Depois de morder o fruto proibido…

sexta-feira, maio 09, 2014 Maravilhosa Graça 4 Comments


 
“Eu farei com que você e a mulher sejam inimigas uma da outra, e assim também serão inimigas a sua descendência e a descendência dela. Esta esmagará a sua cabeça, e você picará o calcanhar da descendência dela” Gênesis 3:15
Essa é a primeira passagem da Bíblia que anuncia a vinda de um Messias. Logo após o primeiro pecado ter sido cometido, Deus dá a sentença para a serpente, para a mulher e para o homem. O versículo acima em destaque foi direcionado para a serpente.

Obviamente, há inimizade entre o diabo e seus anjos com os seres humanos – senão ele não se esforçaria tanto para matar, roubar e destruir tudo o que toca. Mas então Deus diz que a serpente picará o calcanhar da descendência da mulher, mas terá sua cabeça esmagada. Não é muito difícil perceber que a cabeça esmagada tem um resultado muito maior - e pior – do que uma picada no calcanhar. E a vinda de Jesus é o cumprimento dessa palavra. Na cruz, a “picada no calcanhar” foi dada. Mas, ao contrário do que Satanás pensava, ao vencer a morte Jesus o derrotou completamente – e teve sua cabeça esmagada. Mas vamos com calma…

Milênios depois desses acontecimentos no Jardim do Éden, Jesus nasce.

Tenho a impressão que as pessoas, dizendo de maneira generalizada, não entendem o quão importante é Jesus para o cristianismo. Jesus viveu toda sua vida, sem cometer nenhum pecado! E gosto de dar esse exemplo pequeno, mas que demonstra o quanto isso (nunca pecar) é difícil: amar Deus sobre todas as coisas.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Marcos 12:30
Com todo o coração, toda a alma, todo o entendimento e todas as forças. Nenhum ser humano é capaz disso por um momento, quem dirá toda uma vida. Pois então: nunca, em nenhum momento da vida de Jesus, ele deixou de amar o Pai com todo seu coração, alma, entendimento e forças. Não houve um momento que algo estava acima do Pai para ele. Esse é o nosso Messias! Ele passou por provações, foi injustiçado, traído, cuspido, acusado e condenado sem ter culpa, chicoteado e crucificado.

E você pergunta: por que? Por que Jesus teve que passar por isso?

Para livrar-nos da morte.

A lógica de Deus é bem simples: quando se comete um pecado, necessita-se pagar por ele. Como podemos encontrar em toda a Bíblia, o perdão de pecados só se dá com derramamento de sangue. Todos os sacrifícios de animais no Antigo Testamento são apenas alegorias que preveem a vinda do Cordeiro.

Quando pecamos, contraímos uma dívida com Deus – e ela precisa ser paga. Jesus vem à terra para carregar sobre ele todos os pecados, de toda a humanidade. Quando ele está na cruz, ele grita “Pai, por que me abandonaste?”. Muitos não gostam dessa visão de que Deus abandona Jesus na cruz, mas ela é extremamente coerente. Deus, sendo puro e livre de pecado, não consegue conviver com ele. Quando Jesus recebe em si o pecado de toda a humanidade, Deus “se retira” da face de Jesus, por assim dizer.

E, por ser um sacrifício sem defeitos (sem pecados), Jesus vence a morte. Se o salário do pecado é a morte eterna, uma vida santa é digna de uma vida eterna. E é isso que Jesus conquista. Entretanto, não é só para ele. Não devemos esquecer de que Jesus é Deus. Ele veio a terra com o propósito de ser o sacrifício necessário para nos salvar. E, se Adão - sendo um só homem - trouxe o pecado para toda a humanidade comendo o fruto proibido, será que uma vida inteira de obediência do próprio Deus não é suficiente para cobrir todos os pecados?
Agora você consegue entender o tamanho do amor de Deus? Ele sofre as consequências por nós para satisfazer sua própria justiça. Ele se faz homem, se limita, passa por um sofrimento excruciante para que nós, após entendermos o que ele fez (por nós!), acreditemos que ele ressuscitou, que ele fez isso para nos salvar e que aceitemos esse Deus amoroso, generoso e misericordioso como nosso Senhor e Salvador.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

Que a maravilhosa graça e o abundante amor de Deus te constranja!

Obs: sei que vocês acham nossos posts extensos, mas paciência conosco! Ainda estamos aprendendo como levar uma mensagem tão importante de forma leve, simples (e mais enxuta). E muito obrigada por deixarem comentários nos incentivando! Isso nos deixa muito felizes - falo não só por mim, mas por toda a equipe do Maravilhosa Graça.
  • Share on Tumblr

4 respostas:

Anônimo disse...

Bom dia

Carol e equipe do maravilhosa graça, seus devocionais e citaçoes diarias são exelentes e mt edificantes, sempre me levam um pouco mais pra perto de Deus quebrantando o meu coração! Que Deus continue as abençoando, enchendo com o Espirito Santo e capacitando-as

Agradeço a Deus pela vida de voces

Na paz de Cristo
bjo

Unknown disse...

Não se preocupem, seus textos são extensos mas são ótimos de ler - bem, na minha parte é muito bom - e eu gosto muito do que vocês escrevem, realmente me faz pensar sobre muita coisa, agradeço vocês por poderem continuarem a escrever no blog e sempre que possível eu irei acompanhar seus posts, sinceramente, prefiro que vocês continuem postando mais e mais - sempre! - e mais, hmmm e mais também, porque eu gosto muito - já disse isso, mas tá bom -. Enfim, que Deus abençoem sempre todas vocês e muito obrigado mesmo!

Me deixa imensamente feliz saber que Deus fala com vocês através dos nossos posts! Nosso objetivo sempre foi transmitir a Palavra de uma forma que toque a vida das pessoas e é muito bom saber que estamos no caminho certo.
Que Deus abençoe vocês e muito obrigada por nos acompanharem sempre!
Carol

Anônimo disse...

Nãooo parem de fazer textos "longos". O bonito deste blog é isto. Levar informação com qualidade. Quem não ler, que acesse o twitter... Não parem... Cada palavra que escrevem para nós soam como bálsamos para nossas almas! Não parem... Obrigada!