto, loiro, de olhos azuis; se não for assim, não serve."; "Pai, quero comprar minha casa própria, mas tem que ser neste ano, ok?". Agora analise essas frases (com certeza você já disse alguma variação delas) e perceba quem parece estar dando a ordem nelas. Querido, você não é dono de Deus e Ele não te deve nada, Ele não precisa obedecer você. Se você o confessou como Senhor, é você que deve obedecê-lo e ter consciência de que a vontade Dele é melhor, o tempo Dele é melhor, e o jeito Dele de trabalhar é melhor. Deus não existe para servir você, é você que existe para servi-lo.

"Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá." Salmo 37:4-5

    Esse Salmo, muito conhecido, nos instrui a respeito de descansar o nosso coração no Senhor e saber que Ele fará as coisas acontecerem de acordo com o que estiver em seus planos. Mas nós temos a terrível mania de confundir as coisas. A maioria de nós, ao ler o versículo quatro, pensa: "É muito fácil fazer as coisas acontecerem do meu jeito. A Bíblia mesmo está dizendo que basta eu me deleitar em Deus, e Ele vai fazer tudo da forma que eu quiser!". Bom, não é exatamente isso.

    O que o salmista está querendo nos ensinar é que os desejos do nosso coração serão, sim, atendidos com essa condição. A questão é que, quando nos deleitamos no Senhor, os desejos do nosso coração mudam, e passam a ser os mesmos desejos do coração Dele para nós. Pense comigo. Suponhamos que você tenha um desejo carnal no seu coração, como o desejo de se vingar de alguém. Quando você passar a se deleitar no Senhor - ou seja, ter prazer em Sua presença e querer seguir seus ensinamentos -, não fará sentido que essa vontade de vingança exista em você, e ela vai se converter em perdão - que agrada a Deus, e por isso Ele vai te ajudar a concretizá-la. Então, a partir do momento em que os seus sonhos forem os mesmos que os sonhos de Deus para a sua vida, Ele terá prazer em realizá-los, porque isso O glorificará.

    Entenda: você pode pedir que Deus faça algo por você, mas, antes, pondere sobre dois pontos. Primeiro: cabe a você pedir, e não ordenar. Não adianta mandar Deus fazer do seu jeito, e depois emburrar se Ele não fizer. Isso não é confiar. E segundo: analise se aquilo que você está pedindo está de acordo com a vontade do Senhor e Sua Palavra. Se você pedir que Deus jogue uma bomba na casa de alguém que você odeia, sinto muito, mas é bem provável que Ele não o faça. E também é provável que seu coração esteja precisando de umas mudanças. Mas tenha certeza: se você confiar, Ele agirá da melhor maneira na sua vida.

Na graça e na paz do Senhor Jesus, 
Vitória
  • Share on Tumblr

1 respostas:

Unknown disse...

Lindo Vitória, parabéns.